120 likes | 335 Views
Teoria Econômica. Profª Karine R. de Souza. AULA 2. Teoria Econômica. Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produção. Gráfico que mostra as várias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente , dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis.
E N D
Teoria Econômica Profª Karine R. de Souza AULA 2
Teoria Econômica Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produção Gráfico que mostra as várias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis. É a fronteira máxima que a economia pode produzir, dado os recursos produtivos limitados. Mostra as alternativas de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.
Curva de Possibilidade de Produção Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produção Tradeoffda sociedade Modelo: 2 Bens utilizando em conjunto todos os Fatores de Produção. A obtenção de alguma coisa, porém, abrindo mão de outra. “Nada é de graça”
Curva de Possibilidade de Produção A – Capacidade Ociosa (Ineficiência) B C Neste ponto o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo, dois bens. A
Curva de Possibilidade de Produção • B – Não há como produzir mais, sem reduzir a produção do outro. • Combinações de produto - (Nível de produto Eficiente /Pleno Emprego) B D A D – Nível impossível de produção. Posição inalcançável no período imediato.
Curva de Possibilidade de Produção Custo de Oportunidade Custo alternativo / Custo implícito É o grau de sacrifício que se faz ao optar pela produção de um bem, em termos da produção alternativa sacrificada. Custo alternativo / Custo implícito Custo alternativo / Custo implícito Custo alternativo / Custo implícito O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la.
Positivo Negativo Curva de Possibilidade de Produção Deslocamentos Positivos: Decorrem da expansão ou melhoria dos fatores de produção disponíveis. (Crescimento Econômico) Deslocamentos Negativos: Decorrem da redução, suca- teamento ou progressiva desqualificação do fatores de produção disponíveis.
Curva de Possibilidade de Produção • Cabe ressaltar que deslocamentos da curva de possibilidade de produção podem ocorrer quando: • Há alteração na dotação de fatores produtivos ( Imagine que a empresa X, inicialmente possuía 40 trabalhadores e 5 máquinas, resolve contratar mais 10 trabalhadores e comprar mais 2 máquinas. Esta ampliação de dotação de produção de fatores da empresa X irá ampliar suas possibilidades de produção, o que é graficamente representado por um deslocamento a direita da CPP). • Há alteração no desenvolvimento tecnológico da economia (Imagine que a empresa X passou a utilizar de tecnicas de produção mais avançadas, por exemplo, a implantação de um sistema de qualidade computadorizado. Esta incorporação irá produzir uma quantidade maior de bens com a mesma dotação dos fatores produtivos, esta ação representa um deslocamento para direita da CPP).
Exercícios de Fixação • A curva de possibilidade de produção (CPP) construída para dois bens demonstra: • Os desejos dos indivíduos da sociedade perante a produção total desses dois bens; • A impossibilidade de atender as necessidades da sociedade, apesar da não escassez de recursos; • Quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes com determinada tecnologia. • A quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade.
Sistema Econômico Nesta seção estudaremos o comportamento de um sistema econômico simples, que possui apenas dois agentes: as empresas e as famílias. Empresas – são as unidades produtoras de bens. É o locus onde ocorre a produção dos bens e serviços que serão consumidos pelas famílias. Famílias – agentes econômicos consumidores e que são os proprietários dos fatores de produção (terra, capital e trabalho). A forma de funcionamento do sistema é bastante simples. Para que as empresas realizem a produção dos bens e serviços é necessário que estas comprem os fatores de produção que, por definição pertencem as famílias. No entanto, para que as famílias concedam a utilização de seus fatores de produção as empresas necessitam pagar uma remuneração por seu uso, que é chamada de RENDA.
Sistema Econômico Com a renda que conseguem através da venda de seus fatores de produção as famílias realizam seus gastos na compra de bens e serviços que são produzidos pelas empresas. Este sistema econômico pode ser representado pelo seguinte diagrama Bens e Serviços Fatores de Produção Empresas Famílias Rendas Gastos
Sistema Econômico • Aprincipal lição deste modelo simples é que o total dos gastos realizados pelas famílias na aquisição de bens e serviços é necessariamente igual a remuneração dos fatores de produção, ou seja, é igual a renda. Remuneração dos fatores de produção