130 likes | 251 Views
PROJETO MINI-PLANETÁRIO. PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1. Latitude Intermediária (Hemisfério Sul). Latitude Intermediária (Hemisfério Norte). Nos Pólos. No Equador. Como reproduzir o céu dos 4 exemplos anteriores usando o mini-planetário ?.
E N D
PROJETOMINI-PLANETÁRIO PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Latitude Intermediária (Hemisfério Sul) Latitude Intermediária (Hemisfério Norte) Nos Pólos No Equador
Como reproduzir o céu dos 4 exemplos anteriores usando o mini-planetário? Céu visto dos polos terrestres (latitude de 90°): • Mini-planetário com palito inclinado verticalmente; • Projeção das estrelas são círculos horizontais. Céu visto no equador (latitude 0°): • Mini-planetário com palito na posição horizontal; • Projeção das estrelas são semi-círculos na vertical.
Como reproduzir o céu dos 4 exemplos anteriores usando o mini-planetário? Céu visto do Hemisfério Sul (latitude entre 0 e 90°): • Mini-planetário com palito inclinado na posição “padrão”, com o Hemisfério Celeste Sul mais elevado; • Projeção das estrelas são semi-círculos na diagonal, inclinados para o NORTE. Céu visto do Hemisfério Norte (latitude entre 0 e 90°): • Mini-planetário com palito inclinado com o Hemisfério Celeste Norte mais elevado; • Projeção das estrelas são semi-círculos na diagonal, inclinados para o SUL.
Para a maioria dos observadores sobre a superfície terrestre, o céu gira em torno de um ponto no céu... MAS COMO SE CHAMA ESSE PONTO? É O PÓLO CELESTE (SUL OU NORTE)
Para refletir... As estrelas vistas daqui de Brasília são exatamente as mesmas estrelas vistas de outro local? Imagine como seriam as estrelas em Porto Alegre e em alguma cidade na Europa, por exemplo.
Na época das Grandes Navegações... Novas constelações foram sendo notadas no céu austral (sul), à medida que os navegadores iam “desbravando” mares mais ao sul. Uma das constelações mais fáceis de se “achar” é aquela que foi batizada por CRUZEIRO DO SUL
Como utilizar a constelação do Cruzeiro do Sul para se localizar geograficamente? -Localizar a constelação do Cruzeiro do Sul; - Prolongar o braço maior da cruz por 4,5 vezes - Achando o Pólo Celeste Sul, traçar um reta vertical até o horizonte. - Pronto! Na sua frente estará o Sul e atrás de você estará o Norte. Seu braço esquerdo apontará para o Leste e, o direito, para o Oeste.
Constelações são agrupamentos aparente de estrelas, que fazem parte de uma região do céu. Segundo a União Astronômica Internacional (IAU), Atualmente, o céu está dividido em 88 constelações (regiões). As estrelas que fazem parte de uma constelação não estão necessariamente próximas.
Como funciona a modificação aparente do céu?IMAGINE QUE VOCÊ ESTEJA SOBRE A LINHA DO EQUADOR Ao longo do DIA... Suponha que a Constelação de Escorpião esteja nascendo no horizonte (ou seja no Leste), no começo da noite, às 18 h. a) Quantas horas depois ela estará no zênite? • b) Quantas horas depois da situação apresentada no enunciado esta constelação estará desaparecendo no Oeste? Essa modificação aparente do céu é consequência da ROTAÇÃO terrestre
Como funciona a modificação aparente do céu?IMAGINE QUE VOCÊ ESTEJA SOBRE A LINHA DO EQUADOR Ao longo do ANO... Suponha que a Constelação de Escorpião esteja nascendo no horizonte (ou seja no Leste), a meia noite, em determinado dia do ano. a) Quantos meses depois essa constelação estará no zênite, à meia noite? b) Quantos meses depois da situação apresentada no enunciado esta constelação estará desaparecendo no Oeste? Essa modificação aparente do céu é consequência da TRANSLAÇÃO terrestre
Olhando para o Pólo Celeste Sul... Observe o mini-planetário e reflita... O céu, visto aqui de Brasília, ou de qualquer outra localidade do Hemisfério Sul, gira em torno do Pólo Celeste Sul. Essa rotação se dá no sentido horário ou anti-horário? Se você estivesse no Hemisfério Norte, a rotação aparente do céu em torno do Pólo Celeste Norte seria diferente?