1 / 60

Lucimar Donizete Gusmão Renata Cristina Lopes Equipe de Matemática DEB/SEED/PR

Lucimar Donizete Gusmão Renata Cristina Lopes Equipe de Matemática DEB/SEED/PR debmatematica@gmail.com (41) 3340 1714. MINICURSO. Folhas/Ensino Médio: Vivemos em um planeta semelhante a uma esfera!!! Conteúdo Estruturante : Geometrias Conteúdo Básico: Geometria Espacial

willa-dale
Download Presentation

Lucimar Donizete Gusmão Renata Cristina Lopes Equipe de Matemática DEB/SEED/PR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Lucimar Donizete GusmãoRenata Cristina LopesEquipe de MatemáticaDEB/SEED/PR debmatematica@gmail.com(41) 3340 1714

  2. MINICURSO Folhas/Ensino Médio:Vivemos em um planeta semelhante a uma esfera!!! Conteúdo Estruturante: Geometrias Conteúdo Básico:Geometria Espacial Conteúdo específico: Esfera Relação interdisciplinar:Geografia

  3. Seria possível definir qual o formato do nosso planeta Terra??? Se tivermos a curiosidade de observar melhor o nosso planeta, talvez tenhamos uma possibilidade de perceber o seu formato e ao que ele mais se assemelha. Desde a Grécia Antiga, no tempo de Pitágoras (582-500 a.C.) começou-se a considerar que a forma do planeta Terra poderia ser esférica, por se assemelhar aos corpos celestes e mais perceptível aos olhos de quem os observa.

  4. Nesse sentido, o Planeta Terra que é representado por um modelo, o“globo terrestre” poderia ser considerado então uma esfera?

  5. Encaminhamentos... - Considerando o globo terrestre como um objeto de aprendizagem, levantar questões que façam os alunos refletirem sobre a representação do planeta Terra, por esse modelo, e expressarem as características que eles recordam sobre a esfera.

  6. Observe o globo terrestre... Quais características você percebe neste modelo??? Localize e caracterize o Equador???

  7. A “esfera” é um sólido geométrico estudado desde a antiguidade, como fez Arquimedes, filho de um astrônomo, que nasceu por volta de 287 a.C. e morreu por volta de 212 a.C. Arquimedes dedicou parte de seus estudos a geometria e especialmente sobre o estudo da esfera, que possui como uma de suas características, a forma arredondada, lhe permitindo rolar, e ser considerada desta forma um corpo redondo.

  8. A intencionalidade da utilização do globo terrestre é para evidenciar que, historicamente, a humanidade sempre procurou esclarecer os mistérios do meio em que vive, seja pelas suas observações, pelas conjecturas que faz a partir dessas observações, formalizando conceitos e modelos matemáticos.

  9. Observe a imagem...

  10. Considerando que... Centro: é o ponto O; Diâmetro: cordas que passam pelo ponto O; Raio: são segmentos de reta com um extremo em O (centro) e outro na superfície da esfera. Obs. Em uma superfície esférica, uma corda que não passa pelo ponto O, tem medida menor que o diâmetro.

  11. Não devemos confundir ESFERA com SUPERFÍCIE ESFÉRICA... - Um exemplo de Esfera ??? - E de Superfície Esférica ???

  12. Meridianos, Paralelos e Pólos Considerando o modelo de globo terrestre que representa o planeta Terra, outros elementos estão presentes no estudo da esfera: Meridianos, Paralelos e Pólos – Termos utilizado pela disciplina de Geografia. Para a localização de um determinado ponto na superfície terrestre utilizamos as “coordenadas geográficas” achando o valor do Meridiano e Paralelo, que passa sobre o ponto, ou seja, sua Latitude e Longitude.

  13. Convencionou-se a divisão da Terra em hemisférios – Norte/Sul, a partir da Linha do Equador - Latitude e Leste/Oeste, a partir do Meridiano de Greenwich - Longitude.

  14. Analisando... • Utilizando o globo terrestre analise e responda... • a) Qual a variação da latitude terrestre, que é uma medida angular entre a Linha do Equador e qualquer ponto situado na superfície da Terra? • b) Qual a variação angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto na superfície terrestre?

