“Sendo dizimistas , participamos do profetismo e da ação evangelizadora da Igreja”. - PowerPoint PPT Presentation

slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
“Sendo dizimistas , participamos do profetismo e da ação evangelizadora da Igreja”. PowerPoint Presentation
Download Presentation
“Sendo dizimistas , participamos do profetismo e da ação evangelizadora da Igreja”.

play fullscreen
1 / 54
“Sendo dizimistas , participamos do profetismo e da ação evangelizadora da Igreja”.
104 Views
Download Presentation
Download Presentation

“Sendo dizimistas , participamos do profetismo e da ação evangelizadora da Igreja”.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. “Dízimo: compromisso com a Igreja” “Sendo dizimistas, participamos do profetismo e da ação evangelizadora da Igreja”.

  2. 22º Domingo Comum

  3. Irmãos(ãs), celebremos com alegria e esperança nossa vida de fé e participação na comunidade! A liturgia de hoje chama nossa atenção sobre as consequências do ministério profético e do seguimento a Jesus, ou seja, que a cruz só pode ser entendida no horizonte do amor-serviço vivido até às últimas consequências. Jesus nos exorta: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. O cristão não tem medo de lutar contra a injustiça e a exploração, a miséria e o pecado, pois sabe que em Cristo encontra a verdadeira felicidade. Em comunhão com todos os vocacionados, especialmente nossos Catequistas, vamos louvar e bendizer a Deus, confiantes no seu amor de Pai que nos envia para evangelizar.

  4. Canto de Entrada I Um dia escutei teu chamado divino recado batendo no coração; deixei deste mundo as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mão. Tu és a razão da jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fim.No grito que vem do Teu povo, Te escuto de novo chamando por mim.(2x)Embora tão fraco e pequeno, caminho sereno com a força que vem de ti. A cada momento que passa, revivo esta graça de ser teu sinal aqui.

  5. Canto de Entrada II No meu coração sinto o chamado, fico inquieto: preciso responder. Então pergunto: “Mestre, onde moras?” e me respondes que é preciso caminhar. Seguindo teus passos, fazendo a história, construindo o novo no meio do povo. Seguindo teus passos, fazendo a história, construindo o novo no meio do povo. MESTRE, ONDE MORAS? MESTRE, ONDE ESTÁS? NO MEIO DO POVO! VEM E VERÁS! Te vejo em cada rosto das pessoas, tua imagem me anima e faz viver. No coração amigo que se doa, no sonho do teu Reino acontecer. Teu Reino é justiça, é paz, é missão. É a Boa Nova da Liberação! Teu Reino é justiça, é paz, é missão. É a Boa Nova da Liberação!

  6. Ritos Iniciais

  7. Ato Penitencial I Senhor, se a tua voz não ouvi, e por caminhos do mal me perdi. PIEDADE, SENHOR, PIEDADE, SENHOR. Senhor, se não te amei no irmão, fechando a ele o meu coração. Senhor, se não cumpri meu dever, e se o bem eu deixei de fazer.

  8. Ato Penitencial II Senhor, que fazeis passar da morte para a vida quem ouve a vossa palavra, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós (2x) O Cristo, que quisestes ser levantado da terra para atrair-nos a vós, tende piedade de nós. O Cristo, tende piedade de nós (2x) Senhor, que nos submetestes ao julgamento da vossa cruz, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós (2x)

  9. Glória 01 Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo Poderoso. Nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos. Nós vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor. Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo. Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.AMÉM!

  10. Glória 02 Glória a Deus nos altos céus, paz na terra aos seus amados, a vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados. GLÓRIA A DEUS LÁ NOS CÉUS E PAZ AOS SEUS. AMÉM! Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos! Senhor nosso Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós de Deus Cordeiro santo, nossas culpas perdoai!  Vós que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor! Vós somente sois o santo, o Altíssimo,o Senhor, com o Espírito divino, de Deus Pai no esplendor!

  11. Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM!

