slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Vai Acontecer PowerPoint Presentation
Download Presentation
Vai Acontecer

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 69

Vai Acontecer - PowerPoint PPT Presentation


  • 89 Views
  • Uploaded on

Mystic. Byte. Se Você Não é Membro. Editorial. Palavras do Grande Mestre. Mensagem do Grande Conselheiro. A Palavra dos Monitores Regionais. Eventos do Mês. Ordem Rosacruz Juvenil. Tradicional Ordem Martinista. Nossas Casas Rosacruzes. Vai Acontecer. Aconteceu.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Vai Acontecer' - viveca


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Mystic

Byte

Se Você Não é Membro

Editorial

Palavras do Grande Mestre

Mensagem do Grande Conselheiro

A Palavra dos Monitores Regionais

Eventos do Mês

Ordem Rosacruz Juvenil

Tradicional Ordem Martinista

Nossas Casas Rosacruzes

Vai Acontecer

Aconteceu

Notícias da Fraternidade

Cultura Rosacruz

Momento de Inspiração

A Região Recomenda

Rir (ainda) é o Melhor Remédio

Mesa de Estudos

Desafio Esotérico

Calendário de Iniciações

Utilidade Pública

Á Luz da Alma

Expediente

Revista eletrônica da Região NE-1 da Ordem Rosacruz, AMORC (PE/PB/AL/RN)

Outubro de 2008 - Ano R+C 3361

slide2

EDITORIAL

UM NOVO CICLO

Mudança é a Lei! Como uma Ordem inciática e tradicional, esta Lei a ela também se aplica. Estamos passando por um período de significativas e importantes mudanças, reflexo desta grande Lei que se manifesta através de ações cósmicamente inspiradas e em harmonia com a Transcendência, para benefício da Humanidade.

Novo Grande Mestre, novo Grande Conselheiro, novos pontos de vista e horizontes... O novo que se mescla e se inspira na experiência dos antecessores, em direção ao objetivo comum: Luz!

O Mystic Byte se congratula com estes novos tempos que, apenas de forma diferente, expressam os mesmos ideais: o anseio de bater ao Portal Místico da Rosacruz em profundo Silêncio, pés descalços pisando solo sagrado, protegidos pela túnica dos Iniciados que, sem forma e impessoalmente, manifestam a Essência Única que nos une qual místico Cordão.

Per Benedictionem Rosae Crucis!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide3

PALAVRAS DO

GRANDE MESTRE

Trabalhando pela Unidade

Há muito trabalho a ser feito e precisamos manter a união da Fraternidade . Cada um de nós, assim como cada Organismo Afiliado, deve ser como uma Luz que brilha iluminando a Senda de todos. Cada Rosacruz é como a chama de uma vela e a união fará com que cheguemos mais longe no horizonte do desconhecido, onde a ignorância viceja, porque é lá que devemos semear conhecimento e sabedoria para o bem dos sere humanos.

Desejo que nossas tarefas possam ser cumpridas, perseverando na busca das Grandes Verdades da AMORC para todo o sempre. Que sejamos dignos, leais e dedicados em prol deste maravilhoso serviço de espargir a Luz aos irmãos que nos rodeiam!

A mim foi confiada a missão de Grande Mestre. Para cumpri-la envidei esforços e obtive muitas bênçãos divinas e muita colaboração em todos os sentidos

Muito obrigado a todos vocês, queridos Rosacruzes!

Sincera e fraternalmente,

CHARLES VEGA PARUCKER

Grande Mestre

(Trecho da mensagem de despedida, publicada à página 1 do O ROSACRUZ, 3º Trimestre de 2008, nº 265)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide4

PALAVRAS DO

GRANDE MESTRE

Novo Grande Mestre

O Frater Hélio de Moraes e Marques, em cerimônia oficiada pelo Imperator da Antiga e Mística Ordem Rosacruz - AMORC, Frater Christian Bernard, no dia 06 de setembro, durante a XXII Convenção Nacional Rosacruz, foi instalado no cargo de Grande Mestre da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa.

Frater Hélio é Estudante Rosacruz desde 1973 e em toda sua trajetória em nossa Ordem vem trabalhando em prol do desenvolvimento do Rosacrucianismo. Nos últimos 10 anos exerceu o cargo de diretor vice-presidente da Grande Loja de Jurisdição de Língua Portuguesa.

A Região NE-1 se congratula com Frater Hélio; que o Grande Mestre seja iluminado em sua missão de conduzir nossa Grande Loja neste novo tempo!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide5

MENSAGEM DO

GRANDE CONSELHEIRO

Nós, do Mystic Byte, ousaremos cometer uma pequena, mas amorosa, ousadia. O Frater Iranildo, ex-Grande Conselheiro, apreciava muito uma expressão bastante conhecida de Louis Claude de Saint-Martin, e que era o título de uma de suas obras. Frater Iranildo elegeu-a, de certa forma, como um “mote” de correspondências e comunicações oficiais. Como uma singela homenagem a seu inestimável trabalho à frente de nossa Região, e à guisa de “sua” mensagem, transcrevemos abaixo a expressão, que fala por si mesma.

SURSUM CORDA!

(Elevai os corações!)

JOSÉ IRANILDO DE ALBUQUERQUE

Grande Conselheiro retirante

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide6

MENSAGEM DO

GRANDE CONSELHEIRO

Algumas Reflexões

Não é preciso muito para vermos que o caminho a percorrer é longo e difícil. Suceder ao Frater Iranildo, dando prosseguimento a um período tão proficiente, senão impossível, apresenta-se de grande dificuldade. Porém, contando com todos os Fratres e Sorores, aliado aos ensinamentos de nossa amada Ordem, temos certeza de que conseguiremos transpor esse obstáculo e, quem sabe, enxerguemos que o verdadeiro “BANQUETE DE LUZES” vivenciado na XXII CONVENÇÃO DA ORDEM ROSACRUZ – AMORC, fez-nos refletir e concluirmos o quanto é bom e tranqüilizador a certeza de que a Ordem Rosacruz nunca esteve tão bem e viva. Seus dirigentes, tanto o nosso Grande Mestre Retirante, hoje Vice-presidente da AMORC INTERNACIONAL, Frater Charles Paruker, quanto o Grande Mestre atual, Frater Hélio de Morais e Marques, e demais diretores, nos dão a todos, essa sensação de paz e a certeza de estarmos no rumo certo.

Nessas muitas reflexões feitas, percebemos também que a oração, faz-nos conscientes de nossa fragilidade. Nelas se busca manter contato com o Ser Supremo rogando por forças, em momentos difíceis. 

(Continua na próxima página)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide7

MENSAGEM DO

GRANDE CONSELHEIRO

Há quem busque junto ao Alto, inspiração para bem conduzir sua existência, em um contexto de dignidade. Também não falta quem se lembre de orar em agradecimento por dádivas recebidas. Ou apenas como forma de entrar em contato com as esferas superiores da Espiritualidade.

