Download
paradigma n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Paradigma PowerPoint Presentation

Paradigma

122 Views Download Presentation
Download Presentation

Paradigma

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Paradigma Prof. marcioiorioaranha Universidade de brasília Faculdade de direito www.marcioaranha.com

  2. LASKI O homemdeveperdertudo para ganharsuaprópria alma LASKI, Harold. The rise of European liberalism. Crows Nest, New South Wales: George Allen & Unwin Ltd, 1936.

  3. Possíveis interpretações(ELAS DEPENDEM DAS VISÕES DE MUNDO) O ser humano deve se desfazer das riquezas materiais para obter a salvação. O ser humano deve conquistar a alforria da lógica econômica para enxergar a complexa gama de ideais humanos. O ser humano somente obtém clareza quanto aos fins que persegue se livre de seus preconceitos.

  4. A psicologia do liberal clássicoÉtica protestante? Laski descrevia os pressupostos dos economistas clássicos. O liberalismo “[t]endo feito da desigualdade um artigo implícito de sua fé, alegam logo a liberdade se lhes negam os meios para alcançá-la” (p. 135). “Eles [os liberais clássicos] época surgiram em uma época cujas conquistas imensas lhes davam títulos de orgulho (...) Vieram as grandes fortunas feitas por parvenus, que ainda no dia anterior, por assim dizer, não pareciam ser coisa alguma; não sem naturalidade deduziram que a carreira estava aberta para o talentoso, e que fixar as normas em seu interesse era também fazê-las no interesse do bem-comum (...) Tinham encontrado, segundo acreditavam, um método para reconciliar a ambição individual e o bem-comum. Somente na época seguinte se reafirmou a velha verdade de que um homem deve perder tudo para ganhar sua própria alma.” (p. 136)

  5. Possíveis interpretações(ELAS DEPENDEM DAS VISÕES DE MUNDO) O ser humano deve se desfazer das riquezas materiais para obter a salvação. O ser humano deve conquistar a alforria da lógica econômica para enxergar a complexa gama de ideais humanos. O ser humano somente obtém clareza quanto aos fins que persegue se livre de seus preconceitos.