1 / 8

Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados

Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados. Perfeccionismo é a combinação de pensamentos e comportamentos geralmente associados com altos padrões ou expectativas para o próprio desempenho da pessoa.

adolph
Download Presentation

Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados

  2. Perfeccionismo é a combinação de pensamentos e comportamentos geralmente associados com altos padrões ou expectativas para o próprio desempenho da pessoa. O perfeccionismo pode ser tanto uma poderosa força capaz de trazer intensa frustração e paralisia como intensa satisfação e contribuição criativa, dependendo de como ela é canalizada. Perfeccionismo

  3. Perfeccionismo • Pesquisas e estudos clínicos chegam a três conclusões sobre perfeccionismo: (1) Como um grupo, estudantes superdotados são perfeccionistas. (2) São mais perfeccionistas que seus pares de habilidade média. (3) Seu perfeccionismo pode ser uma força positiva para grandes realizações.

  4. Conceitos de Pefeccionismo • Hamacheck, uma conjuntura de comportamento e de pensamento sobre o comportamento perfeccionista. Dois tipos de perfeccionismo, normal e neurótico. • Bransky, Jenkins-Friedman e Murphy, ativando e desativando perfeccionismo. Seis comportamentos sobrepostos: depressão, sentimento ranzinza de “eu deveria”, sentimentos de vergonha e culpa, comportamento de “face-saving”, timidez e procrastinação, e auto-desaprovação. • Pacht, como inerentemente destrutivo. Tendência de distorção do pensamento de alguém, que pode estar relacionado com vários desajustes psicológicos.

  5. Causas do perfeccionismo • É inato em alguns indivíduos. • Pais perfeccionistas. • Pais mais interessados no desempenho do que na aprendizagem. • Primogênitos ou filhos únicos. • Famílias disfuncionais. • Treinamento acadêmico intensivo prematuro. • Pressões externas para ser o melhor. • Intensas mensagens da mídia para ser perfeito. • “Hothousing”.

  6. Consideram-se como o principal responsável por seus resultados. Tendências perfeccionistas em todas classes sócio-econômicas e raças/etnias. Garotas superdotadas tendem a ser mais perfeccionistas que os garotos. Razões subjacentes a essa associação entre superdotação e perfeccionismo: Os nobres objetivos para cada superdotado alcançar são normalmente conceitos abstratos que requerem um tipo de instalação com pensamento conceptual. Introvertidos, que representa metade dos superdotados tendem a ser fortemente perfeccionistas. Superdotação X Perfeccionismo

  7. Superdotados estabelecem padrões de acordo com sua idade mental.* Normalmente tem amigos mais velhos. Tendem a ser bem sucedidas em quase tudo nos primeiros anos, criando como conseqüência uma tendência a evitar erros. Contextos de programas especializados podem gerar uma intensificação da situação de busca por perfeição. Esforço em atingir desempenhos perfeitos ao invés de apenas dominar o assunto. Recompensas artificiais, como notas, se tornam na única forma possível de satisfação. Superdotação X Perfeccionismo

  8. Recomendações • Aprender a estabelecer prioridades, tomar tempo para refletir sobre o valor de equívocos e de relaxamento, e perseguir suas paixões reduziriam o estresse que resulta do perfeccionismo não saudável. • Ajudar o superdotado a buscar prazer em suas realizações e a ver seus “setbacks” como oportunidades de aprendizagem. • Elogiar os seus esforços e determinação, mais que ser “esperto” ou “talentoso”. • Encorajá-los a canalizar seus esforços naquilo que eles mais se importam do que tentar ser igualmente bom em tudo.

More Related