1 / 15

HISTÓRIA 8ºANO

HISTÓRIA 8ºANO. O Expansionismo Europeu A rivalidade luso-castelhana. Segundo João de Barros qual era o objetivo fundamental da politica expansionista de D. João II? A esperança de descobrir a Índia. Quais eram as condições de que D.João II dispunha para realizar o seu grande objetivo?

tale
Download Presentation

HISTÓRIA 8ºANO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HISTÓRIA 8ºANO

  2. O Expansionismo EuropeuA rivalidade luso-castelhana Segundo João de Barros qual era o objetivo fundamental da politica expansionista de D. João II? A esperança de descobrir a Índia. Quais eram as condições de que D.João II dispunha para realizar o seu grande objetivo? O ouro da costa africana permitiu-lhe financiar o prosseguimento das viagens de descoberta do caminho marítimo para a Índia. Por outro lado, tínhamos reunido sólidos conhecimentos de geografia, astronomia e cartografia essenciais a esta vagem. Identifica as informações que D.João II mandou recolher a Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva. Informações relativas à navegação e ao comércio no Oceano Índico. Quais as iniciativas de D. João II que foram decisivas para a concretização do seu objetivo? As viagens de Diogo Cão; A expedição de Pêro da Covilhã em 1487; A viagem de Bartolomeu Dias.

  3. Descreve a ação de Bartolomeu Dias. Ultrapassou, em 1488, o limite sul do continente africano, o chamado Cabo da Boa Esperança. Qual o 1º nome dado ao Cabo da Boa Esperança. Porquê? Cabo das Tormentas, devido aos perigos que aquelas águas tinham. Indica o nome do povo que conseguiu contornar Africa pela 1ª vez. Portugal. Porque é que Portugal e Espanha rivalizavam nas descobertas? Porque ambos queriam ter a posse dos territórios a descobrir, disputando ainda entre eles as ilhas Canárias. Resume o conteúdo do Tratado de Alcáçovas, referindo a data em que foi celebrado. Em 1479 foi assinado o Tratado de Alcáçovas que dizia que o mundo seria dividido por um paralelo que passava pelas Ilhas Canárias, e que todas as terras a sul dessa linha seriam portuguesas e nós desistíamos de qualquer pretensão às Canárias, ficando Castela com os territórios a norte desse paralelo. Refere qual foi o grande plano de Cristóvão Colombo Chegar à Índia navegando para ocidente, pois já sabia que a terra é redonda.

  4. TRATADO DE ALCÁÇOVAS

  5. Indica o ano em que Colombo descobriu a América, refere onde julgava ele ter chegado e indica o nome que deu aos habitantes do continente. Em 1492 Colombo chegou à América. Ele julgava ter chegado à Índia. Chamou aos habitantes da América Índios. Quais eram os objetivos de Colombo em relação à terra que julgava ser Índia? Capturar escravos e trazer ouro, especiarias e algodão. O que ficou estabelecido no tratados de Tordesilhas? O tratado de Tordesilhas foi assinado na cidade espanhola com o mesmo nome, no ano de 1494 e dividia o mundo em dois hemisférios através de um meridiano que passava a 370 léguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde. Os territórios descobertos ou a descobrir para oriente pertenciam a Portugal, os territórios a ocidente seriam de Castela. Compara a linha divisória proposta pelo papa Alexandre VI com a que foi aceite no tratado de Tordesilhas. Qual foi a vantagem para Portugal? O papa Alexandre VI tinha proposto que o meridiano passasse a 100 léguas a ocidente de Cabo Verde. Ora, esse meridiano, não incluía a posse das terras do Brasil que mais tarde vieram a ser descobertas.

  6. TRATADO DE TORDESILHAS Meridiano do Papa Alexandre VI

  7. O EXPANSIONISMO EUROPEUA chegada à Índia. O império Português do Oriente Qual o rei português que iniciou a preparação de uma expedição para levar os navios à Índia? • D.João II. Qual o rei que assistiu à chegada dos portugueses à Índia? D.Manuel I. Quem comandou a expedição à Índia? Vasco da Gama. Qual a data em que os portugueses chegaram à Índia? 1498. Enumera os produtos que os portugueses foram buscar à Índia. Especiarias e artigos de luxo. Indica o nome da rota marítima que ligava Portugal à Índia? Rota do Cabo Qual o grande objetivo de Portugal face ao Oriente? Formar um império comercial. Quem se opunha a esse objetivo. Porquê? Os mulçumanos pois exploravam esse comércio.

  8. Qual o papel de D. Francisco de Almeida como 1º vice-rei da Índia? Representava o rei de Portugal no oriente. Qual o papel do 2º vice-rei D. Afonso de Albuquerque. Procurou garantir o controlo de algumas cidades estratégicas para assegurar para os portugueses o dominio do comércio no Oceano Índico. Conquistou assim Ormuz, Goa e Malaca. Qual o nome da cidade do oriente que era o centro do comércio português? Goa. Quais os principais produtos que os portugueses iam buscar à Índia? Especiarias, sedas, porcelanas, tecidos de algodão, papel e objetos lacados. O que era o monopólio régio praticado sobre o comércio da Índia? Era o facto de o rei ter todo o controlo do comércio com a Índia. O que era a casa da Índia? Era um organismo que preparava expedições à Índia, controlava o comércio entre o oriente e Portugal e vendia produtos para o resta da Europa.

  9. Descreve o que se passou nos séculos XX e XXI com o resto dos territórios portugueses que tínhamos no oriente: Goa, Damão e Diu; Macau e Timor. Goa, Damão e Diu (na Índia) foram reclamados e anexados pela União Indiana. Macau (na China) foi entregue a este país, em, 1999, por acordo entre Portugal e China. Timor, tornou-se um país independente em 2002.

  10. A presença portuguesa na África Negra. A chegada ao Brasil. A colonização portuguesa do Brasil. O comércio à escala mundial. Qual o principal objetivo dos portugueses em relação ao continente africano durante os séculos XV e XVI? Comércio de escravos, marfim e especiarias africanas. O que era uma feitoria? Era um posto comercial fortificado, dirigido por um funcionário do rei, chamado feitor. Cita o nome de 3 feitorias portuguesas na África. S. Jorde da Mina, Sofala e ilha de Moçambique. Qual a principal atividade económica do arquipélago de Cabo Verde? Era um entreposto de compra e venda de escravos. Em que ano e por quem foi descoberto o Brasil? Em 1500 por Pedro Álvares Cabral. Quais os principais objetivos da viagem de Cabral. Qual o 1º nome dado ao Brasil. O objetivo era viajar até à Índia e o primeiro nome dado ao Brasil foi Terra de Vera Cruz. Quem escreveu a D. Manuel dando-lhe conhecimento da descoberta do Brasil? Foi Pêro Vaz de Caminha.

  11. O que levou os portugueses a colonizar o Brasil? Pois os franceses e os espanhóis começaram a instalar-se na costa brasileira. Como foi feita a colonização do Brasil? Foi feita por capitanias. Qual o produto mais importante vindo do Brasil? O açúcar. Quem eram os mamelucos? Eram filhos de pai europeu e mãe Índia. Quais os continentes com que Portugal e Espanha comerciavam? Portugal: América, África e Ásia. Espanha: América e Ásia. Produtos com origem em: América: Milho, Batata, Tomate, Feijão, Cacau, Ananás, Tabaco. Ásia: Especiarias, Coco, Chá e Banana. África: Café e Malagueta. Porque é que Lisboa e Sevilha eram importantes no século XVI? Pois aqui chegavam produtos vindos dos impérios coloniais destes dois grandes países, sendo a partir desta cidade exportados para Antuérpia. Qual a importância de Antuérpia? Todos os produtos que chegavam a Lisboa e Sevilha iam para Antuérpia.

  12. O que deviam ter feito Espanha e Portugal para aproveitarem melhor os lucros do comércio internacional? Desenvolver também a agricultura e as manufaturas. Quais os produtos que os europeus traziam da: América: Prata, ouro, açúcar e madeiras África: Ouro, escravos, malagueta e marfim Ásia: Especiarias, seda, porcelanas, tapetes, perfumes, madeiras exóticas e pedras preciosas. Quais os produtos com que os europeus pagavam: América: Cereais, vinho e produtos manufaturados África: Tecidos, cereais e quinquilharias. Ásia: Ouro, prata, cobre e chumbo. Quais os continentes que tinha mais e menos consciência da riqueza dos seus produtos? A América e a África não tinha consciência da importância dos produtos que vendiam aos europeus. Já os asiáticos eram conscientes dos valores dos produtos que tinham para vender. Qual o grupo social que mais beneficiou com o comércio internacional. A burguesia da Europa. Em que século e com que acontecimento começou a globalização? No século XVI com os descobrimentos portugueses ligaram-se todos os continentes através das trocas de produtos e das viagens dos diferentes povos. ROTA DOS ESPANHÓIS -> ROTA DE MANILA

  13. HOUVE DECADÊNCIA DAS ROTAS DO LEVANTE POIS AS ROTAS DO CABO ERAM MAIS PRÁTICAS

  14. CONQUISTA DE CEUTA: 1415 PASSAGEM DO CABO BOJADOR: 1434 DESCOBERTA DA AMÉRICA: 1492 TRATADO DE TORDESILHAS: 1494 CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA: 1498 DESCOBERTA DO BRASIL: 1500 CONQUISTA DE GOA: 1510 APOGEU DOS FUGGER: 1540 S.FRANCISCO XAVIER NA ÍNDIA: 1542

  15. PORTUGUESES NO JAPÃO: 1543 1º GOVERNADOR GERAL DO BRASIL: 1549 FIXAÇÃO DOS PORTUGUESES EM MACAU: 1557

More Related