Os Livros das Religiões Cristãs existentes, relatam as diversas passagens em que o Mestre Jesus orou. Apesar de puro e sábio, o Mestre não se furtou ao recurso da oração.Trata-se de um eloqüente sinal de que orar é imprescindível ao viver humano. Nas suas orações, o Mestre salientou que o homem deve perdoar, a fim de ser perdoado. Noutro momento, afirmou que o homem deve fazer ao próximo o que gostaria o que ele lhe fizesse. Conclui-se que sempre se deve estar disposto a dar o que se deseja receber, em termos de auxílio e compreensão.

Como é íntimo a nós, Fratres e Sorores, a Ordem Rosacruz – AMORC afirma que as Personalidades-Almas são agentes da Criação. Elas encarnam a finalidade de evoluir e amealhar conhecimentos e virtudes. Assim, adquirem condições de fazer a parte que lhes cabe na Sagrada Obra. Essas Personalidades compõem a natureza. Não é novidade que a inteligência humana integra o Plano Divino. Todo homem tem a missão de colaborar no aperfeiçoamento do mundo em que vive.

(Continua na próxima página)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide8

MENSAGEM DO

GRANDE CONSELHEIRO

Os projetos Cósmicos se realizam pela ação de Suas criaturas. Minúsculos animais, ao atuarem de forma inconsciente, dão sua colaboração na Senda. A luta de incontáveis homens levou à supressão de práticas injustas, como a escravidão e a tortura. Cientistas estão sempre descobrindo a cura de doenças que  infelicitam a Humanidade. As inovações tecnológicas, fruto do labor humano, tornaram a vida mais fácil. Na verdade, o Cósmico se manifesta através dos homens. O atuar humano insere-se, assim, na forma natural pela qual as bênçãos do Criador atingem a Terra. A resposta a suas orações assume o contorno de acontecimentos que o auxiliam e esclarecem. A AMORC, não apenas pode ser, ela é, essa resposta às preces da humanidade, para o atendimento das dificuldades que a rodeiam.

Muitos precisam de orientação prudente e sensata, a fim de não cometerem desatinos. Outros, de uma palavra de compreensão. Alguns estão em vias de desistir, após alguma derrota, e carecem desse tipo de incentivo e esperança. A grande maioria, além dessas benesses, querem se ver livres dos grilhões da ignorância. A ORDEM ROSACRUZ mostra-lhe o caminho a trilhar “... nessa época conflituosa e nesse mundo em transformação...” em que vivem, livrando-os da insipiência, dos dogmas, dos mitos e tabus, dos preconceitos, torna-os, os verdadeiros e únicos “Donos das suas vidas”, os “Senhores do Universo”. Deixe que o bem se manifeste por seu intermédio, por suas ações, suas mãos. Foi esta a maior certeza que restou de nossas reflexões.

GILBERTO CALIXTO

Grande Conselheiro

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide9

A PALAVRA DOS

MONITORES REGIONAIS

Ter Paz

(Neste número, publicamos uma mensagem do novo Grande Conselheiro quando ainda ocupava a função de Monitor Regional. Esta mensagem nos foi enviada para publicação em uma das edições anteriores o que, por falha de nossa redação, não foi feito. Com nossas desculpas agora o fazemos, para que todos possam conhecer um pouco mais de nosso novo Grande Conselheiro).

A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia... Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção. Todavia, o tempo vai nos mostrando que a paz é o resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.

A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé... Ter paz é ter a consciência tranqüila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, se tentou... Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida. Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que diz palavras que constroem. Ter paz é ter um coração que ama...

(Continua na próxima página)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide10

A PALAVRA DOS

MONITORES REGIONAIS

Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas águas se espreguiçam...

Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas. Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não, quando é não que se quer dizer...

Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade... É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer...

Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências...

(Continua na próxima página)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide11

A PALAVRA DOS

MONITORES REGIONAIS

A paz que hoje trago em meu peito é a tranqüilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições. É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insetos... É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo. É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra. É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha, não brigar por ela. A paz que hoje trago em meu peito é a confiança naquele que criou e que governa o mundo...

A certeza da vida futura e a convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que a elas tiver oferecido. Às vezes, para manter a paz que hoje mora em meu peito, é preciso usar um poderoso aliado chamado silêncio. Lembrar-me de usar o silêncio quando ouvir palavras infelizes. Quando alguém está irritado. Quando a maledicência me procura. Quando a ofensa me golpeia. Quando alguém se encoleriza. Quando a crítica me fere. Quando escuto uma calúnia. Quando a ignorância me acusa. Quando o orgulho me humilha. Quando a vaidade me provoca.

O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo, por isso é uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz.

Pense nisso!

GILBERTO CALIXTO

Monitor Regional

Capítulo R+C Boa Viagem – Assuntos Legais e Fiscais

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide12

A PALAVRA DOS

MONITORES REGIONAIS

Luz Eterna

(O texto a seguir foi enviado pelo Frater Paulo Afonso dos Reis, Monitor Regional da Loja Rosacruz João Pessoa. Frater Paulo Afonso não é o autor do texto, e desconhece quem seja. Comungamos com o Frater, quando ele nos fala sobre a beleza e profundidade do texto).

A luz deve ser levada a todos os lugares em que existam as trevas. Para este propósito, não temos muita escolha a não ser o da ausência de vícios e algumas poucas virtudes. De resto, só podemos verificar a nossa vontade e firme determinação de progresso na Senda Espiritual.

O Fogo, princípio ígneo e perpétuo, purifica, através de suas emanações astrais, o Homem de Desejo que aspira pela verdade. O calor da luz dá ao homem que se esforça por se auto regenerar, a Sabedoria, e sua luz ilumina espiritualmente a mente inquiridora do Homem de Desejo. A ciência original do homem brilha em todo seu esplendor nos antigos Mistérios, onde ela ainda está presente. Ela foi depositada no Templo de Salomão e erigido na Cidade Santa à Glória do Eterno, que ali passou então a residir. Ante nós está o que resta deste Templo, destruído pela cobiça e vaidade dos homens e seus vícios; cabe somente a nós poder enxergar esta verdade. Porém, o Santuário do Templo revive novamente dentro de cada um dos Iniciados, e ele está ao abrigo de augustas e eternas verdades, não sob o amparo de títulos ou graus, mas sim atrás da purificação do Ser Interior. Por este motivo, o homem que não trabalhar seu interior e burilar a sua pedra bruta, só será espiritualista no aspecto formal e jamais no aspecto espiritual.

(Continua na próxima página)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide13

A PALAVRA DOS

MONITORES REGIONAIS

A Iniciação nos coloca simbolicamente diante do Umbral da Vida. Este Umbral da Vida tem duas colunas, as quais representam as Forças que são vosso dever equilibrar, pois nós somos, no plano da forma, agentes da Unidade.

O crescimento interior implica na assimilação de novas idéias e ideais, e o atingimento de planos mais elevados de pensamentos e atitudes. Não existe nada neste processo que seja conversão rápida e temporária ou entusiasmo passageiro. Como todo o crescimento verdadeiro é duradouro, o processo de regeneração é lento e gradual, com seus períodos de sofrimento, desapontamento, frustração e desencorajamento.

