1 / 44

Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil

Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil. Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br. " Uma vez perguntaram a Confúcio: 'O que o surpreende mais na humanidade?' Confúcio respondeu:

Download Presentation

Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br

  2. "Uma vez perguntaram a Confúcio: 'O que o surpreende mais na humanidade?' Confúcio respondeu: 'Os homens perdem a saúde para juntar dinheiroe depois perdem o dinheiro para recuperá-la.Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente,de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.'"

  3. "Devemos voltar a pensar a sociedade não contra a natureza, mas com ela; e a natureza como sendo - ela mesma - um sujeito dotado de humanidade". Roberto DaMatta (antropólogo)

  4. desenvolvimento econômico Utopia x desenvolvimento sustentável

  5. Reduzir, Reciclar, Reutilizar

  6. Contexto... - Economia e sociedade global - Maior interdependência - Importância da liderança ética nas empresas - Aumento da responsabilidade da empresa na hora de tomar decisiones Não haverá sociedade ética e sustentável se as empresas não se comportarem de maneira ética. Necesidade de recuperar a confiança nas empresas.

  7. Crise de credibilidade das organizações • Falta de confiança nas informações • Falta de confiança nas prestações de contas • Baixo nível de transparência organizacional • Pouca participação e controle externo • Falta de confiabilidade das auditorias Também, vivemos crises de responsabilidades!

  8. A ética é a peça central das regras sociais. Segundo Aristóteles, a ética está na práxis, ou seja, em nossas condutas.

  9. Ética - conjunto de padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios. A ética tem reflexos simultaneamente individuais e sociais.

  10. Deve-se considerar que o primeiro dever ético de qualquer pessoa ou organização é o de cumprir a lei. Para cumprir a lei, é necessário conhecê-la. Joaquim Manhães Moreira

  11. Ética nos negócios A Ética nos Negócios significa a sobrevivência das organizações e o passaporte para a Sustentabilidade. ... o padrão de conduta de cada um dos colaboradores e o somatório das atitudes de todos é que determinará se uma empresa é ética ou não.

  12. BENS NATURAIS PROCESSOS + ENERGIA PRODUTOS RESÍDUOS RESÍDUOS NATUREZA Processos de produçãoPRODUÇÃO DE BENS

  13. Tendências ambientais internacionais Princípio do poluidor pagador ... estabelece que o poluidor potencial deve agir de modo a prevenir (evitar) a poluição e que o poluidor de fato pagará pelos custos de remediação e recuperação decorrentes de qualquer poluição por ele causada. Princípio da causação

  14. Tendências ambientais internacionais Responsabilidade Continuada do Produtor A RCPbaseia-se na premissa de que os efeitos nocivos dos produtos sobre o ambiente são da responsabilidade do produtor, dentro e fora da fábrica e durante todo o ciclo de vida do produto, inclusive suas partes e embalagens. O governo fica com a responsabilidade de editar medidas coerentes, amplas e compreensivas, para determinar a responsabilidade.

  15. Lógica atual… pertencente a visão econômica empresarial, que busca saber: a) O que produzir? b) Como produzir? c) Para quem produzir? A postura nesta visão é: • Tratamento ao final do processo • Busca atender padrões • Observa apenas exigências legais

  16. A culpa não é somente das empresas! “a razão de ser dos inimigos do ambiente não reside apenas na procura do lucro, pois é do conhecimento geral, que nos países do Leste Europeo (antes da queda do muro), não era permitida a procura do lucro e, no entanto, sabe-se o incrível grau de degradação ambiental que lá existia!” Aspectos culturais Falta de conhecimento Educação...

  17. …a responsabilidade social empresarial surge como um movimento forte para exigir mais ética e transparência na gestão das corporações. Sustentabilidade corporativa

  18. Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento sustentável O conceito de responsabilidade social corporativa pressupõe que a organização não seja somente um agente econômico, produtor de riqueza e gerador de lucros, mas também um agente social, com participação e influência sobre seu entorno.

  19. Desenvolvimento sustentável na empresa: um processo contínuo de gestão que busca o equilíbrio entre objetivos econômicos + sociais + ambientais, para a geração de riqueza. Desenvolvimento sustentável: visão de longo prazo, que busca assegurar às gerações futuras uma melhor qualidade de vida. (Comisión Brundtlandt)‏

  20. Boletim IARSE/2004

  21. Responsabilidade econômica Gerar riqueza, tendo como base valores e práticas universais. Responsabilidade social Dar respostas às demandas sociais, seguindo valores e pautas de comportamento responsáveis. Responsabilidade Ambiental Respeitar e cuidar o entorno natural, promovendo modelos de desenvolvimento sustentável.

