1 / 10

Revisão – termos da oração

Revisão – termos da oração. Sujeito Predicado C omplementos verbais Predicativo do sujeito Predicativo do objeto. Sujeito é o termo da oração sobre o qual declaramos algo. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz.

yehudi
Download Presentation

Revisão – termos da oração

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revisão – termos da oração Sujeito Predicado Complementos verbais Predicativo do sujeito Predicativo do objeto

  2. Sujeito é o termo da oração sobre o qual declaramos algo. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Predicado é tudo que se declara a respeito do sujeito. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Complementoverbal é o termo que completa o sentido de alguns verbos. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Predicativodosujeito é o termo que indica característica , estado, qualidade, transformação do sujeito. Ex. Os seres humanos parecem preocupados com a construção… Predicativodoobjeto é o termo que se refere ao objeto (complemento verbal).

  3. Ex. Os seres humanos devem considerar a paz importante. Tipos de sujeito Simples – apresenta apenas um núcleo (palavra importante). Ex. Os homens devem preocupar-se com a paz. Composto – apresenta dois ou mais núcleos. Ex. Os adultos e as crianças mostram-se preocupados com a construção de um mundo de paz. Desinencial – não aparece na oração, mas pode ser reconhecido pela desinência da forma verbal. Ex. Estamos preocupados com a construção de um mundo de paz.

  4. Indeterminado - não aparece na oração e não pode ser identificado. Quando quisermos indeterminar o sujeito, devemos utilizar a forma verbal na 3a. pessoadoplural ou na 3a. pessoadosingular, acompanhada do pronome se. Ex. Estão preocupados com um mundo de paz. Fala-se na construção de um mundo de paz. Oração sem sujeito - não existe quem faça a ação expressa pelo verbo. O verbo desse tipo de oração é impessoal. (Só utilizado na 3a. pessoa do singular). • Verbos que indicam fenômenos da natureza. Ex. Chove todos os dias no verão. • Verbo haver, significando existir, ou indicando tempotranscorrido. Ex. Havia muitas pessoas preocupadas com a construção de um mundo de paz.

  5. Haviamuitosanosquenão se viam. Tipos de predicado • Nominal - contémumainformaçãorelacionadaaoestado do sujeito, indicacaracterística, qualidadeoutransformação do sujeito. Núcleo é um nome (substantivo/adjetivo), queexerce a função de predicativo do sujeito. Ex. Os sereshumanosparecempreocupados com a construção de um mundo de paz. • Verbal – contémumainformaçãoque se relaciona à açãopraticadapelosujeito. Núcleo é um verbo de ação – significativo. Ex. Os sereshumanosconstruirão um mundo de paz? • Verbo-nominal - contémduasinformações – umarelaciona-se à açãopraticadapelosujeito; outra, aoestadodessemesmosujeito. Tem doisnúcleos – um verbodeação e um nome (predicativo). Ex. Os sereshumanosvivempreocupados com a paz.

  6. Transitividade verbal e complementos verbais Existem verbos que já possuem sentido completo e outros que precisam de complemento. Chamamos a isso transitividade verbal. Quanto à transitividade, um verbo pode ser intransitivo – aquele que não precisa de complemento ou transitivo – aquele que pede um complemento. O verbo transitivo pode pedir um complementosempreposição (objetodireto) ou um complementocompreposição (objetoindireto). No primeiro caso, recebe o nome de transitivodireto; no segundo, de transitivoindireto. Ex. Os seres humanos devem construirummundodepaz. construir – verbo transitivo direto um mundo de paz – objeto direto

  7. Ex. Os seres humanos devem acreditaremummundodepaz. acreditar – verbo transitivo indireto em um mundo de paz – objeto indireto Um verbo transitivo pode ainda pedir doiscomplementos ao mesmo tempo; nesse caso, recebe o nome de transitivodiretoe indireto. Ex. Alguns seres humanos dedicama vida ao próximo. dedicam – verbo transitivo direto e indireto a vida – objeto direto ao próximo – objeto indireto Objeto direto, portanto, é o termo da oração que completa verbo transitivo direto. Objeto indireto completa o sentido de verbo transitivo indireto. Por isso, recebem o nome de complementos verbais.

  8. Revisão de termos da oração II Complemento nominal Agente da passiva Aposto Vocativo Adjunto adnominal Adjunto adverbial

  9. Complementonominal é o termo da oração que completa o sentido de alguns nomes (substantivos/adjetivos) comauxíliodepreposição. Ex. Os seres humanos estão preocupados coma construção... Agenteda passiva é o termo que faz a ação expressa pelo verbo, quando a oração está na vozpassiva (sujeitopaciente – recebe a ação). Ex. O mundo está sendo destruído pelasguerras. Aposto é o termo utilizado para esclarecer ou explicar outro termo da oração. Ex. Precisamos lutar contra a destruição da Terra, nossoplaneta. Vocativo é o termo que usamos quando chamamos alguém ou nos dirigimos a alguém ou a alguma coisa personificada. Ex. Meusamigos, precisamos preservar nosso planeta.

  10. Adjuntoadnominal é o termo que “enfeita” a oração. Liga-se a substantivos (nomes). Ex. Governantes preocupam-se com guerras. Muitos governantes domundo preocupam-se com as guerras sangrentas. Adjuntoadverbial é o termo que indica a circunstância em que a ação do verbo ocorre. Ex. Os seres humanos sempre se preocuparam com as guerras que acontecem emnossomundo. Os adjuntosadverbiais são classificados de acordo com a circunstância que expressam: lugar, tempo, modo, intensidade, afirmação, negação.

More Related