Todavia, em nosso sincero esforço para equilibrar as forças opostas representadas pelas colunas, gradualmente virá a vós uma sensação de Princípio Divino em ação. Uma expansão pacífica do Eu interior e um sentimento de bem estar físico e espiritual. Virá também a realização da morte das atrações inferiores, que antes mantinham a personalidade agitada, e haverá uma nova concepção de felicidade e progresso espiritual. As perspectivas continuarão a se alargar e sereis capaz de enfrentar os problemas da vida com a segurança d’Aquele que conhece.

Que a Luz Cósmica nos Ilumine Sempre!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide14

EVENTOS DO MÊS

TODOS OS MESES

CONVOCAÇÕES RITUALÍSTICAS

Na verdade, toda semana... A Convocação Ritualística, de Templo, Pronaos e Ordem Juvenil, é o ponto alto das atividades do Organismo Afiliado. É nela que o estudante Rosacruz pode se harmonizar, junto com seus Fratres e Sorores, com níveis mais elevados de consciência e prestar, da mesma forma, auxílio espiritual e esotérico a toda a humanidade. Procure saber dos dias e horários das Convocações em seu Organismo Afiliado, e participe. Servir, sempre!

REUNIÕES ADMINISTRATIVAS

Os Organismos Afiliados da AMORC realizam, mensalmente, sua Reunião Administrativa, onde são abordados todos os temas pertinentes à administração do Organismo Afiliado, como as contas, os gastos, a construção, o trabalho das Comissões, a expansão, etc. Você sabe em que dia se realiza a Reunião Administrativa em seu Organismo Afiliado? Participe!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide15

EVENTOS DO MÊS

TODOS OS MESES

  • Relatórios para a GLP
  • Lembramos aos Secretários dos Organismos Afiliados que, conforme o Manual Administrativo, Seção 9 e suas subseções, da necessidade de, até o dia dez de cada mês, enviarem à Grande Loja os relatórios abaixo, com cópias para o Monitor Regional e o Grande Conselheiro:
  • Cópia da ata da Reunião Administrativa;
  • - Relatório mensal de atividades ritualísticas e culturais;
  • Relatório mensal financeiro;
  • Relatório mensal das atividades da Ordem Juvenil;
  • - Relatório mensal do Acordo de Afiliação;
  • Relatório trimestral da Orientadora de Columbas (para Lojas e Capítulos).

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide16

EVENTOS DO MÊS

EM OUTUBRO

Dia da Ordem Rosacruz Juvenil

Dia 12 de Outubro, os Organismos Afiliados realizam o Encontro R+C de Pais e Filhos. Neste dia, conversamos sobre assuntos correlatos para a expansão da Ordem Rosacruz Juvenil, sobre a importância do rosacrucianismo na harmonia da vida familiar, realizamos vivências conjuntas pais-filhos, assistimos juntos a um filme (com direito a pipoca e guaraná), e poderemos até terminar com uma Convocação da Ordem Juvenil.

Participe!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide17

EVENTOS DO MÊS

FAÇA UMA VISITA !

Informe-se no Organismo Afiliado mais próximo sobre a programação de suas atividades e eventos do mês. Clique, abaixo, sobre o mapa do Estado para ver a relação de seus Organismos Afiliados.

R. G. do Norte

Alagoas

Paraíba

Pernambuco

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide18

ORDEM ROSACRUZ JUVENIL

DINAMISMO E MUDANÇAS EM TODA A REGIÃO

Se você prestar atenção (e nem precisa muita), com certeza notará uma discreta efervescência em relação à Ordem Juvenil, em quase todos os Organismos Afiliados. Este sentimento certamente começará a ser cada vez mais evidenciado através de ações de incrementação das atividades da Ordem Juvenil em toda a região. Caso você ainda não saiba, a Ordem Juvenil se constitui numa ordem destinada ao despertar místico de seus membros, e se chama Ordem Rosacruz Juvenil dos Portadores do Archote. Como na Ordem Rosacruz “de adultos”, eles também têm suas monografias com interessantíssimos temas. Veja só alguns deles:

Porque realizamos rituais - Por que usamos incenso? - Por que não sopramos as velas? - Assim Seja! Descubra os Cinco Sentidos – Descubra a Vida que Há nas Plantas – A Vida em Nosso Corpo – Vibrações e Sons Vocálicos – Pessoas Famosas – Tempo e Espaço – Relaxamento e Respiração – O Código Rosacruz de Vida.

Têm, também, um ritual simples mas de grande profundidade e beleza, conduzido por eles próprios sob a coordenação de um Frater ou Soror, e que pode ser assistida por convidados que não sejam membros. Neles, realizam experimentos, trocam impressões, meditam, e se preparam para, não só serem os místicos do futuro, como também para assumirem a direção de nossa Ordem.

Pense na importância disso...!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide19

ORDEM ROSACRUZ JUVENIL

ORDEM ROSACRUZ JUVENIL DOS PORTADORES DO ARCHOTE

Confira as atividades da Ordem Juvenil em seu Organismo Afiliado, procure a Coordenação, e solicite ser convidado para assistir ao ritual (você precisa ser convidado pelos próprios membros da O.J.); terá uma grande surpresa em verificar que filhos e filhas de Rosacruzes estão sendo preparados para levar adiante, de uma forma maravilhosa, profunda, completa e responsável, a Sagrada Luz que nos foi confiada!

Os trechos a seguir são parte do ritual de Convocação da Ordem Juvenil:

“A VIDA PROVÉM DE UMA ÚNICA FONTE. NO CÓSMICO, TODO O SER É UNO.”

“O AMOR É A VIDA E A LUZ DE TODAS AS COISAS DO UNIVERSO. O AMOR É A FORÇA QUE UNE TODOS NÓS.”

Procure colaborar nesta obra de ampla visão e amor, não só participando, quando possível, das atividades da Ordem Juvenil, mas respeitando o espaço físico e conceitual a eles destinado e se conscientizando do fato importante de que eles são membros de uma “Ordem dentro da Ordem”.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide20

ORDEM ROSACRUZ JUVENIL

DATAS IMPORTANTES EM OUTUBRO

  • Datas significativas no mês de Outubro, que podem ser utilizadas para atividades da Ordem Juvenil nos Organismos Afiliados:
  • Dia 04 – Dia da Natureza
  • - Dia 12 – Dia da Criança (veja a seção Eventos do Mês, nesta edição)
  • - Dia 14 - Dia da Ciência e da Tecnologia

Digno Mestre, use este espaço para divulgar as notícias, eventos, novidades e informações sobre a Ordem Juvenil de seu Organismo Afiliado (peça ajuda aos Fratrinhos e Sororinhas, eles adorarão participar...!).

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide21

TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA

O QUE É O MARTINISMO

"O amor e a prece do homem são mais fortes que seu destino"

"Muitas vezes ouço falar-se no mundo em servir Deus; mas não ouço falar-se em servir a Deus, pois bem poucos sabem o que seja isso".

