1 / 18

Introdução

II CICLO DE DEBATES SOBRE A CIDADE DE CAMPINA GRANDE I SEMINÁRIO PIBID: SUBPROJETOS GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM CAMPINA GRANDE. Daniela Santana de Oliveira - Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, danielasantana.1@hotmail.com.

ramla
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. II CICLO DE DEBATES SOBRE A CIDADE DE CAMPINA GRANDEI SEMINÁRIO PIBID: SUBPROJETOS GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM CAMPINA GRANDE Daniela Santana de Oliveira - Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, danielasantana.1@hotmail.com

  2. A UTILIZAÇÃO DO CINEMA E DA LITERARUA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIAESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE-PB

  3. Introdução • O ensino de Geografia passa por um momento em que necessita de inovações didáticas, visto que as metodologias ancoradas apenas no uso do livro didático estão contribuindo para que o ensino se torne pouco dinâmico, condicionando o desinteresse dos alunos. Mediante a necessidade do aprimoramento da práxis docente em sala de aula e da utilização de novas alternativas metodológicas, esta pesquisa objetiva relatar as experiências vivenciadas com a inserção da literatura e do Cinema nas aulas de Geografia nas turmas do Ensino Médio (1º e 2º ano), do turno da tarde, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo – POLIVALENTE, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado através da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande, PB .

  4. Objetivos • Discutir a importância de utilizar novas metodologias e recursos didáticos nas aulas de Geografia. • Apropriar-se da literatura regional para trabalhar conteúdos geográficos. • utilizar o Cinema como um instrumento complementar de informações sobre as temáticas trabalhadas em sala de aula. • Apresentar os resultados obtidos através do desenvolvimento dessa metodologia em turmas do ensino médio

  5. METODOLOGIA • Pesquisa bibliográfica relacionada à temática; • Observações em loco e análise de questionários, a fim de conhecer o público alvo da presente pesquisa e identificar as problemáticas a serem solucionadas; • Utilização do método humanista visando a valorização do conhecimento que cada discente traz consigo • As atividades de intervenção/colaboração foram realizadas no espaço da Escola Polivalente, Campina Grande-PB, se desenvolvendo a partir de pesquisa em turmas do 1º e 2º ano do ensino médio • .

  6. A literatura é um instrumento didático que vem sendo utilizado para auxiliar na análise do espaço geográfico, abrindo a possibilidade de aprender Geografia a partir da leitura de autores brasileiros, pois é uma fonte de informações geográficas, como as regiões, as paisagens e os aspectos culturais da sociedade em diferentes temporalidades.

  7. A utilização do cinema em sala de aula é uma alternativa metodológica que visa trazer para o ambiente escolar diferenciados olhares a respeito de alguma temática. No ensino de Geografia, torna-se importante na demonstração das relações sociais sobre o espaço, é um recurso atrativo que permite uma maior visão de mundo e estimula o senso crítico, colaborando para que o estudante aprenda a identificar a visão geográfica presente no Filme.

  8. RESULTADOS E DISCURSÕES • Na abordagem referente ao assunto de paisagem, lugar e região, utilizou-se o livro didático e, como um recurso adicional, a música/poema “ Triste Partida”, de Patativa do Assaré. A utilização da música interagiu a turma, explorando a leitura, interpretação e audição dos discentes, visando que cada aluno apresentasse o que havia identificado no texto que relacionasse com o conteúdo estudado, promovendo uma análise de ideias com a discursão de diferentes pontos de vista. obtendo-se resultados satisfatórios, todos disponibilizados no blog criado para divulgação das ações do PIBID de Geografia da UEPB: http://geografianopibid.wordpress.com

  9. Alunos ouvindo a música Triste Partida Fonte: Daniela Santana, 2013.

  10. Com o assunto relacionado à Energia e Mineração, trabalhou-se, inicialmente, utilizando o livro didático para auxiliar na formação dos conceitos e explicação do conteúdo, tendo como um recurso adicional e inovador a exibição do trailer e de um trecho do filme “A última Hora”.

  11. Selecionou-se o Trailer do filme, permitindo uma visão geral do conteúdo presente na obra, instigando o telespectador a querer ver o filme completo. Posteriormente, exibiu-se um trecho do filme que continha depoimentos de cientistas e especialistas falando a respeito da utilização dos recursos naturais na atualidade. • Após a exibição do Filme, realizou-se uma atividade que requisitava a elaboração de um texto dissertativo abordando a temática que foi trabalhada com o livro didático e enfatizada no filme assistido, logo se buscou extrair do discente a opinião a respeito de como esta relação sociedade e natureza, quais as problemáticas e perspectivas, além de incentivá-los ao hábito da escrita.