  12. As leituras de hoje nos apresentam a cruz como sinal de maturidade na fé E fidelidade ao Evangelho. Não podemos desanimar diante das dificuldades e contradições da vida, uma vez que o nosso Deus é providente e o seu amor vale mais que tudo. Seguir não é só ir atrás, mas conviver, aprender, assimilar valores e atitudes; enfim, é renúncia, perseverança e amor fraterno.

  13. 1ª Leitura Leitura do livro do profeta Jeremias (Jr20,7-9) Graças a Deus!

  14. Salmo 62 A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

  15. 2ª Leitura Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm12,1-2) Graças a Deus!

  16. Aclamação ao Evangelho I Alê, Alê, Aleluia! (2x)Alê, Alê, Aleluia! Alê, Aleluia!(2x)Vamos ouvir, Aleluia! Jesus falar, Aleluia! O Evangelho, Aleluia, alê, vai nos libertar!(2x)

  17. Aclamação ao Evangelho II ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! JESUS CRISTO VAI FALAR! ALELUIA,ALELUIA! IDE PELO MUNDO O EVANGELHO ANUNCIAR! Mas como invocarão, aquele em quem não creram; E como podem crer, se ainda não ouviram? E como podem ouvir, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?

  18. Evangelho +Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 16,21-27) Glória a vós, Senhor!

  19. Oração da Comunidade Pelo Santo Padre o Papa Francisco, Catequista do mundo inteiro, para que saiba nos conduzir sempre mais à vivência da fé, humildade, caridade e desapego dos bens materiais, rezemos: Senhor, fortalecei-nos com a vossa graça! Pelos Catequistas de nossa Comunidade, para que perseverem no testemunho do Evangelho e vivam felizes sua vocação, semeando com amor e carinho as sementes do Reino no coração das crianças e adolescentes, jovens e adultos, rezemos:

  20. Por todas as pessoas que sofrem perseguições por causa do Evangelho, para que encontrem força na Cruz de Cristo e nela se confortem, rezemos: Senhor, fortalecei-nos com a vossa graça! Por todos os povos da terra, para que, animados pelo desejo da verdadeira PAZ, abandonem os caminhos do ódio e rancor, deixando-se seduzir pelo Espírito de Deus e o ideal da civilização do amor, rezemos: Por nossos irmãos(ãs) que andam tristes e desanimados, para que aprendam a ser missionários no colo de Maria, seguindo os passos de Jesus e modelando-se à sombra da sua Cruz, rezemos:

  21. Oração Vocacional Enviai, Senhor,operários à vossa messe. Sustentai com a vossa graça os sacerdotes, religiosos e leigos, que entregam suas vidas para vos servir, como ministros de vossa Igreja. Despertai em nossa Comunidade e em cada família cristã, a consciência de que o vosso povo precisa de servidores(as). Fazei que os jovens ao serem chamados ao sacerdócio e à vida religiosa, respondam com amor e generosidade aos vossos apelos, pois, “a messe é grande, mas os operários são poucos”. Maria, Mãe da Igreja, serva fiel no seu Sim, rogai a Deus por nós. AMÉM.

  22. Apresentação das oferendas I 1. Os dons que trago aqui são o que fiz, o que vivi. O pão que ofertarei, pouco depois comungarei. Assim, tudo o que é meu, sinto também que é de Deus.  ESFORÇO, TRABALHOS E SONHOS, O AMOR CONCRETO E FELIZ DESTE DIA. POR CRISTO, COM CRISTO, EM CRISTO, TUDO OFERTAMOS AO PAI NA ALEGRIA.2. Jesus nos quis chamar para o seguir e ajudar, e aqui nos vai dizer como servir e oferecer. Deus pôs nas minhas mãos, para eu partir com meus irmãos.