  15. Video: Informações Adicionais: Um jovem náufrago recorre a conceitos geométricos simples para determinar sua latitude e longitude e assim mandar o sinal de socorro. Este vídeo tem por objetivos: revisar o conceito de ângulos e suas subdivisões; revisar o conceito de retas paralelas e ângulos alternos internos; trabalhar a trigonometria do triângulo retângulo e; iniciar o conceito de inversas das funções trigonométricas. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=22599

  16. Observe o Mapa do Estado do Paraná.

  17. Observe o mapa De acordo com as coordenadas geográficas determinadas no mapa do Paraná, temos a localização de um ponto central que representa o município de Pitanga. Fazendo uma leitura do mapa e observando as coordenadas geográficas de Latitude/Longitude referente ao município de Pitanga, você saberia dizer como foram determinadas essas coordenadas?

  18. Primeiramente devemos determinar no mapa uma “quadrícula” Observando o mapa temos a quadrícula formada pelos Paralelos de 22º e 28º e os Meridianos de 45º e 57º. Exemplo: Para calcular a Latitude é preciso considerar a diferença entre as Latitudes, que será correspondente à medida entre os dois Paralelos. AB = 28º - 22º= 6º

  19. É preciso entender que na superfície terrestre, esta medida, corresponde aum arco de circunferência.

  20. Se temos: L = comprimento do arco α = a medida do ângulo central que determina o arco, que na situação apresentada mede 6º . R = medida do raio da esfera. Neste caso utilizamos a medida do raio do planeta Terra, que é aproximadamente 6.378 km.

  21. Lembrando que... De acordo com as relações entre as medidas em grau e radiano de arcos, vamos destacar uma regra de três capaz de converter as medidas dos arcos. Veja: 360º → 2π radianos (aproximadamente 6,28) 180º → π radiano (aproximadamente 3,14) 90º → π/2 radiano (aproximadamente 1,57) 45º → π/4 radiano (aproximadamente 0,785)

  22. Precisamos determinar a medida do arco da circunferência. Para isso, basta considerar uma regra de três simples. 180º ↔ π R α ↔ x

  23. No caso considerado, temos: 180º ↔ π 6378 6º ↔ xº X= ????

  24. Observando o mapa temos a Latitude para a localização 24° 41' 15''. A quadrícula na figura 6, se inicia com a Latitude de 22°. Para obtermos o valor do ângulo que determina a medida do arco AO , temos que considerar a diferença de Latitudes. Para a transformação das unidades em graus, utilizamos a base sexagesimal. Então...a diferença é de … 2,6875°

  25. Logo a medida do arco será... 6º ↔ 667, 564 2,6875 ↔ x X = ???? Considerando que a medida do arco AB é aproximadamente 667,564 km e que a medida do arco AO é aproximadamente 299,013 km, podemos determinar a Latitude do município de Pitanga.

  26. ATIVIDADE Agora você pode determinar pelo mesmo raciocínio a Longitude. Para saber mais:No município de Pitanga existe um marco Geodésico que representa o centro do Paraná.

  27. Um elemento importante de uma esfera são as circunferências máximas desse sólido geométrico. Relembrando o conceito de circunferência, esta pode ser definida como o lugar geométrico dos pontos pertencentes a um mesmo plano que equidistam de um ponto definido como o centro da circunferência.

  28. Lugar geométrico??? Raio??? Circunferência??? p.9

  29. Circunferências máximas de uma esfera - são circunferências que tem o mesmo centro de uma esfera e como medida de raio a mesma que a medida do raio da esfera. Círculo máximo: a região limitada pela circunferência máxima juntamente com a própria circunferência é chamada de círculo máximo.

  30. Secção.. “Toda secção plana de uma esfera é um círculo.”(Dolce & Pompeu, 2005, p.251) “Se o plano secante passa pelo centro da esfera, temos como secção um círculo máximo da esfera.”(idem)

  31. Área do Círculo Informações Adicionais: Neste vídeo o Professor pode, de forma dinâmica, mostrar aos estudantes a relação entre o raio do círculo e sua área. Vídeo http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9596

  32. Duas circunferências importantes do planeta Terra.CircunferênciaPolar

  33. Circunferência Equatorial

  34. A circunferência polar é igual a circunferência do meridiano e mede, aproximadamente 39 942 km. O seu diâmetro polar mede aproximadamente 12 714 km. A circunferência equatorial mede aproximadamente 40 074 km. E seu diâmetro equatorial mede aproximadamente 12 756 km. Fonte:http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/erath.html.

