1 / 12

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA

Ministério da Ciência e Tecnologia. INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA. Rede de Monogástricos. Resultados da rede de monogástricos.

waite
Download Presentation

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério da Ciência e Tecnologia INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA Rede de Monogástricos

  2. Resultados da rede de monogástricos A equipe de monogástricos (constituída por quatro professores da UNESP - Jaboticabal, cinco professores da UFLA, um professor da UFMG, um pesquisador da EPAMIG e nove professores da UFV), trabalhando de forma articulada e na tentativa de construção de uma rede de pesquisa para buscar soluções sérias para alguns problemas da área, estabeleceu seis metas de trabalho entre agosto de 2009 a outubro de 2010 e produziu o que segue.

  3. Meta 1 - Exigências nutricionais de animais monogástricos Lembrete: em 2011 será lançada uma nova versão das Tabelas de Exigências Nutricionais de Composição de Alimentos para Suínos e Aves. Foram determinadas as necessidades nutricionais como se segue:

  4. SUÍNOS • Leitões desmamados aos 28 dias de idade – treonina • Machos inteiros em terminação e machos imunocastrados nas fases de crescimento e terminação – lisina • Machos castrados em crescimento – fósforo digestível

  5. AVES • Galinhas poedeiras semi-pesadas – treonina e valina • Galinhas poedeiras leves – treonina, cálcio e relação Cálcio: fósforo disponível • Codornas de Corte – lisina • Frangos de corte – fósforo disponível • PEIXES • Tilápias do Nilo - Glutamina e triptofano

  6. Meta 2 - Determinação do valor nutritivo de alimentos Foram estabelecidas equações de predição de energia metabolizável de alimentos para aves nas diversas fases de produção. Foram determinados valores de energia metabolizável e coeficientes de digestibilidade de aminoácidos dos seguintes alimentos para aves: farelo e farinha amilácea de babaçu, farelo de girassol, farelo de glúten de milho, farinha de carne e ossos, feijão cru, milheto, resíduos de biscoito, macarrão e pão.

  7. Determinaram-se, também, por duas técnicas diferentes, os coeficientes de digestibilidade da proteína dos seguintes alimentos para tilápias do Nilo: milho, farelo de trigo, farelo de soja, glúten de milho e farinha de peixe. Estudou-se o uso de protease para melhorar a digestibilidade da soja integral crua.

  8. Meta 3 - Avaliação de aditivos e melhoradores de desempenho Para suínos foram estudados bacitracina de zinco, antifúngicos, probióticos, prebióticos, ractopamina, glutamina, nucleotídeos, plasma sangüíneo e betaglucano. Extratos herbais foram estudados para aves e complexos enzimáticos para tilápia do Nilo.

  9. Meta 4 - Qualidade de carne Estudos com relação a esta meta estão em fase de execução. Apenas foram estudados os efeitos do glicerol sobre a qualidade de carne de suínos e concluído que este subproduto do biodiesel, quando usado em dietas para suínos na fase de terminação, melhora a qualidade da carne.

  10. Meta 5 - Avaliação animal em função do ambiente físico, térmico e bem estar Foi estudado se o ambiente (termo neutralidade ou estresse por calor) interfere com a necessidade de fósforo dos suínos e das aves, bem como se o tipo de gordura ou óleo (carga termo gênica) usado minimiza as condições de estresse por calor em frangos de corte. Foi estudado, ainda, o nível de Energia Metabolizável a ser usado em dietas com baixos teores de proteína para frangos de corte visando-se reduzir o estresse por calor. Foram estudados se os tipos de instalações usados na suinocultura interferem com o comportamento animal e alteram as condições de bem estar animal e conseqüentemente a produção dos suínos na maternidade e na creche.

  11. Meta 6 - Estratégias nutricionais para redução de poluentes Foram estudadas como estratégias para redução de poluentes nos dejetos dos suínos e de frangos de corte a redução do teor de proteína com inclusão de aminoácidos industriais (redução de nitrogênio), a enzima fitase (redução de fósforo), minerais orgânicos (redução de cobre, zinco e manganês) e a combinação das três estratégias. Para galinhas poedeira foram estudadas as enzimas fitase e xilanase como redutoras de fósforo nas fezes. Além disso, estudou-se a criação de espécie de peixe carpa capim como filtradora de poluentes em lagoas de polimento.

  12. Produção técnica e científica da equipe • Dissertações de mestrado: 13 • Teses de doutorado: 13 • Artigos técnicos científicos: 34 • Resumos apresentados em eventos científicos: 49 • Palestras em eventos técnicos: 14

More Related