1 / 12

ORDEM DE SERVIÇO

ORDEM DE SERVIÇO. O QUE É UMA ORDEM DE SERVIÇO, RELACIONADA À SEGURANÇA DO TRABALHO?.

pillan
Download Presentation

ORDEM DE SERVIÇO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ORDEM DE SERVIÇO

  2. O QUE É UMA ORDEM DE SERVIÇO, RELACIONADA À SEGURANÇA DO TRABALHO? É um documento que visa minimizar os riscos deacidentes do trabalho e a melhorar odesempenhooperacional e a qualidade da produção , pois descreverá a atividade de cada colaborador, relacionando as questões de segurança e treinamentos necessários para cada função.

  3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL De acordo com a Lei 6.514, 22 de dezembro de 1977, art. 157 Inciso II e com a NR – 1 Íten 1.7 alínea b), está descrito que: Cabe ao empregador, elaborar as Ordens de Serviços sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos: (C=101.002-6=1) • Divulgar as obrigações e proibições; • Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punições, em caso de descumprimento da OS; • Determinar procedimentos em caso de acidente do trabalho, • Medidas adotadas pela empresa para a eliminação/neutralização/minimização da insalubridade e das condições insalubres de trabalho.

  4. OPORTUNIDADES • Melhorar o desempenho operacional através dos treinamentos programados; • Assegurar a realização de treinamentos operacionais; • Reduzir os índices de 2º qualidade ocasionados pelo desconhecimento completo da tarefa/função.

  5. PONTOS INTERNOS • Revisar as descrições de função, assegurando que reflitam a realidade das áreas; • Divulgar as normas internas de conduta; • Usar o documento como ferramenta de integração dos novos funcionários, • Reduzir os índices de acidentes do trabalho • Prevenir perdas em processo trabalhistas;

  6. ESTRUTURA DO DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHADOR – descrever os dados de casdastro do colaborador, como: n° do cadastro, nome, admissão, cargo, função, n° função, turno, departamento. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – é descrição minuciosa de todas as atividades que o colaborador desenvolve durante toda sua jornada laboral.

  7. ESTRUTURA DO DOCUMENTO RISCOS DE OPERAÇÃO - acontecimento possível, futuro e incerto, seja quanto à sua característica (ato ou condição inseguro), seja quanto ao momento em que se deverá produzir (acidente/doença/morte), independente da vontade humana e de cuja ocorrência decorrem prejuízos de natureza econômica. EPI’s –USO OBRIGATÓRIO – considera Equipamento de Proteção Individual, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do mesmo, minimizando assim sua exposição ao risco.

  8. ESTRUTURA DO DOCUMENTO MEDIDAS PREVENTIVAS – é um conjunto de ações existente dentro da empresa ou estabelecimento, que visam reduzir o índice de acidentes ou incidentes, como: Medidas proteção coletiva; Medidas de organização do trabalho; Medidas de higiene e conforto. NORMAS INTERNAS – é um conjunto de obrigações e proibições adiministrativas e de segurança do trabalho, em que o colaborador estará sujeito, mediante sua função.

  9. ESTRUTURA DO DOCUMENTO TREINAMENTO(S) NECESSÁRIO(S) – é conjunto de exercícios práticos que ajudam o crescimento global da empresa que está diretamente ligado ao auto-desenvolvimento humano, com ganho de novas habilidades e conhecimentos pessoais, reduzindo assim possíveis acidentes ou incidentes PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTE – é conjuto de ações que deverão ser desencadeadas pelo colaborador em caso de acidente do trabalho, podendo ser o mesmo especifíco de uma função ou padrão, podendo atender a todas as funções da empresa ou estabelecimento.

  10. ESTRUTURA DO DOCUMENTO CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO – Deverá ser descrito se há ou não a percepção do adicional de insalubridade ou periculosidade (mediante LTCAT). TERMO DE RESPONSABILIDADE– será a concordância entre o contratato para com a contratante, que estará sujeito a punição fundamentada em legislação específica, caso venha o mesmo desrespeitar a Ordem de Serviço.

  11. Coletando os Dados! - Definir a estrutura do documento; - Verificar as descrições das atividades desenvolvidas; - Realizar entrevista com algumas pessoas da função; - Identificar as medidas preventivas; - Classificar os riscos identificados; - Criar as descrições dos riscos identificados e medidas preventivas; - Identificar os EPI´s recomendados para as funções; - Identificar os treinamentos necessários para função - Criar normas de conduta - Elaborar o procedimento em caso de acidente;

  12. QUANDO EMITIR? • Admissão; • Mudança de Função; • Afastamento com mais de 30 dias; • Reabilitação; • Cada 2 anos.

More Related