  12. “O grande problema é como o homem retira e utiliza a energia, por exemplo, a intensificação do consumo dos combustíveis fósseis é responsável por boa parte da poluição ambiental.” • “a humanidade sempre se comportou com egocentrismo e está na hora de mudar enquanto ainda temos tempo.” • “è da natureza que o homem tira suas fontes de sobrevivência, pensando nisto, a humanidade deveria investir mais em uma forma de tira suas fontes de energia sem prejudicar o meio em que vive”.

  13. CONSIDERAÇÕES FINAIS • A aplicação desse método contribui para compreender as relações humanas sobre o espaço, sendo possível extrair da literatura a ótica de mundo de cada autor. Observa-se que as intervenções feitas pelo grupo PIBID promoveram uma boa participação dos alunos, pois a adição da Literatura e do Cinema como alternativa metodológica complementou o trabalho docente, colaborando com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos da Geografia e tornando as aulas mais interativas

  14. REFERÊNCIAS • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. p. 01-109, 2000. • CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In.: ______. (Org.). Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2005, p. 83-133. • CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 16ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. • CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. • COSTA, Patrícia Coelho da. A Disciplina da Pátria: A Geografia Escolar Sob o Olhar de Delgado de Carvalho. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/587.pdf • CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

  15. DIAS, Angélica Mara de Lima; LIMA, Jeyson Ferreira Silva de; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Ensino de Geografia: Linguagem, Representação e Símbolos. IV Fórum Internacional de Pedagogia, Parnaíba: 2012. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ef2a4be5473ab0b3cc286e67b1f59f44.pdf • FERREIRA, Solange T. de Lima. Geografia e Literatura: Percepção do Espaço Vivido. [S.l.], [S.d.] • FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: Proposições Metodológicas e Conteúdos Entrelaçados com a Avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009. • LACOSTE, Yves. A Geografia – Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer A Guerra. 17ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2010. • MELO, Adriany de Ávila; VLACH, ânia Rúbia Farias; SAMPAIO, Antônio Carlos Freire. História da Geografia Escolar Brasileira: Continuando a Discussão. [S.l.], [S.d.].Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/239AdrianyMelo_VaniaRubia.pdf

  16. FRIGOTTO, Tatiane Saffnauer; HOEPERS, Rosa; MUTERLLE, Juliana Carla. A Linguagem Fílmica nas Aulas de Geografia. X Congresso Nacional de Educação: Curitiba, 2011. • KOZENIESKI, Everton de Moraes; et al. O Ensino de Geografia e o Cinema. IV Semana Acadêmica Geografia: Rio Grande do Sul, 2007. • OLIVEIRA, Denis Raimundo de. O Uso do Cinema nas Aulas de Geografia:Proposta De Estudo Da Região Nordeste. Jijoca de Jericoacoara – CE. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura Plena em Geografia) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA, Jijoca de Jericoacoara, 2011.

  17. OLANDA, Diva Aparecida Machado. A geografia e a literatura: uma reflexão. Florianópolis: Geosul, 2008. • PONTUSCHKA, NídiaNacib. Análise dos Planos de Ensino da Geografia. Terra Livre, Pinheiros – SP, V. 2, p. 115-128, Julho de 1987. • PONTUSCHKA, NídiaNacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. • REZENDE, Danyla Martins; PIRES, Lucineide Mendes. A Visão dos Alunos do Ensino Médio Sobre O Ensino de Geografia: Um Estudo de Caso do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, Porto Alegre: 2009. Disponível Em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT4/tc4%20(21).pdf • SCHELBAUER, Marisa Conte; FILIZOLA, Roberto. As Formas Alternativas de Linguagem no Trabalho Pedagógico como Auxiliar na Construção do Raciocínio Geográfico. [S.l.], [S.d.]. • Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1018-4.pdf • SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: 4ª. ed. 1.Reimpr, Editora da Universidade de São Paulo, 2004. • THEVES, Denise Wildner. Literatura e Geografia: Caminhos e Passagens. 10º Encontro Nacional De Prática De Ensino De Geografia, Porto Alegre: 2009. • Disponível Em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(63).pdf CRÉDITOS.

More Related