1 / 46

Controle da Qualidade- Ferramentas 5S

Tudo sobre a ferramentas 5S

vinnyher
Download Presentation

Controle da Qualidade- Ferramentas 5S

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Assistente de Controle de Qualidade 2019

  2. COMO ESCOLHER A FERRAMENTA ADEQUADA?

  3. Não é todo tamanho de sapato que cabe no seu pé...

  4. A SOLUÇÃO ESTÁ NOS PROBLEMAS.

  5. ...na verdade, no enfoque na correta análise e solução dos problemas.

  6. Não se pode analisar problemas por intuição ou vidência.

  7. PROBLEMAS NÃO SÃO NECESSARIAMENTE COISAS RUINS Um resultado indesejável pode ser POSITIVO, ou seja, uma melhoria. Porém não se conhecem as causas, logo, merece ser investigado.

  8. CONHEÇA O MASP

  9. ÉTODO DE NÁLISE E OLUÇÃO DE ROBLEMAS

  10. O MASP é um roteiro orientado para a escolha das melhores ferramentas na busca por analisar os problemas e suas consequências. É um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nas organizações.

  11. O MASP é um caminho ordenado, composto de passos pré-definidos para identificar o problema, buscar as características que prejudicam a solução, testar as hipóteses para encontrar qual é a causa fundamental, bloquear através de um plano de ação efetivo, verificar efetivamente o bloqueio das causas fundamentais, padronizar a operação e concluir o trabalho do MASP, assim conseguindo o melhor resultado através da qualidade, produtos, processos ou serviços.

  12. O MASP é um desdobramento do ciclo PDCA com a compreensão de não apenas quatro etapas, mas oito:

  13. O objetivo deste método é aumentar a probabilidade de resolver satisfatoriamente uma situação onde um problema tenha surgido. A solução de problema é um processo que segue uma sequência lógica, começando pela identificação do problema, continuando pela análise e terminando com a tomada de decisão (conclusão).

  14. 1.Identificando o Problema Observações Objetivo Tarefas O problema escolhido deve ser o mais importante e urgente, baseado em fatos e dados. Definir claramente problema e sua importância 1) Escolha/Definição do problema. Deve-se levantar todos os dados relacionados ao problema em questão por meio de dados históricos, fotos, gráficos, etc. Mostre para a empresa a importância da resolução do problema, as vantagens que serão obtidas e fixe as metas. Nomeie os responsáveis, propondo datas, limites para a solução do problema. 2) Levante o histórico do problema. 3) Demonstre as perdas atuais e os ganhos previstos. 4) Nomeie os responsáveis ou equipes.

  15. 1.Identificando o Problema • Histórico do Problema – Sempre, sempre, sempre utilize DADOS históricos • Quando o problema começou? • Qual a freqüência do problema? • Onde ele ocorre? Onde não ocorre? • Como ele ocorre? – Existem gráficos ou fotografias disponíveis? – Esta é a hora de fazer perguntas!!!

  16. 2.Observando... Objetivo Tarefas Observações 5) Descoberta das características do problema por meio da coleta de dados. Levantar os dados e detalhar o problema estratificando-o por características como: • local; • tempo; • tipo (produtos ou matérias- primas); • pessoal envolvido; • aspectos físicos. Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista 6) Descoberta das características do problema por meio de observação no local. Caracterizar o problema no próprio local da ocorrência para coleta de informações adicionais.

  17. 2.Observando... Descubra as características do problema através da coleta de dados – Estratifique os dados para ver o problema sob vários pontos de vista : • Por material: fabricante, comprador, marca, local de produção, data de compra, lote recebido, lote de produção, componentes, pureza, tamanho, códigos, tempo e/ou local de estocagem, etc. • Por máquina, equipamento ou ferramenta: tipo de máquina, número, modelo, performance, idade, fábrica, linha, ferramenta, tamanho, molde, cavidade, etc.

  18. 2.Observando... • Continue estratificando: – Por operador: indivíduo, equipe, grupo, idade, experiência, gênero, etc. – Por procedimentos ou condições operacionais: temperatura, pressão, velocidade, freqüência de rotação, velocidade da linha, local da operação, iluminação, temperatura do ar, umidade, etc. – Por medição e inspeção: instrumento, procedimento de medição, local de medição, inspetor, dispositivo de fixação, dispositivo de medição, procedimento de inspeção, local de inspeção, etc. – Por tempo: tempo, manhã, tarde, noite, dia, semana, mês, período, estação, início (ou final) do turno

  19. 2.Observando... E estratifique ainda mais: – Por ambiente e clima: temperatura do ar, umidade, etc. – Outro: produto novo x antigo, método de embalagem, método de manuseio, método de transporte, etc.

  20. 3.Analisando... Objetivo Tarefas Observações 7) Definição das causas influentes. O grupo de trabalho procura descobrir as causas prováveis do problema. Descobrir as causas fundamentais do problema. 8) Escolha das causas mais prováveis (hipóteses). Caracterizar o problema no próprio local da ocorrência para coleta de informações adicionais. 9) Análise das causas mais prováveis (verificar hipóteses). Testar e confirmar se as causas escolhidas (hipóteses) de fato são as responsáveis pelo problema.