Essas frases, inspiradas pelo Amor Divino, do Venerável Mestre, Louis-Claude de Saint-Martin - nosso Iniciador por afiliação - demonstram a profundidade de sua filosofia; brilham em seus escritos como uma homenagem a Deus, falando de servir a Deus e não de servir Deus.

Essa distinção é muito importante, pois subentende que deveríamos estar à disposição dos poderes superiores para manifestar alguma coisa.

Servir a Deus é, portanto, o desejo Martinista que emprega seus esforços pessoais no trabalho pelo qual pretende tornar-se, algum dia, um agente da Divindade, aplicando a Sabedoria de Deus no meio terrestre em que vivemos. O Martinismo, na senda que escolheu, complementa a da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide22

TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA

Se você, membro da AMORC, quiser conhecer a Tradicional Ordem Martinista – TOM, mais de perto, pode escrever para a Grande Loja e solicitar um exemplar do livreto Luz Martinista, que contém informações completas sobre o Martinismo e a Tradicional Ordem Martinista, ou procurar, em seu Organismo Afiliado, maiores informações, através do contato com os Irmãos e Irmãs Martinistas.

"Permanecemos desconhecidos no mundo para que as nossas obras sejam duradouras e perenes" .

Louis-Claude de Saint-Martin

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide23

TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA

HEPTADAS DE NOSSA REGIÃO

Informe-se nas Heptadas sobre dias e horários dos Conventículos.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide24

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

FINALIDADES DOS ORGANISMOS AFILIADOS

PRIMEIRA: Prover ambiente adequado e instalações apropriadas, nos quais os Membros da Ordem possam desenvolver atividades rosacruzes em conjunto.

SEGUNDA: Constitui lugar onde os rosacruzes possam aprender a reverenciar o Princípio Divino de todas as coisas e trabalhar em prol da humanidade.

TERCEIRA: Constituir lugar onde pessoas de mesma mentalidade e interesse comuns possam se associar para estudar os aspectos da vida; debater e analisar novas descobertas e experiências; encontrar outras pessoas de mentalidade afim de formar laços de companheirismo e fraternidade.

QUARTA: Servir como lar espiritual, onde personalidades afins possam se reunir em comunhão e harmonia, de modo a desfrutar felicidade.

QUINTA: Criar um ambiente social que proporcione diversão, recreação e revigoramento para os fatigados obreiros da seara mística. O riso e a alegria devem se constituir um meio de descontração.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide25

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

FINALIDADES DOS ORGANISMOS AFILIADOS

SEXTA: Existir como lugar onde a melhor literatura possa ser encontrada, as melhores palestras possam ser ouvidas e a melhor música apreciada.

SÉTIMA: Constituir lugar onde qualquer estudante rosacruz possa ser Iniciado na Ordem e progredir na Senda, tornando-se um real e prático servidor da humanidade.

OITAVA: Tornar-se laboratório onde possam ser realizados experimentos rosacruzes.

NONA: Funcionar como escola de aprendizado e campo de experimentação, onde possam ser demonstradas as leis cósmicas aplicadas à filosofia mística rosacruz.

DÉCIMA:Como última e mais importante finalidade, os Organismos Afiliados rosacruzes devem ser locais onde a tolerância, o perdão, a paciência e a retidão de comportamento e caráter sejam observados e praticados, pois aí está a chave da Maestria.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide26

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

LOJA ROSACRUZ RECIFE COMEMORARÁ 50 ANOS

Já foram iniciados os trabalhos de preparação da comemoração dos 50 anos da Loja Rosacruz Recife, que se dará, provavelmente, em novembro de 2009. Uma Comissão especialmente formada para tal fim já está de mangas arregaçadas, no cuidadoso e árduo trabalho de organização deste importante evento. Em nossos próximos números, daremos mais detalhes sobre a preparação do evento. Podemos apenas adiantar que até um livro está sendo escrito, com a história desta Loja, que é o ponto de partida do rosacrucianismo na região.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide27

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

VÍDEO COMEMORATIVO DOS 25 ANOS DO CAPÍTULO BOA VIAGEM

Ainda nas comemorações de seus 25 anos, em fevereiro, o Capítulo Rosacruz Boa Viagem lançou um vídeo, simples porém altamente significativo, alusivo à data. Elaborado e produzido por Membros do próprio Organismo Afiliado, o vídeo agora está à disposição de todos no site Youtube. Abaixo, está o link para o Youtube, com o vídeo. Para assistí-lo, será necessário estar conectado à Internet; bastará, então, clicar sobre o link.

Clique aqui para assistir ao vídeo no Youtube.

Ao lado, Frater Elias, da GLP, cumprimentando o Frater Felipe Travassos, nosso querido “Alex Kidd”, responsável pelo vídeo, após a “avant premiére”.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide28

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

ATIVIDADES DA LOJA RECIFE RECEBEM EXCELENTE DIVULGAÇÃO

Parabéns à Loja Rosacruz Recife pela excelente divulgação de suas atividades, que vem fazendo através de e-mail. A Loja criou uma lista de discussão própria, com a finalidade primeira de divulgar, rápida e eficientemente, todas as suas atividades, o que tem sido realizado com sucesso. Aqueles que quiserem receber sempre a programação da Loja, poderão entrar em contato com a Soror Azelí Viegas, Digna Secretária, através do email azeli_viegas@hotmail.com e solicitar a inclusão na Lista.

Na próxima página, um exemplo da programação da Loja, com as atividades do dia em que se realizou a Cerimônia In Memoriam. Parabéns!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide29

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

ATIVIDADES DA LOJA RECIFE RECEBEM EXCELENTE DIVULGAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO, 20/09/2008:

Às 8h30min, o dia se iniciará com o Auxílio Espiritual no Templo da Loja privativo dos membros de Templo. Logo após, acontecerá o desjejum com a bênção dos alimentos para todos os membros presentes.

Em seguida, iniciar-se-á uma manhã de reflexões sobre o rosacrucianismo, com dinâmicas de grupo e reflexões, sempre ao cargo de uma pessoa capacitada. Todos os Rosacruzes estão convidados a comparecer e juntar sua luz à de outros Rosacruzes.

Às 12h00 será interrompido o trabalho para o almoço e, às 13h30min, retomar-se-ão os trabalhos com a exibição de um filme. Logo a seguir, haverá um debate até às 15h45min sobre o conteúdo do filme.

Às 16h os membros da Classe dos Artesãos se recolherão no Templo para suas atividades.

Às 18h30, Cerimônia 'In Memoriam', na frente da Loja, em sua área externa, seguida de ágape.

A Cerimônia Rosacruz “In Memoriam”, também conhecida como “Festa da Pirâmide”, é realizada em 23 de setembro ou próximo deste dia. Ë uma atividade semipública da AMORC. Nesse dia, são homenageados nossos Imperatores anteriores.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide30

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

PLANO DE GESTÃO DO PRONAOS ROSACRUZ ARCOVERDE

Dentre os Planos de Gestão enviados ao nosso Digno Grande Conselheiro, Frater Gilberto Calixto, destaca-se o do Pronaos Rosacruz Arcoverde. Claro, dinâmico e arrojado, o Plano de Gestão mostra as metas a serem atingidas e os mecanismos de ação, inclusive com as fontes de recursos necessários para a sua consecução, bem definidas. Eis um exemplo claro do que nossas Casas Rosacruzes são, TODAS, capazes de realizar.

