Revisão – termos da oração - PowerPoint PPT Presentation

revis o termos da ora o n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Revisão – termos da oração PowerPoint Presentation
Download Presentation
Revisão – termos da oração

play fullscreen
1 / 10
Revisão – termos da oração
184 Views
Download Presentation
yehudi
Download Presentation

Revisão – termos da oração

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Revisão – termos da oração Sujeito Predicado Complementos verbais Predicativo do sujeito Predicativo do objeto

  2. Sujeito é o termo da oração sobre o qual declaramos algo. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Predicado é tudo que se declara a respeito do sujeito. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Complementoverbal é o termo que completa o sentido de alguns verbos. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Predicativodosujeito é o termo que indica característica , estado, qualidade, transformação do sujeito. Ex. Os seres humanos parecem preocupados com a construção… Predicativodoobjeto é o termo que se refere ao objeto (complemento verbal).

  3. Ex. Os seres humanos devem considerar a paz importante. Tipos de sujeito Simples – apresenta apenas um núcleo (palavra importante). Ex. Os homens devem preocupar-se com a paz. Composto – apresenta dois ou mais núcleos. Ex. Os adultos e as crianças mostram-se preocupados com a construção de um mundo de paz. Desinencial – não aparece na oração, mas pode ser reconhecido pela desinência da forma verbal. Ex. Estamos preocupados com a construção de um mundo de paz.

  4. Indeterminado - não aparece na oração e não pode ser identificado. Quando quisermos indeterminar o sujeito, devemos utilizar a forma verbal na 3a. pessoadoplural ou na 3a. pessoadosingular, acompanhada do pronome se. Ex. Estão preocupados com um mundo de paz. Fala-se na construção de um mundo de paz. Oração sem sujeito - não existe quem faça a ação expressa pelo verbo. O verbo desse tipo de oração é impessoal. (Só utilizado na 3a. pessoa do singular). • Verbos que indicam fenômenos da natureza. Ex. Chove todos os dias no verão. • Verbo haver, significando existir, ou indicando tempotranscorrido. Ex. Havia muitas pessoas preocupadas com a construção de um mundo de paz.

  5. Haviamuitosanosquenão se viam. Tipos de predicado • Nominal - contémumainformaçãorelacionadaaoestado do sujeito, indicacaracterística, qualidadeoutransformação do sujeito. Núcleo é um nome (substantivo/adjetivo), queexerce a função de predicativo do sujeito. Ex. Os sereshumanosparecempreocupados com a construção de um mundo de paz. • Verbal – contémumainformaçãoque se relaciona à açãopraticadapelosujeito. Núcleo é um verbo de ação – significativo. Ex. Os sereshumanosconstruirão um mundo de paz? • Verbo-nominal - contémduasinformações – umarelaciona-se à açãopraticadapelosujeito; outra, aoestadodessemesmosujeito. Tem doisnúcleos – um verbodeação e um nome (predicativo). Ex. Os sereshumanosvivempreocupados com a paz.

  6. Transitividade verbal e complementos verbais Existem verbos que já possuem sentido completo e outros que precisam de complemento. Chamamos a isso transitividade verbal. Quanto à transitividade, um verbo pode ser intransitivo – aquele que não precisa de complemento ou transitivo – aquele que pede um complemento. O verbo transitivo pode pedir um complementosempreposição (objetodireto) ou um complementocompreposição (objetoindireto). No primeiro caso, recebe o nome de transitivodireto; no segundo, de transitivoindireto. Ex. Os seres humanos devem construirummundodepaz. construir – verbo transitivo direto um mundo de paz – objeto direto

  7. Ex. Os seres humanos devem acreditaremummundodepaz. acreditar – verbo transitivo indireto em um mundo de paz – objeto indireto Um verbo transitivo pode ainda pedir doiscomplementos ao mesmo tempo; nesse caso, recebe o nome de transitivodiretoe indireto. Ex. Alguns seres humanos dedicama vida ao próximo. dedicam – verbo transitivo direto e indireto a vida – objeto direto ao próximo – objeto indireto Objeto direto, portanto, é o termo da oração que completa verbo transitivo direto. Objeto indireto completa o sentido de verbo transitivo indireto. Por isso, recebem o nome de complementos verbais.

  8. Revisão de termos da oração II Complemento nominal Agente da passiva Aposto Vocativo Adjunto adnominal Adjunto adverbial

  9. Complementonominal é o termo da oração que completa o sentido de alguns nomes (substantivos/adjetivos) comauxíliodepreposição. Ex. Os seres humanos estão preocupados coma construção... Agenteda passiva é o termo que faz a ação expressa pelo verbo, quando a oração está na vozpassiva (sujeitopaciente – recebe a ação). Ex. O mundo está sendo destruído pelasguerras. Aposto é o termo utilizado para esclarecer ou explicar outro termo da oração. Ex. Precisamos lutar contra a destruição da Terra, nossoplaneta. Vocativo é o termo que usamos quando chamamos alguém ou nos dirigimos a alguém ou a alguma coisa personificada. Ex. Meusamigos, precisamos preservar nosso planeta.

  10. Adjuntoadnominal é o termo que “enfeita” a oração. Liga-se a substantivos (nomes). Ex. Governantes preocupam-se com guerras. Muitos governantes domundo preocupam-se com as guerras sangrentas. Adjuntoadverbial é o termo que indica a circunstância em que a ação do verbo ocorre. Ex. Os seres humanos sempre se preocuparam com as guerras que acontecem emnossomundo. Os adjuntosadverbiais são classificados de acordo com a circunstância que expressam: lugar, tempo, modo, intensidade, afirmação, negação.