  21. 3.Analisando... Defina as causas principais (influentes) – Faça Brainstorming – Se preferir use o método dos “5 Porquês” – Registre tudo em um diagrama de causa-e-efeito Escolha as causas mais prováveis (hipóteses) Analise as causas mais prováveis Verifique a evolução ao longo do tempo

  22. 3.Analisando... Verifique a dispersão dos dados Verifique se há relação entre variáveis Confirme as causas prováveis

  23. 4.Planejando a Ação... Objetivo Tarefas Observações Definir ações para bloqueio do problema, certificando-se que elas eliminarão as causas e não somente os efeitos colaterais. Em caso afirmativo, adotar ações também contra os efeitos colaterais. Elaborar um plano de ação para bloquear o problema, eliminando suas causas fundamentais. 10) Elaborar o plano de ação. 11) Definição do cronograma, orçamento e metas. Formular o cronograma e orçamento para solução do problema. Definir metas quantitativas e itens de controle.

  24. 4.Planejando a Ação... Elabore o plano de ação (5W2H) – Discuta com todo o grupo envolvido – Determine a meta, os itens de controle e de verificação

  25. 5.Ação! Objetivo Tarefas Observações Divulgar as ações, certificando se que todos os envolvidos entenderam e capacitar os executores sempre que necessário. Implementar as ações e registrar todos os resultados (bons ou ruins). - Bloquear as causas fundamentais do problema 12) Treinamento. 13) Execução da Ação.

  26. 5.Ação! Elabore Capacitações – Para divulgar o Plano de Ação – Algumas ações precisarão de cooperação ativa de outras pessoas - muito cuidado aqui! Execução da ação – Verifique a implementação de cada ação - no local! – Tudo deve ser registrado – Lembre de manter vivo o cronograma!

  27. 6.Verificando... Objetivo Tarefas Observações Verificar se o bloqueio foi efetivo e certificar-se que o problema não ocorrerá novamente. 14) Comparação dos resultados e análise dos efeitos secundários. Utilizar dados antes e depois da ação de bloqueio para a comparação dos resultados. Utilizar o mesmo tipo de apresentação de dados (não mudar de ferramenta). 15) Verificação da continuidade ou não do problema. Com base nos dados coletados na etapa anterior, verificar se o bloqueio foi efetivo. Se os resultados forem satisfatórios, verificar se todos as ações foram tomadas. Se as ações tomadas não funcionaram, voltar à fase 2 (observação).

  28. 6.Verificando... Compare os resultados antes e depois A redução atingida foi a esperada? Qual foi o efeito em $$$? Há efeitos secundários? Se o problema continua, as ações foram falhas! Faça já algo a respeito!

  29. 7.Padronizando... Objetivo Tarefas Observações Previnir o reaparecimento do problema. 16) Elaboração ou alteração do padrão. Estabelecer o novo procedimento operacional ou revisar o antigo. 17) Comunicação. Por meio de reuniões e circulares, estabelecer a data de início do novo padrão e que áreas serão afetadas. 18) Educação e treinamento. Transmitir as alterações nos padrões para todos os envolvidos no processo. Definir um responsável para assegurar que o novo padrão seja cumprido. Certificar-se que todos entenderam o novo processo e distribuir os documentos necessários no local de trabalho. 19) Acompanhamento. Fazer verificações periódicas (auditorias) para garantir o cumprimento do padrão.

  30. 7.Padronizando... Elabore ou altere o padrão Comunique o que foi feito Educação e treinamento – compromissos contínuos! Acompanhe a utilização do padrão “O sistema de gestão japonês se resume à uma fórmula: manter e melhorar os padrões. Porquê? Porque não pode haver melhorias onde não existem padrões.” (Masaaki Imai)

  31. 8.Finalizando... Objetivo Tarefas Observações Recapitular todo o processo de solução do problema para aproveitar em situações futuras. 20) Reflexão: Avaliar o que foi feito, questionando: •Houve atrasos ou folgas no cronograma? •Houve participação do grupo? •O grupo era o melhor para solucionar aquele problema? •As reuniões foram produtivas? •A distribuição de tarefas foi bem estruturada? •O grupo utilizou todas as técnicas? •Avaliar os itens pendentes, organizando-se para uma futura aplicação do MASP. “Relação dos problemas remanescentes”.

  32. 8.Finalizando... Relacione os problemas remanescentes Planeje o ataque aos problemas remanescentes Reflita! – Atendimento dos prazos – Profundidade da análise das causas – Atuação do grupo (formação Ok? produtividade das reuniões...) – Criou-se conhecimento?

  33. O estudado, planejado e consequentemente resolvido e jamais como ele é resolvido. MASP prescreve como um problema deve ser

More Related