1 / 18

AVALIAÇÃO E SUA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE ENSINO

AVALIAÇÃO E SUA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE ENSINO. ANTONIA SILVA SARAIVA E LAUDICÉIA ALVES CANTO. ALVORADA PLUS/2008. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS AVALIAÇÃO E SUA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE ENSINO.

Albert_Lan
Download Presentation

AVALIAÇÃO E SUA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE ENSINO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AVALIAÇÃO E SUA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE ENSINO ANTONIA SILVA SARAIVA E LAUDICÉIA ALVES CANTO ALVORADA PLUS/2008

  2. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUSAVALIAÇÃO E SUA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE ENSINO “ SE A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMAR A SOCIEDADE, SEM ELA, TAMPOUCO, A SOCIEDADE MUDA.” PAULO FREIRE ORIENTADOR PROFº Dr.: SEBASTIÃO MOREIRA DA COSTA

  3. Introdução: ESSE TRABALHO VISA EXPLICAR VÁRIAS FORMAS DE PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO E TEM COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR E INCLUIR O ALUNO, PELOS VÁRIOS MEIOS DE APRENDIZAGEM.

  4. Objetivos: REFLETIR SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E, SOBRETUDO DA EDUCAÇÃO, TENDO CONSCIÊNCIA DE QUE PARA ACEITAR O GRANDE DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO, NÃO É POSSÍVEL OBTER ÊXITO SEM O ALICERCE DE UM POVO QUE SE EDUCA PARA A CIDADANIA.

  5. Justificativa: ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS EM AVALIAR SEUS ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR.

  6. Teoria de Base: A fundamentação teórica, é de Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, Tania Zagury, Sebastião Costa, Erica Rocha, Paulo Freire entre outros, que nos ajudaram na realização da pesquisa, cujo tema visa orientar os educadores para que eles possam ter um novo olhar na avaliação de seus

  7. Hipóteses: È NECESSÁRIO QUE A AVALIAÇÃO SEJA UMA FORMA DE DIAGNOSTICAR A SONDAGEM, FAZENDO OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS.

  8. Metodologia: A PESQUISA REALIZADA TEM UMA NATUREZA APLICADA, POIS POSSIBILITA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA APLICAÇÃO PRÁTICA DIRIGIDA ÀS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS ESPECÍFICOS COM PERFIL DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ONDE REQUER A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA PARA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO E DE COMO ELA É FEITA.

  9. OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO: • A CHEGADA DOS JESUÍTAS; • O ÍNICIO DA EDUCAÇÃO; • A EXPULSÃO DOS JESUÍTAS.

  10. A HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO COM JESUÍTAS A AVALIAÇÃO ESCOLAR: PARA O PROFESSOR; PARA O ALUNO.

  11. AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: OS PROPÓSITOS FUNDAMENTAIS PARA AVALIAR; AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO.

  12. AS TÉCNICAS DE AVALIAR: INTERROGATIVA, DISCUTIVA E AUTO-AVALIAÇÃO.

  13. A PROGRESSÃO CONTINUADA: AS DIFICULDADES EM SALA DE AULA; A INDISCIPLINA, A DESMOTIVAÇÃO E A AVALIAÇÃO; PROGRESSÃO CONTINUADA OU “APROVAÇÃO AUTOMÁTICA”

  14. AS ESCOLAS E SEUS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: ÊNFASE NO APRENDER; CONHECER O ALUNO.

  15. PESQUISA – Entrevistas com alunos

  16. Conclusão Durante a elaboração deste trabalho percebemos a necessidade de mudança na prática de avaliação. Por fim, a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos alunos em relação à aprendizagem e a verificação das competências adquiridas.

  17. Obrigado a todos!!!

More Related