E você? Conhece o Plano de Gestão de seu Organismo Afiliado? Procure o Mestre e os Oficiais Administrativos, e engage-se na consecução do SEU Plano de Gestão. Participe!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide31

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

PALESTRAS E VIVÊNCIAS ROSACRUZES EM CARUARU E GARANHUNS

Dois dias memoráveis! Assim poderíamos descrever o trabalho místico-cultural realizado no Pronaos Caruaru e no Grupo de Divulgação (GD) de Garanhuns, pelo Monitor de Assuntos Culturais, Frater Reginaldo Leite da Silva. Com uma frequencia de cêrca de 45 pessoas, entre Membros Rosacruzes e convidados, Frater Leite apresentou, em Caruaru, uma maravilhosa vivência mística, seguida de experimentos rosacruzes devidamente adaptados para a ocasião. Já em Garanhuns, Frater Leite apresentou, além de uma vivência mística, uma palestra sobre o significado místico das letras hebraicas.

Parabéns à iniciativa destas nossas Casas Rosacruzes!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide32

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

FRATER DA LOJA JOÃO PESSOA PARTICIPARÁ EM EVENTO INTERNACIONAL

Com muita honra, noticiamos a participação do Frater Vitor Lins Oliveira, Oficial da Loja Rosacruz João Pessoa, historiador e estudioso das origens mais profundas do rosacrucianismo, no Ciclo Internacional de Estudos do Imaginário, evento que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro próximo em Recife (PE).

Frater Vitor apresentará dia 8, quarta-feira, o trabalho intitulado “A Origem Mítica do Rosacrucianismo”, estudo de sua autoria, no qual aborda aspectos psicológicos, sociológicos e mitológicos que deram origem à corrente de pensamento que se transformou no que é hoje o rosacrucianismo.

O evento será realizado no Park Hotel, à Rua dos Navegantes, 9, no Bairro de Boa Viagem. Nós, do Mystic Byte, iremos prestigiar este importante trabalho de nosso Frater e de nossa Ordem. Você também está convidado!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide33

NOSSAS CASAS ROSACRUZES

LOJA JOÃO PESSOA NO GOOGLE EARTH

O Frater Jailson Coutinho, da Loja Rosacruz João Pessoa (PB) informa que ela pode ser localizada de qualquer computador conectado à Internet, através do Google Earth, programa de localização de lugares via satélite, ou do Googlemaps, complemento do Google Earth.

Como fazer: entre no Google Earth (você deverá tê-lo instalado em seu computador) e no alto da divisão que surgirá na esquerda, clique sobre a guia Localizar Empresas e, no campo correspondente, digite: “loja rosacruz joão pessoa, amorc” (exatamente dessa forma mas sem as aspas). Você verá o globo terrestre se mover e se aproximar até surgir um pequeno marcador vermelho mostrando a localização da Loja. Dê, então, duplo clique sobre o marcador, e a imagem se aproximará até que você possa ver o teto do Templo da Loja, o estacionamento e os edifícios da Ordem Juvenil, Pronaos e Heptada. Excelente!

Caso você tenha dificuldade, peça ajuda a alguém mais experiente. Valerá a pena!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide34

VAI ACONTECER

TRIGÉSIMO TERCEIRO ENCONTRO DE RECOLHIMENTO INTERIOR

Nosso próximo ERIN, o trigésimo-terceiro, já está com época marcada; será em julho de 2009, em Lagoa Seca, na Paraíba. Em nossos próximos números detalharemos todas as informações necessárias à participação de todos. Agora incluindo atividades martinistas, inclusive um Conventículo, o próximo ERIN trará, certamente, momentos de profunda comunhão mística e elevação espiritual.

As maravilhosas atividades já conhecidas, a introdução de experimentos especiais e o aprofundamento do significado místico do Silêncio, conduzirão o Buscador a um estado de harmonia e paz impossível de ser obtido no bulício e agitação do mundo exterior.

Nas proximas páginas, apresentamos alguns momentos do Trigésimo-Segundo ERIN, para mostrar um pouco do local que nossos corações rosacruzes já se acostumaram chamar de “o Mosteiro”.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide35

VAI ACONTECER

TRIGÉSIMO TERCEIRO ENCONTRO DE RECOLHIMENTO INTERIOR

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide36

VAI ACONTECER

TRIGÉSIMO TERCEIRO ENCONTRO DE RECOLHIMENTO INTERIOR

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide37

VAI ACONTECER

TRIGÉSIMO TERCEIRO ENCONTRO DE RECOLHIMENTO INTERIOR

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide38

VAI ACONTECER

CONVENÇÃO REGIONAL

Já marcada para setembro de 2009 nossa Convenção Regional, integrada com as Regiões BA-1 e CE-1. A organização já se encontra adiantada, e, mesmo sem ainda entrar em maiores detalhes (o que faremos nas próximas edições), podemos adiantar que será uma convenção inesquecível.

A convenção será levada a efeito num dos maiores (se não o maior) e mais mais prestigiosos espaços do Recife, e a programação que está em elaboração contemplará uma grandiosa abertura, excelentes palestras, vivências místicas, Convocações Ritualísticas de Pronaos, Templo e Ordem Juvenil, Conventículos Martinistas, meditações abertas, forum com Oficial da GLP, um maravilhoso encerramento seguido de animado jantar dançante e muito mais...

Visualize desde já sua participação! Prepare-se! Organize-se! Crie! Esteja, AGORA, na Convenção Regional!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide39

VAI ACONTECER

REUNIÃO DO CONSELHO DA REGIÃO NE-1

Será nos dias 22 e 23 de novembro próximo a Reunião do Conselho da Região NE-1, da AMORC. Como todos sabem, o Conselho da Região NE-1 é presidido pelo Grande Conselheiro, e formado pelos Monitores Regionais. Participam, também, da Reunião, todos os Mestres de Pronaoi, Capítulos, Lojas e Heptadas, Mestres-Auxiliares e Secretários.

A reunião será realizada na Loja Rosacruz Recife que, gentilmente, cedeu suas instalações para este significativo evento.

