1 / 1

H. Ohno, Science 281 , 951–956

Propriedades Ópticas de Poços Quaternários com Implantação de Mn Renato Fernando Caron IC – Bolsista PIBIC/CNPq Evaldo Ribeiro e Rogério Luiz Maltez.

warner
Download Presentation

H. Ohno, Science 281 , 951–956

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Propriedades Ópticas de Poços Quaternários com Implantação de MnRenato Fernando Caron IC – Bolsista PIBIC/CNPqEvaldo Ribeiro e Rogério Luiz Maltez As amostras são divididas em quatro conjuntos: implantação de Mn a 1%, 10%, 20%, e amostras não implantadas. Os tratamentos foram realizados a 650 oC, 750 oC, e 850 oC para algumas amostras. Observa-se, após as medidas de fotoluminescência, que os tratamentos de 650 ºC e 750 ºC recuperam algum sinal para as amostras implantadas, porém não há uma tendência lógica num primeiro instante. As amostras com maior dose de implantação levam a um melhor espectro de PL, seja em forma como intensidade, o que não seria esperado devido ao maior grau de dano na implantação ser proporcional à dose. Uma análise da PL das amostras não-implantadas mostra que a estrutura original de poço quântico que foi utilizada para a implantação da dose de 20% possui melhor qualidade de emissão luminosa que as outras. Também a posição em energia da PL do poço ocorreu em energia diferente, assim tratamentos térmicos nas amostras originais foram realizados para fins de comparação. A spintrônica é uma área que tenta utilizar o spin dos portadores como ferramenta para manipulação de informações. Parte da comunidade se dedica a estudar ligas magnéticas diluídas. No presente trabalho foi avaliada a possibilidade de obter materiais de interesse para spintrônica mediante implantação de íons de Mn em estruturas semicondutoras como poços quânticos. As amostras foram inseridas em criostato de circuito fechado de He, sobre elas foi emitido laser de He-Ne para que fosse coletada apenas a emissão das amostras (Fotoluminescência -PL). As amostras foram tratadas a diferentes temperaturas para recuperar os danos causados pela implantação. Foram realizadas as analises a partir dos dados obtidos. Observa-se recuperação das propriedades ópticas de algumas amostras implantadas após os tratamentos térmicos. Verificamos deslocamento da emissão do poço para menores energias. A eficiência de PL está mais relacionada com a qualidade das amostras originais do que com a dose de Mn. • H. Ohno, Science281, 951–956 • Y. Ohno, D. K. Young, B. Beschoten, F. Matsukura, H..Ohno, and D. D. Awschlom, Nature402, 790 (1999).

More Related