  35. A superfície terrestre é a parte do planeta que permite a existência de seres vivos. Imagine se você, que mora na superfície deste planeta correspondente à crosta terrestre, tivesse que adquirir uma parte da área dessa superfície. Qual seria o procedimento para determinar a área de um terreno ou de uma propriedade, ou seja, a medida da área dessa superfície?

  36. Para conjecturar... A superfície da Terra parece plana em áreas limitadas, com por exemplo no quintal da casa. Mas sabemos que ela possui uma curvatura. Podemos calcular a área de uma região delimitada que será uma área muito próxima à medida de uma área de superfície plana.

  37. Calcular a área de uma superfície esférica é mais uma das necessidades humanas de sobrevivência neste planeta e foi um desafio para alguns matemáticos, entre eles, Arquimedes.

  38. ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇAO Realize e reflita a respeito da atividade abaixo proposta.

  39. Material: cartolina, tesoura, régua, compasso, cola, bola de isopor que tenha aproximadamente 30 cm como perímetro de sua circunferência máxima, barbante e Alfinetes. Procedimento: 1) Construa na cartolina um círculo que tenha a medida do raio igual ao da bola de isopor. Recorte. Cubra a superfície deste círculo com barbante desde o centro em forma de espiral.

  40. 2) Desenrole o barbante do círculo, pegue mais uma medida desse barbante e os enrole na superfície esférica da bola de isopor. Compare os comprimentos e a superfície que foi coberta da bola de isopor. Qual a conclusão do grupo????

  41. Sabendo que a área de um círculo é πR², logo, a área da superfície esférica é 4πR². Arquimedes repetiu várias vezes o procedimento para mostrar este cálculo. Salientamos que esta é uma maneira de mostrar o valor da área de uma superfície esférica, mas não é uma demonstração matemática do cálculo desta área.

  42. ATIVIDADE 2 Considerando a tabela a seguir do Inmetro, qual seria a economia em cm² de material para fabricar uma bola de futebol que estivesse 5% fora do padrão considerado máximo na medida da circunferência?

  43. Medidas das bolas - Circunferência (cm)FONTE: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/futebol.asp

  44. ATIVIDADE 3:Observe a figura abaixo:

  45. A secção plana da figura é o círculo máximo da esfera. Considerando que o diâmetro da secção maior do nosso planeta é igual ao diâmetro equatorial que mede aproximadamente 12 756 km. Com essas informações, qual é a medida da circunferência máxima dessa secção? E qual a medida da área da superfície esférica, da semi-esfera ou hemisfério norte?

  46. É possível saber também o volume de uma esfera? Como determinar? Observe as figuras - Semiesfera e Cone

  47. Áreas e Volumes - 3, 2, 1 - Mistério Informações Adicionais: O programa aborda o Princípio de Cavaliere que é utilizado no cálculo de áreas de figuras planas e volumes de sólidos. A estudante Carol recebe misteriosas instruções para resolver três enigmas. Ela dialoga com a aluna de arquitetura Rita para resolver os enigmas.Este vídeo tem por objetivos: apresentar o Princípio de Cavalieri para figuras planas; apresentar o Princípio de Cavalieri para sólidos e; apresentar a relação 3:2:1 entre os volumes do cilindro, da semi-esfera e do cone. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=22600

  48. Observe as figuras: uma representa uma semi-esfera e a outra representa um cone. A circunferência da base do cone tem raios cuja medida é a mesma medida dos raios da semi-esfera.

  49. Se enchermos com algum líquido o cone e despejarmos na semi-esfera, iremos precisar de duas medidas do cone para encher completamente a semi- esfera. Com este procedimento podemos verificar que a capacidade da esfera é de quatro vezes a capacidade do cone.

More Related