Importantes decisões serão tomadas para o progresso de nossa Região e da AMORC. Em nosso próximo número noticiaremos as novidades.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide40

ACONTECEU

JORNADA DE PRÁTICAS MÍSTICAS E EXPERIMENTOS ROSACRUZES

O Capítulo Rosacruz Boa Viagem está promovendo uma jornada de práticas místicas, evento importantíssimo em função de sua natureza eminentemente prática. A cada quinze dias o Frater Reginaldo Leite, Monitor Regional para Assuntos Culturais e membro do Organismo Afiliado (onde também serve como Capelão), dirige uma série de experimentos rosacruzes especialmente adaptados para utilização no dia-a-dia do estudante rosacruz. Sempre às quartas, às 20h00, os participantes se reúnem para a vivência do conhecimento rosacruz, através da prática dos experimentos. Parabéns ao Capítulo. Participe!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide41

ACONTECEU

JORNADA DE PRÁTICAS MÍSTICAS E EXPERIMENTOS ROSACRUZES

Também o Capítulo Rosacruz Olinda-Paulista realiza, todas as quartas, a partir das 19h30, a jornada de práticas místicas, conduzida pelo Frater Laelson Baima, Monitor Regional. Participe!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide42

ACONTECEU

ESCOLA DE MESTRES NA NE-1

Nossa Região teve a honra de realizar, em fevereiro último, a especial atividade denominada Escola de Mestres. Conduzido pelo Frater Elias Nemir, Gerente Rosacruz da GLP, o evento constituiu-se numa oportunidade inestimável de conhecermos inúmeros e profundos aspectos e detalhes da administração dos Organismos Afiliados. A Escola de Mestres foi levada a efeito como parte das comemorações de 25 anos de fundação do Capítulo Rosacruz Boa Viagem.

Nas páginas seguintes, alguns flagrantes do evento.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide43

ACONTECEU

ESCOLA DE MESTRES NA NE-1

Boas vindas!

Um pouco da atenta audiência.

Da esquerda para a direita: Frater Elias Nemir, da GLP; Frater Iranildo, Grande Conselheiro da época, e Frater Gilberto Calixto, atual Grande Conselheiro.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide44

ACONTECEU

ESCOLA DE MESTRES NA NE-1

Frater Elias, ministrando a Escola.

Um momento de descontração.

Mais um pouco da atenta audiência.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide45

ACONTECEU

ESCOLA DE MESTRES NA NE-1

Assuntos e mais assuntos: aprendizado!

Fratres e Sorores da Bahia.

Frater Elias, uma simpatia!

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide46

ACONTECEU

ESCOLA DE MESTRES NA NE-1

Frater Elias e jovens Oficiais do Capítulo Boa Viagem.

Frater Elias, Soror Joyce do Capítulo Boa Viagem e Frater Iranildo, então Grande Conselheiro.

O banner alusivo à Escola de Mestres.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide47

ACONTECEU

CONVENÇÃO NACIONAL

Nossa Região se fez representar na última Convenção Nacional, através de um significativo número de Frateres e Sorores, de diversos Organismos Afiliados.

Todos foram unânimes em confirmar os momentos de enlêvo, inspiração, alegria, harmonia e fraternidade vividos.

Nas próximas páginas, alguns flagrantes de Membros da Região NE-1, na Convenção.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide48

ACONTECEU

CONVENÇÃO NACIONAL

Animado grupo de Fratres (um só...) e Sorores (oito!) da Loja Recife e Capítulo Boa Viagem, no saguão do Teatro Guaíra.

O Imperator, Frater Christian Bernard, o Grande Mestre, Frater Charles Parucker e sua esposa, Soror Mercedes Palma. Á esquerda, o Pronaos Arcoverde muito bem representado por duas de suas Sorores.

Sorores de nossa Região na Grande Loja, junto ao acesso ao Memorial de Akhenaton

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide49

ACONTECEU

CONVENÇÃO NACIONAL

Uma amostra dos jardins da Grande Loja, fruto do click da Soror Lígia Tavares, do Capítulo Boa Viagem

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide50

SE VOCÊ TIVER FOTOS TIRADAS NA CONVENÇÃO NACIONAL, E ACHA QUE ELAS FICARÃO BEM NO MYSTIC BYTE, ENVIE-NAS! TEREMOS PRAZER EM PUBLICÁ-LAS. PARTICIPE!

ACONTECEU

CONVENÇÃO NACIONAL

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide51

ACONTECEU

TRANSIÇÃO DE UM ROSACRUZ

Com pesar, noticiamos a transição, em Setembro último, do Frater Moacir Lopes de Mendonça, fundador do primeiro Organismo Afiliado em Recife, que foi a semente do Rosacrucianismo em nossa Região.

Recebendo toda a orientação, primeiro diretamente do Frater Ralph Lewis, Imperator, depois da Soror Maria Moura, Grande Mestre, Frater Moacir foi um desbravador da Luz Rosacruz no hercúleo e solitário trabalho de fundar o primeiro Pronaos da Região. Tendo dedicado toda sua vida à nossa Ordem, ocupou os mais diversos cargos: Mestre de Pronaos, Guardião, Arquivista, Mestre de Capítulo, Mestre de Loja, Tesoureiro, Capelão, Mestre Iniciático, afora as inúmeras Comissões nas quais atuou.

Aposentado, Frater Moacir residia na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Por ocasião de sua transição, a Loja Rosacruz João Pessoa, em nome da Ordem à qual se dedicou com tanto carinho e amor, prestou-lhe uma última homenagem realizando a Cerimônia Fúnebre de corpo presente.

Frater Moacir Mendonça, de óculos, com a Soror Ana Augusta de Carvalho e o Frater Armando Pacheco, numa data festiva no Capítulo Rosacruz Boa Viagem, por volta dos anos 80.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide52

NOTÍCIAS DA FRATERNIDADE

VIAGEM MÍSTICO-CULTURAL

AÇORES

Todos os Membros devem, já, ter recebido o folder anunciando mais esta maravilhosa viagem. Desta vez, será para os Açores, com participação na Convenção Européia, em Barcelona e na iniciação Atlante, na ilha do Faial, nos Açores. Os Rosacruzes sabem da importância iniciática dos Açores, e sentir-se-ão motivados a se planejarem, visualizarem, criarem mentalmente sua presença em tão importante acontecimento.

Se você não tiver recebido o folheto, todos os detalhes podem ser obtidos no site da GLP, bastando clicar sobre a capa do folder, ao lado.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide53

NOVA ADMINISTRADORA INSTALADA

Em abril passado, foi instalada pelo Imperator, na função de Administradora das atividades da Ordem na Filândia, a Soror Païvi Tuominen-Kämäräinen. As atividades naquele país crescem lenta, porém estavelmente, sustentadas e estimuladas pela Grande Loja da Jurisdição de Língua Escandinava.

NOTÍCIAS DA FRATERNIDADE

“Os Rosacruzes Desfazem o Sigilo”

É o título de um livro que está sendo preparado por uma equipe liderada pelo Frater Serge Toussaint, Grande Mestre da Jurisdição de Língua Francesa, e que todas as Grandes Lojas deverão publicar em breve. Conterá exemplos de monografias totalmente adaptadas ao público e algumas dissertações cuidadosamente escolhidas. O trabalho complementará a filosofia de expansão da Ordem, dualizando as obras existentes sobre a história da Rosacruz ao apresentar uma amostra, para o púbico, de seu ensinamento.

CONVENÇÃO EM REGGIO CALÁBRIA (Itália)

Em março deste ano, nosso Imperator, Frater Christian Bernard, participou de uma Convenção em Reggio Calabria, na Itália, totalmente dedicada a Pitágoras.

