1 / 17

O país Basco (Espanha)

O país Basco (Espanha). 1959  Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime do ditador Franco. ESPANHA / BASCOS.

tuvya
Download Presentation

O país Basco (Espanha)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime do ditador Franco

  2. ESPANHA / BASCOS O “País Basco” localiza-se entre Espanha e França. Os bascos são um povo com língua de origem desconhecida e cultura tradicional. Durante a ditadura de Francisco Franco (1939-1975), os bascos foram proibidos de ensinar sua língua (euskera) nas escolas da região e de usar a bandeira com as cores do País Basco. Em 1959, foi criado o ETA (Euskadi ta Askatasuna – Pátria Basca e Liberdade), responsável por inúmeros atentados terroristas, que reivindica a independência do “país basco”. A partir da redemocratização do país, o ETA perdeu a credibilidade e o apoio popular, mas se mantém ativo.

  3. 1968-1969: O grupo inicia uma luta armada A primeira ação de maior relevância foi o assassinato do primeiro-ministro, Almirante Luiz Carrero Blanco em 1973. O ETA desde então, já matou mais de 30 políticos.

  4. Com a constituição de 1978, os Bascos conquistam grande grau de autonomia. Criam-se partidos que buscam a separação, porém sem pegar em armas; Alguns mais radicais continuam com as ações do ETA.

  5. Atentados do ETA O ano em que mais pessoas foram mortas pelo ETA na Espanha foi o de 1980, com cerca de 96 mortos; Com o Comando de Madrid, já mataram mais de 90 pessoas ao longo de suas atividades;

  6. Centro Comercial Hipercor de Barcelona - 1987 Explosão de carro-bomba, técnica preferida do ETA; 21 mortos 45 feridos

  7. Fracassos do ETA Tentativa de assassinar o chefe de governo José Maria Aznar em Madrid Tentativa de assassinar o Rei Juan Carlos em Palma de Mallorca;

  8. No ano 2000, 1 milhão de pessoas saem as ruas de Barcelona Para mostrar serviço, o governo Espanhol, prende nos dias seguintes ao protesto mais de 100 “etarras”; O repudio contra o ETA, cresce muito em toda a Espanha; nas eleições regionais o Batasuna, perde metade de seus deputados no país Basco.

  9. Em agosto de 2002 suspensão por três anos do partido, que tem seus bens confiscados Setembro de 2002 preso um dos principais dirigentes militares da Organização, Juan Antônio Olarra; Maio de 2003 Governo anula 1,5 mil candidaturas em eleições regionais e municipais por suspeita de ligações com o ETA.

  10. O clube Atlético de Bilbao, disputa seus jogos apenas com jogadores de seu próprio país, ou seja só do país Basco; Não se admitindo jogadores de outros países do mundo e de outras regiões da Espanha.

  11. Armênia X Azerbaidjão Disputam a região de Nagorno Karabakh; Embora encravado em território do Azerbaidjão (maioria muçulmanos), 80% de sua população é Armênia e cristã; Em 2002, a região se autoproclama idependente, chamando-se de República de Nagorno-Karabakh.

  12. França/Córsega Um barril de pólvora Grupos paramilitares armados buscam a idependência Córsica da França; Não há um movimento unido, e sim vários movimentos clandestinos (alguns com apenas 50 militantes armados); O grupo mais importante é a FLNC; Corsica Viva; Armata Corsa; Cuncolta; ARC A grande maioria desse grupos surgem da organização das estruturas familiares tradicionais à séculos; Boa parte dos franceses já aceitam uma idependência, evitando maiores problemas, como no Ulster e na Espanha.

  13. Convulsões sociais na França Causados principalmente pelo preconceito que filhos de imigrantes sofrem no país; Os nascidos em colônias Francesas também sofrem esse tipo de preconceito; “marginalização” destes;

  14. RÚSSIA / CHECHÊNIA / CÁUCASO Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa região estão ligados a nacionalismos (motivos políticos) e às diferenças religiosas. Maiores problemas da Rússia ocorrem nas repúblicas da Chechênia e do Daguestão, com vários grupos lutando pela independência e para implantar Estados Islâmicos, empregado inclusive táticas terroristas (Moscou, Beslan). Entre 1994 e 1996, ocorreu violenta guerra entre os rebeldes chechenos e a Rússia, arrasando várias cidades da república. Conseguiu-se uma autonomia parcial, mas em 1999, o governo russo volta a intervir na região.

  15. Conflito e oleodutos

More Related