  22. Resultado positivo ambiental Resultado Objetivo Resultado positivo social Resultado positivo econômico Filantropia Investimento social Responsabilidade social

  23. Como “atuam” as empresas que seguem a lógica da RSC? Fonte: BBVA

  24. O que dizem as empresas sobre a Responsabilidade Social?

  25. Por que as empresas são irresponsáveis socialmente?

  26. Por que as empresas poluem? Poluem porque necessitam livrar-se dos lixos que produzem e a forma mais barata de o fazer é largá-los na natureza!

  27. Por que RSC? Razões de justiça – as pessoas implicadas devem ser tratadas de forma digna. Razões de prudência – é melhor atuar em entornos de cooperação, que respeitam as normas básicas de mercado e que convivência. Razões de resultabilidade – a empresa socialmente responsável reduz riscos e otimiza a gestão dos recursos, gerando melhores resultados – econômico, social e ambiental. Esta empresa está mais preparada para antecipar o futuro e isto é fundamental para ser uma una empresa pro-ativa.

  28. Benefícios de um SG - RSC LEGAIS – ordena e facilita seguir as obrigações. PRODUÇÃO – melhora os processos e otimiza o consumo de recursos - reduz custos. GESTÃO – melhora a qualidade da informação, incluíndo dados sociais e ambientais nos processos de planejamento e tomada de decisão FINANCEIRA – aumenta a confiança na empresa,permite captar recursos diferenciados COMERCIALIZAÇÃO – gera novas oportunidades de negócio, estabelece diferenciais. IMAGEM – melhora contínua da imagem interna e externa da empresa

  29. Desafios...

  30. Quais os impactos da temática responsabilidade social e ambiental no sistema contábil???

  31. NBCT -15 Informações de natureza social e ambiental …estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de prestar contas à sociedade pelo uso de recursos humanos e naturais, demonstrando a responsabilidade social da entidade. Proposta 1: revisar a norma e propor um marco conceitual.

  32. Informe social ou de sustentabilidade Informe voluntário que publicam as empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável atendendo ao enfoque do triple resultado: econômico, ambiental e social.

  33. A informação e os indicadores apresentados nos informes sociais tornam praticamente impossível o mais elementar exercício de análise comparativa. NBCT 1 ... Comparabilidade.

  34. XBRL International – a comissão de RSC da AECA, está trabalhando na elaboração da XBRL-RSC, a qual pretende dar suporte tecnológico a geração, transmissão e processamento de informes de responsabilidade social corporativa. Proposta 2: constituir um grupo de estudo para estudar modelos e indicadores de RSC.

  35. PROYECTO “DESARROLLO DE UNA TAXONOMIA XBRL SOBRE RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA” FUENTES DE INFORMACION ESTUDIADAS PARA LA ELABORACION DEL CUADRO DE INDICADORES SOBRE RSC - AA1000 - Código Unificado de Buen Gobierno - Código Winter - Caux Round Table Principles - DJS Index - DOMINI 400 • EIRIS • EMAS - Empresa Familiarmente Responsable - Ethical Traiding Initiative - Forest Stewardship Council • FTSE4 Good Index • Global Compact • Global Reporting Initiative - ISO 9000 y 14001 - Marco Conceptual de la RSC de AECA • Normas Internacionales de Contabilidad - OIT Principles - Principios Amnistía Internacional - Principios OCDE - Principios RSC – ECCR/ICCR - Principios Sullivan - SA 8000 - SGE21 - SIGMA Project Fonte: AECA

  36. Proposta 3: participar oficialmente do ISE

  37. O que começa a mudar com a inclusão da RSC? 1. A RSC passa a incorporar o Planejamento Estratégico 2. Indicadores sociais e ambientais são solicitados conjuntamente aos informes contábeis. 3. Temas como Passivos e Ativos Ambientais são discutidos 4. O mercado de capitais começa a exigir maiores informações

  38. 5. O sistema contábil necessita de ajustes para atender estas demandas – iniciando pelo PGC 6.O triple resultado passa a ser o verdadeiro resultado 7. Novas demonstrações contábeis devem ser elaboradas 8. O tema de custos ambientais aparece 9. Novos modelos de auditoria e controles internos são requisitados 10. Novos modelos de análises, incorporando informações sociais e ambientais

  39. cesark@unijui.edu.br

More Related