Uma homenagem a nosso Frater Pitágoras foi levada a efeito, através da realização de um magnífico drama ritualístico.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide54

PRIMEIRO GRANDE CONSELHEIRO

O primeiro Grande Conselheiro da Hungria (que possui uma Administração, e não, uma Grande Loja), é o Frater Ferenc Varga, instalado no Dia da Meditação para a Paz.

H. Spencer Lewis, o músico

JURISDIÇÃO PREPARA LANÇAMENTO DE FORUM NA INTERNET

A Jurisdição para Países de Língua Inglesa para as Américas está preparando um forum na Internet para troca de idéias sobre diversos assuntos, como a Paz e a Ecologia, por exemplo. Poderá participar qualquer membro ou não membro. Outras Grandes Lojas também estão preparando projetos semelhantes. Vamos aguardar.

Uma foto rara que mostra nosso primeiro Imperator tocando violoncelo.

NOTÍCIAS DA FRATERNIDADE

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide55

CULTURA ROSACRUZ

ECOS DO PASSADO

O Frater Ralph Maxwell Lewis, ex Imperator (filho de H. Spencer Lewis), à esquerda, complementando as explicações sobre o simbolismo da estola de Grande Mestre ao então recém-instalado (a cerimônia acabara de ser realizada) Grande Mestre da França, Frater Raymond Bernard, pai de nosso atual Imperator, Frater Christian Bernard. Á direita, o Barão Frater G. Cassara di Castellammare, Grande Mestre da Itália. Era o ano de 1956.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide56

Quando não vislumbramos saída em uma situação muito difícil, ou emergencial, há uma técnica mística que, não obstante sua extrema simplicidade, já provou sua eficácia inúmeras vezes. Ei-la:

- Relaxe profundamente, inspirando, retendo a respiração por breves segundos, e exalando, suavemente.

- Visualize a Egrégora Rosacruz (veja a capa desta edição), brilhando no Cósmico.

Projete-se para o interior desta pirâmide, consciente de que está se aproximando do Deus do seu Coração e dos Mestres Cósmicos.

- Neste estado, agradeça a Deus, de todo o coração e com a maior sinceridade, por seu problema já tersido resolvido!

- Encerre o experimento confiantemente e retome suas ocupações.

Na linha temporal nosso problema, inevitavelmente, terá um fim. Com este experimento podemos acelerar a solução, pois saímos da dimensão temporal e nos situamos no plano atemporal da Realidade Divina. A prática do agradecimento sincero implica uma visualização e uma entrega total ao Poder Divino, dentro e fora de nós. A eficácia do experimento está em relação direta ao nosso grau de entrega, confiança e sinceridade. Repita-o ao menos uma vez ao dia.

CULTURA ROSACRUZ

UM EXPERIMENTO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide57

MOMENTO DE INSPIRAÇÃO

Parte de mim,Misturada no Todo e reflexo do Eu Perfeito...Sonho adormecido na vigília.Eu, guardado na roupa humanaE na mente imperfeita.Parte de mim,Escondida e banhada em mistérios,Enigma da vida e da morte,Realidade absoluta de seres relativos.Parte de mim,Luta para ser únicaNa senda que a liberta do trino em manifestação,Fundindo-se na Luz MaiorParte de mim...Alma em crescimento...Rosa ainda em Cruz.

Parte de Mim

(Poema de autoria da Soror Caroline Nascimento, do Capítulo Boa Viagem)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide58

A REGIÃO RECOMENDA

Livro do Mês

MENSAGENS DE UMA INICIADA ROSACRUZ

Conhecida, admirada e respeitada por sua discrição e simplicidade, Jeanne Guesdon merece o reconhecimento dos rosacruzes pelo trabalho desenvolvido junto a H. Spencer Lewis e depois com Ralph Lewis. Mística, auxiliou a implantação da AMORC na França. Após ocupar vários cargos de confiança, serviu como Grande Mestre e foi sucedida pelo Frater Raymond Bernard, pai do atual Imperator, Frater Christian Bernard.

Dexou mensagens inspiradoras, agora compiladas e editadas em forma de livro, primeiro pela Grande Loja francesa, e agora pela Grande Loja de Língua Portuguesa. Constam desta obra: a bondade; Tempo perdido; Solidariedade; Símbolos; A Paz Profunda; O Silêncio; O Jardineiro Místico, e muitas outras.

Disponível nos suprimentos da GLP ou em seu Organismo Afiliado.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide59

A REGIÃO RECOMENDA

CD do Mês

Raios de Sol

PENSAMENTOS LUMINOSOS

Este CD reúne 14 músicas da trilha sonora do DVD de mesmo nome. Com a mesma emoção encontrada em outras obras do autor (Illminati, Jerusalém, Mundo Criança), este CD propicia ao ouvinte o ambiente de serenidade necessários para conduzir seus momentos de interiorização. Frater Plínio Oliveira é tecladista, maestro, compositor, arranjador e produtor, e suas obras têm suscitado momentos de enlevo espiritual a todos os que as ouvem.

Este CD é mais um dos excelentes e oportunos lançamentos da GLP. Disponível nos suprimentos da GLP ou em seu Organismo Afiliado.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide60

A REGIÃO RECOMENDA

Site do Mês

LOJA ROSACRUZ RECIFE, AMORC

Toda a programação, calendário completo de atividades, mapa de como chegar lá, mensagem do Mestre, um boletim informativo, acesso à Comissão de Auxílio Espiritual, acesso à Ouvidoria, e mais...

Eis algumas informações e facilidades que nos oferece o site da Loja Recife, hospedado no site da própria GLP. Vale a pena dar uma olhada, pois além de se manter completamente informado sobre as atividades da Loja, você vai, com certeza, se sentir motivado a dar uma chegadinha por lá.

Basta clicar no link abaixo – você deverá apenas estar conectado com a Internet.

Clique aqui para visitar o site da Loja Rosacruz Recife na GLP

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide61

A REGIÃO RECOMENDA

Filme do Mês

DVD: Raios de Sol

PENSAMENTOS LUMINOSOS

Já que recomendamos, neste número, o CD do Frater Plínio Oliveira, recomendamos agora o DVD de mesmo nome: Raios de Sol - Pensamentos Luminosos. Trata-se do primeiro DVD artístico da GLP, e ele oferece 60 minutos de paz através de imagens deslumbrantes da natureza e de música composta exclusivamente para propiciar estados de contemplação e elevação. É uma verdadeira meditação musical e visual, permeada por pensamentos de profunda sabedoria de grandes personalidades da história. Excelente para seus momentos de interiorização.

Disponível nos suprimentos da GLP ou em seu Organismo Afiliado.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide62

RIR (ainda) É O MELHOR REMÉDIO

ATIVIDADE PRESTIGIADA

Flagrante de algumas das muitas pessoas a caminho de uma das palestras de Frater Leite, Monitor Regional para Assuntos Culturais de nossa Região, num dos Organismos Afiliados.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide63

MESA DE ESTUDOS

Os Mestres Cósmicos podem influenciar diretamente o comportamento de alguém encarnado?

Os verdadeiros contatos com os Mestres Cósmicos devem ser buscados pelo ser humano partindo de sua própria vibração, que deve ser elevada para atingir a frequência vibratória de um Mestre Cósmico.