  23. Apresentação das oferendas II TODO POVO SOFREDOR, O SEU PRANTO ESQUECERÁ,POIS O QUE PLANTOU NA DOR, NA ALEGRIA COLHERÁ! (bis) Retornar do cativeiro, fez-se sonho verdadeiro, sonho de libertação. Ao voltarem os exilados, Deus trazendo os deportados, libertados pra Sião! Nós ficamos tão felizes, nossa boca foi sorrisos, nossos lábios só canções! Nós vibramos de alegria:“O Senhor fez maravilhas”, publicaram as nações! Semeando na agonia, espalhando cada dia a semente do amanhã; a colheita é uma alegria, muito canto e euforia é fartura, é Canaã.

  24. Orai, irmãos e irmãs... Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a santa Igreja!

  25. Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor ..... AMÉM!

  26. O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! Corações ao alto! O nosso coração está em Deus! Demos graças ao Senhor nosso Deus! É nosso dever e nossa salvação!

  27. Prefácio do Domingo Comum VI Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Em vós vivemos, nos movemos e somos. E, ainda peregrinos neste mundo, não só recebemos, todos os dias, as provas de vosso amor de Pai, mas também possuímos, já agora, a garantia da vida futura. Possuindo as primícias do Espírito, por quem ressuscitastes Jesus dentre os mortos, esperamos gozar, um dia, a plenitude da páscoa eterna. Por essa razão, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cântico novo, para proclamar vossa bondade, cantando a uma só voz...

  28. Santo Santo,Santo,Santo é o Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

  29. Oração Eucarística II Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e †o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

  30. Eis o mistério da fé: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

  31. Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

  32. E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

  33. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o Papa (...), com o nosso Bispo (...) e todos os ministros do vosso povo. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

  34. Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição (...) e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

  35. Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os santos Apóstolos (...), e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.Concedei-nos o convívio dos eleitos!

  36. AMÉM! AMÉM! AMÉM! AMÉM! AMÉM! AMÉM!

  37. PAINOSSO...

  38. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. VOSSO É O REINO,O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE!

  39. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós,que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. AMÉM!

  40. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O AMOR DE CRISTO NOS UNIU.

  41. Cordeiro Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,Tende piedade de nós! Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,Tende piedade de nós! Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,Dai-nos a paz, a vossa paz!

  42. Canto de Comunhão I Sim, eu quero que luz de Deus que um dia em mim brilhou.Jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmão,A caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor! Esta terra, os astros, o sertão em paz. Esta flor e o pássaro feliz que vês, não sentirão, não poderão jamais viver, esta vida singular que Deus nos dá. Em minh’alma cheia do amor de Deus, palpitando a mesma vida divinal. Há um resplendor secreto do infinito Ser, há um profundo germinar de eternidade.

  43. Quando eu sou um sol a transmitir a luz, e meu ser é templo onde habita Deus. Todo céu está presente dentro em mim, envolvendo-me na vida e no calor. Sim, eu quero que luz de Deus que um dia em mim brilhou.Jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmão,A caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor! Esta vida nova, comunhão com Deus, no Batismo, aquele dia eu recebi. Vai aumentando sempre,vai me transformando até que Cristo seja todo meu viver.

  44. Canto de Comunhão II 1- Eu sou o pão do amor vivo que desceu do céu. Não morrerá jamais quem dele comer, pois terá a vida eterna. Presença real. Não é mais pão. É o Corpo de Jesus que se entregou por nós na cruz. É presença real. Presença real. Não é mais vinho. É o Sangue do Senhor. É o mandamento do amor. É presença real. 2- Meu corpo e também meu sangue é isto que é dado por vós. E será perdão para todo o pecado. Eis a nova Aliança.

  45. 3- E aquele que vem a mim livre, também vai ao Pai. E viverá feliz no Espírito Santo, no projeto De Deus. Presença real. Não é mais pão. É o Corpo de Jesus que se entregou por nós na cruz. É presença real. Presença real. Não é mais vinho. É o Sangue do Senhor. É o mandamento do amor. É presença real. 4- Viver no amor e na paz de Cristo é a nossa missão. Não temerá jamais quem a vida doar em favor dos irmãos.

  46. Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações em nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM!