1 / 11

GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. A Experiência da Colônia de Pescadores/Cametá - Pará. 2008. Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.

Download Presentation

GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. A Experiência da Colônia de Pescadores/Cametá - Pará 2008

  2. Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Curso de Pós- graduação em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação - Gestão do Trabalho Pedagógico Núcleo: Telessala Município: Cametá Professor Orientador:Desirê Luciane Dominschek

  3. GISLANE DAMASCENO FURTADO JOSÉ DOMINGOS FERNANDES BARRA

  4. Instituição onde foi realizado a pesquisa : Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá Endereço: Cidade de Cametá - Pará

  5. JUSTIFICATIVA: - Analisar a Gestão Democrática na ótica dos movimentos sociais a partir da2 vivencia e das práticas implementadas pela Colônia de Pescadores de Cametá; - Mudanças que vem ocorrendo no cenário social, tais como, globalização da economia, revolução tecnológica, restruturação produtiva, que de certa forma privilegia o individualismo, o que vem exigindo um contra ponto ou uma resposta dos movimentos sociais; - Transformações que acarretam mudanças nos padrões de trabalho e por conseguinte, nas relações sociais que reflete na formação humana; - Intenso Movimento de ressignificação Humana a partir dessas entidades. Percebe-se uma articulação dos saberes produzido e construido dentro e fora do espaço escolar.

  6. - Releitura do processo educativo, direcionado ao papel dos Movimentos Sociais neste atual cenário. - Mudanças ocorridas no cenário social, tendo em vista as transformações do papel do Estado na gestão do serviço público. Investigar as práticas de Gestão Democráticas no âmbito da Colônia de Pescadores de Cametá –Pará. OBJETIVO GERAL:

  7. OBJETIVOS ESPECIFICOS: Identificar como vem ocorrendo as práticas de gestão democráticas na Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá; Analisar de que forma a executiva vem trabalhando a formação e a participação dos pescadores/as artesanais nas decisões de sua entidade;. Verificar de que forma a Gestão Democrática provoca alterações nas relações dos sujeitos, consigo, com sua comunidade e com os outros (Estado, sindicato e município) Investigar se a Gestão Democrática nessa entidade, reveste-se de uma proposta que tome como centro a problematização do contexto local, a experiência de vida e de trabalho dos pescadores artesanais.

  8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - Democracia: conceitos históricos de uma construção permanente - A contribuição dos Grego e para a Democracia – O Mito Das Virtudes Democráticas. – Idade Média: o eclipse da democracia - A Gestão Democrática e as Práticas Educativas - A Gestão Democrática e Suas Implicações frente as Políticas Neoliberais - A Configurações do Estado moderno - A política de descentralização e suas influências na gestão da educação - A descentralização da gestão - A Gestão Democrática na Ótica dos Movimentos Sociais - A Importância dos Movimentos Sociais - Novos Desafios para os Movimentos Sociais - Os Pescadores Artesanais na Amazônia - Os Pescadores Artesanais no Baixo Tocantins - Contextualização da Região e do Município de Cametá - A Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá - As Experiências de Gestão Democrática da Colônia de Pescadores de Cametá

  9. METODOLOGIA A metodologia adotada foi bibliográfica e pesquisa participante de forma objetiva, descritiva e qualitativa.

  10. Considerações Finais - Há um movimento de redefinição do sujeito; - Os Movimentos Sociais buscam resignificar conceitos, para mudar concepções e práticas; - O trabalho entendido enquanto princípio educativo e inclusão social.

  11. AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a DEUS, autor da vida e fonte de esperança. Senhor supremo da nossa existência – DEUS, refúgio e fortaleza nas horas difíceis, presença constante em minha vida. A nossa orientadora Profª. Desirê A Nossa Familia, em especial nossos filhos: Luciano, Gabriela e Giuliano reforçandoa idéia de que eles e os das próximas gerações consigam manter vivo o sonho de um mundo melhor para todos, e busquem efetiva-lo, mesmo que a avalanche da competição e do individualismo insista em negar esta possibilidade histórica. Enfim, a todas as pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas com o nosso aprendizado.

More Related