O processo não é fácil de ocorrer, mas é possível de ocorrer.

Por isso, no misticismo devemos elevar nosso nível de consciência para harmonizarmo-nos com consciências superiores, sempre que desejarmos.

(Extraído da revista AMORC-GLP, 2º trimestre de 2008, nº 80, pág. 22)

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide64

DESAFIO ESOTÉRICO

O desafio desta edição é um pouquinho diferente – trata-se de Palavras Cruzadas. Usando uma excelente contribuição do Frater Reginaldo Leite, Monitor para Assuntos Culturais de nossa Região, desafiamos a resolução deste “passatempo místico”. Você notará que todas as palavras são de cunho muito especial. A resposta será publicada em nosso próximo número. Boa diversão!

HORIZONTAL

3 - Mestre religioso e pessoa autorizada a tomar decisões sobre temas da Lei judaica.

6 - Candelabro de sete ou nove braços utilizado no Tabernáculo.

8 - Local que representa a passagem das Trevas para a Luz, e, da Vida Finita para a Infinita.

10 - Local entre o Shekinah e o Altar do Templo.

12 - Palavra em sânscrito que significa roda e designa os centros de energia do corpo humano.

13 - Geralmente definida como o corpo ou realidade física em nossa realidade específica nos antigos textos egípcios.

VERTICAL

1 - Um dos nomes de Deus em hebraico que substitui YAVÉ.

2 - Período de tempo ou evolução.

4 - Uma das vestimentas simbólicas indispensável ao serviço Rosacruz no Templo ou no Sanctum.

5 - Termo usado que define Deus com poder ilimitado.

6 - Busca da realidade ou da natureza final e fundamental do Ser.

7 - Sigla da Grande Fraternidade Branca.

9 - Servidor-mor de um organismo ritualístico Rosacruz.

11 - Deusa egípcia que personifica a ordem cósmica e representa a justiça, a verdade, o equilíbrio, a harmonia do Universo, tal com o foi criado inicialmente.

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide65

Sexto Grau

Sétimo Grau

Oitavo Grau

Nono Grau

25 de outubro

08 de novembro

22 de novembro

20 de dezembro

Décimo Grau

Décimo-Primeiro Grau

Décimo-Segundo Grau

24 de janeiro, 2009

28 de fevereiro, 2009

21 de março, 2009

CALENDÁRIO DE INICIAÇÕES

LOJA ROSACRUZ RECIFE

Funcionamento da Loja Recife nas Inciações2º ao 9º Graus e do 10º ao 12º Graus:

14h00 – Chegada dos Oficiais15h00 – Chegada dos Postulantes15h30 – Harmonização dos Iniciandos16h00 – INICIAÇÃO

  • Funcionamento da Loja nas Iniciações do 1º Grau:
  • 1ª Parte - Idêntica a dos outros graus.
  • 2ª Parte (no Domingo):
    • 07h00 - Chegada dos oficiais
    • 08h00 - Chegada dos postulantes
    • 08h30 - Harmonização dos Iniciandos
    • 09h00 - INICIAÇÃO

Os candidatos devem se inscrever antecipadamente na Secretaria da Loja, munidos de Carteira de Iniciação da GLP; recibo ou comprovante de quitação com a Tesouraria da GLP e Monografia do Grau da Iniciação. A inscrição também poderá ser realizada por telefone ou por e-mail. IMPORTANTE: No dia da iniciação, todos deverão apresentar, com antecedência, os documentos citados acima (Carteira de Iniciação, comprovante de quitação da GLP e monografia do grau). Informações: (0**81) 3241.8775

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide66

PARA REMOVER PINGOS DE VELAS

Você, Frater ou Soror, já deve ter se confrontado com o probleminha de ter que retirar pingos de velas que caem sobre a toalha de seu Sanctum ou até mesmo sobre o avental Rosacruz, não é mesmo? Pois aqui vai uma dica de como remover facilmente estes pingos. Basta colocar uma folha de papel sobre do local onde está a parafina da vela, e passar a ferro. A parafina será totalmente transferida para o papel.

UTILIDADE PÚBLICA

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide67

À LUZ DA ALMA

Dizem-nos que a paz que almejamos está dentro de nós mesmos. Pensamos que não. Que a paz, e a harmonia são difíceis, porque dependem de outros. Pensamos que não se trata de sermos tolerantes e compassivos, mas de nos armarmos para que a “paz” seja garantida pelo temor.

Na próxima página está uma foto que demonstra que a paz pode ser uma questão de nos esquecermos do que permitimos que nos façam ser, e apenas sermos nós mesmos. Amor verdadeiro, real, cósmicamente amplo, é apenas uma questão de simplicidade e verdade. De sermos o que somos: apenas almas em busca de Luz.

Vá à página seguinte e veja a foto. Permita que o sentido contido na imagem permeie todo seu ser. Deixe que todo o significado, simples e profundo, do gesto registrado pela câmera, mergulhe serenamente em seu coração. Depois, em algum outro momento, quando estiver a sós, medite... Reflita... Sinta...

A gente só quer ser feliz...

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide68

À LUZ DA ALMA

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

AVANÇAR PÁGINA

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR

slide69

EXPEDIENTE

MYSTIC BYTE – Outubro de 2008 – Ano R+C 3361

MYSTIC BYTE é uma publicação eletrônica mensal, de caráter informativo, destinada a todos os Membros-Estudantes, Oficiais e simpatizantes da Região NE-1 da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis AMORC (PE / PB / AL / RN), Jurisdição de Língua Portuguesa. É enviada por e-mail a qualquer pessoa que solicitar, sendo totalmente permitida sua divulgação por quaisquer meios, por todos que a recebem. A utilização de quaisquer materiais aqui publicados é totalmente permitida, desde que citada a fonte. As opiniões e conceitos emitidos são de inteira responsabilidade dos autores, não representando necessariamente a palavra ou o ponto de vista oficiais da AMORC, da Tradicional Ordem Martinista, de qualquer Organismo Afiliado da AMORC ou da TOM, ou de qualquer Oficial ou Membro da AMORC ou da TOM.

REDAÇÃO, DIAGRAMAÇÃO, PRODUÇÃO E ENVIO:

(0**81) 8617.3573 - mysticbyte@oi.com.br

E-MAIL PARA ENVIO DE COLABORAÇÕES:mysticbyte@oi.com.br ou delamaria@gmail.com

CAPA DESTE NÚMERO: Egrégora Rosacruz, papel de parede criado pela GLP.

O Mystic Byte é melhor visualizado na resolução 1024 X 768

Ordem Rosacruz, AMORC – Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa

Caixa postal 4450 – CEP 82501-970 * Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – CEP 82515-260 - Curitiba – PR

Fone (0**41) 3351.3000 – Fax (0**41) 3351.3065

Home page: www.amorc.org.br E-mail: atendimento@amorc.org.br

Para navegar no Mystic Byte

Mystic Byte

Outubro 2008 - R+C 3361

ÍNDICE

VOLTAR PÁGINA

SAIR