1 / 16

Paradigma do signo

Paradigma do signo. Conceitos . Etimologia:. A palavra signo vem do latim “signum” em grego “semêion” que provém de sécnon, raíz do verbo “cortar”, extrair parte de. Santo Agostinho.

saskia
Download Presentation

Paradigma do signo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Paradigma do signo Conceitos

  2. Etimologia: A palavra signo vem do latim “signum” em grego “semêion” que provém de sécnon, raíz do verbo “cortar”, extrair parte de...

  3. Santo Agostinho “um signo é uma coisa que, além da espécie ingerida pelos sentidos, faz vir ao pensamento, por si mesma, qualquer outra coisa”

  4. Santo Agostinho “Um signo é algo que, ao ser percebido pelos sentidos, traz a consciência alguma coisa que não ele mesmo”

  5. Atualmente Signo é algo que é colocado no lugar de outra coisa, quando dois comunicantes se encontram, aquilo que em latim se diz aliquid pro aliquo (algo no lugar de algo)

  6. Milton Pinto Um signo é um entre lugar, algo que circula, moeda corrente que esta comigo agora e é logo repassada para outrem.

  7. Milton Pinto Algo que eu uso e quem em termos abstratos e a rigor, não me pertence, ou só me pertence na medida da duração do meu uso dele

  8. Cadeia de relações do signo 5 elementos: 1)aquilo que funciona como substituto,2)os comunicantes,3)a idéia mental da coisa(o significado),4)o referente,5)e o elemento do qual o signo corresponde

  9. O signo em Saussure É ligado ao signo linguístico, é uma estrutura bifacial:significante e significado

  10. O signo linguistico Ele une, não uma coisa e um nomem , mas um conceito e uma imagem acústica, o signo linguístico é, pois, um entidade psiquica de duas faces.

  11. Hjelmslév Encontra espaço semiótico além dos limites linguísticos, concebendo a expressão e o conteúdo

  12. O signo em Peirce/Eco Parte da Semiose, numa funcção triádica:1)Uma base que fundamenta a representação, um signo veículo, constituído a partir do representamem

  13. 2) Aquilo que é representado: o objeto3) o interpretante, ou seja, um signo se dirige a alguém, cria na mente desta pessoa um signo equilvalente, ou mais desenvolvido.

  14. Peirce e Morris Um signo é algo que está no lugar de outra coisa, qualquer coisa que está para alguém no lugar de algo sob determinados aspectos ou capacidades.

  15. Resumindo: • Tudo aquilo que determina que alguma coisa(seu interpretante)se refira a um objeto ao qual ele próprio, signo, de igual maneira se refere( seu obeto) tornando-se o interpretante, por sua vez, um signo, e assim por diante, ad infinitum

  16. Barthes • O signo é como uma moeda: esta vale por certo bem que permite comprar, mas vale também com relação a outras moedas, de valor mais forte ou mais fraco.

More Related