1 / 14

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09. Jornadas VII. Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL

silver
Download Presentation

Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza 2008-09

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza2008-09 • Jornadas VII Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal, nº 11 D e E – Galiza 2765-343 ESTORIL Tel.: 21 468 99 20 | Email: galiza.centrosocial@gmail.com | http://www.salesianas-por.net/galiza/index.html

  2. “Desde Jerusalém e, irradiando até à Ilíria, deiplenamentea conhecer o Evangelho de Cristo ACTIVIDADE MISSIONÁRIA DE PAULO Rom 15, 14 - 21

  3. R O M A Estando a escrever a comunidades que não havia fundado, sente-se no dever de justificar este seu atrevimento . Fá-lo com base na graça do Apostolado, cujos frutos expõe a seguir.

  4. Da Carta de São Paulo aos Romanos No que vos toca, meus irmãos, estou pessoalmente convencido de que vós próprios estais cheios de boa vontade, repletos de toda a espécie de conhecimento e com capacidade para vos admoestardes uns aos outros. Apesar disso, escrevi-vos, em parte com um certo atrevimento, como alguém que vos reaviva a memória.

  5. Faço-o em virtude da graça que me foi dada: ser para os gentios um ministro de Cristo Jesus que administra sacerdotalmente o Evangelho de Deus, a fim de que a oferenda dos gentios, santificada pelo Espírito Santo, lhe seja agradável. É, pois, em Cristo Jesus que me posso gloriar de coisas que a Deus dizem respeito.

  6. Eu não me atrevo a falar de coisas que Cristo não tivesse realizado por meu intermédio, em palavras e acções, a fim de levar os gentios à obediência, pela força de sinais e prodígios, pela força do Espírito. Foi assim que, desde Jerusalém e, irradiando, até à Ilíria, dei plenamente a conhecer o Evangelho de Cristo.

  7. Mas, ao fazê-lo, tive a maior preocupação de não anunciar o Evangelho onde já era invocado o nome de Cristo, para não edificar sobre fundamento alheio. Pelo contrário, fiz conforme está escrito: «Aqueles a quem ele não fora anunciado é que hão-de ver, e aqueles que dele não ouviram falar é que hão-de compreender.» Palavra do Senhor.

  8. São três os aspectos abordados por Paulo acerca da sua actividade missionária:a sua extensão geográfica Ia, já então, desde Jerusalém até à Ilíria, a província junto do Mar Adriático, hoje pertencente à Albânia.

  9. Foi com Barnabé, de Antioquia da Síria para Salamina e Pafos (em Chipre) e subiram até à Ásia Menor, onde pararam em Perga (da Panfília), Antioquia (da Pisídia), Icónio, Listra e Derbe(na Licaónia) regressando pela Atália(da Panfília) até Antioquia da Síria.

  10. Na segunda, com outros colaboradores, voltou a partir de Antioquia da Síria, subiu de novo à Ásia Menor, mas agora passando também pelas províncias da Cilícia, Frígia, Galácia e Mísia, até Tróade; daí avançou para a Grécia, onde parou nas cidades de Filipos, Tessalónica, Bereia (todas da Macedónia), Atenas e Corinto(da Acaia), de onde, após 18 meses, regressou, por Éfeso, a Antioquia da Síria.

  11. Na terceira, passou de novo pelas províncias da Galácia e da Frígia, deteve-se cerca de 3 anos em Éfeso, voltou à Macedónia e à Acaia, de onde regressou a Jerusalém, com paragens em Tróade e Mileto. Só a duração destas viagens (8/9 anos para as duas últimas) já é motivo para perguntar como tudo isto foi possível. E como é que não aparece a Ilíria? A resposta tem a ver, pelo menos em parte, com os restantes aspectos da missionação.

  12. O Método de Evangelização Paulo fala de irradiar… A Palavra do Senhor e a fé em Deus espalhavam-se por todos os lugares. Paulo procurava os grandes centros urbanos. Era mais fácil fundar e manter aí uma ou mais comunidades. Elas se encarregariam depois, de irradiara mensagem por outras povoações, onde novas comunidades se inseriam no mesmo processo de evangelização. Foi assim que o Evangelho terá chegado até à Ilíria ou estava para chegar.

  13. Paulo só anunciava o Evangelho onde Cristo não era conhecido. Apenas lançava os alicerces do edifício, que depois devia crescer pelaforça vivificante da Palavraanunciada. É nela, pois, que está a base inabalável da sua própria expansão. Em que sentido?

  14. O fundamento teológico da missionação: é que Paulo, pela graça de Deus, foi feito Apóstolo dos gentios, os de Roma incluídos. É assim que ele exerce o seu sacerdócio: participando no único sacerdócio de Cristo e no altar da evangelização dos gentios que, acolhendo a Palavra da reconciliação, se tornam uma oferenda, santificada pelo Espírito Santo. Daí que ele se glorie apenas em Cristo e de coisas que a Deus dizem respeito. Só a Ele se deve a expansão imparável do Evangelho que Paulo anuncia, pela força de sinais e prodígios, pela força do Espírito de Deus… e enfrentando inúmeros obstáculos, certamente muito mais do que nós hoje, na tarefa da evangelização. Ainda bem que a sua Palavra chega também até nós. Graças a Deus!

More Related