Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
BEM-VINDOS À 4ª SEMANA DA QUARESMA! PowerPoint Presentation
Download Presentation
BEM-VINDOS À 4ª SEMANA DA QUARESMA!

BEM-VINDOS À 4ª SEMANA DA QUARESMA!

63 Views Download Presentation
Download Presentation

BEM-VINDOS À 4ª SEMANA DA QUARESMA!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. BEM-VINDOS À 4ª SEMANA DA QUARESMA! Êxodo 32,7-14 Salmo 105 João 5,31-47

  2. CORAÇÃO LIVRE 1- Eu vejo que a juventude tem muito amor,/ carrega a esperança viva no seu cantar,/ conhece os caminhos novos, não tem segredos,/ anseia pela justiça e deseja a paz. - Mas vejo também a dor da insegurança,/ que dói quando é hora certa de decidir./ Tem medo de deixar tudo, e então, se cansa,/ diz não ao caminho certo e não é feliz.

  3. Ei! Juventude, rosto do mundo,/ teu dinamismo logo encanta quem te vê./ A liberdade aposta tudo,/ não perde nada na certeza de vencer! (2x) 2- Vai, vende tudo que tens,/ dá a quem precisa mais./ Vem e segue-me depois,/ vem comigo, espalhar a paz.

  4. Jesus convida, conta contigo, mas é preciso ter coragem de morrer./ Coração livre, comprometido,/ partilha tudo sem ter medo de perder. (2x) Partilha tudo sem ter medo de perder.

  5. ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE:A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo... Estejam convosco. TODOS:Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!

  6. ATO PENITENCIAL: - Confesso a Deus, Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões; Por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim, a Deus, Nosso Senhor!

  7. PRESIDENTE:Deus, Pai misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:Amém!

  8. ORAÇÃO DO DIA: PRES.:Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!

  9. l i t u r g i a D a P a l a v r a

  10. 1ª Leitura: (Êxodo 32,7-14) Leitura do Livro do Êxodo. Naqueles dias, o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi.

  11. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’” E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura.

  12. Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte?

  13. Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo:

  14. ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; E toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’.

  15. E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!

  16. salmo responsorial: (105) Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo! (Bis)

  17. salmo responsorial: (105) 1- Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno. Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

  18. salmo responsorial: (105) 2- Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

  19. salmo responsorial: (105) 3- Até pensava em acabar com sua raça, se não tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse. Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

  20. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Jesus Cristo, sois bendito! O ungido de Deus Pai! (2x) Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele encontre vida eterna!

  21. EVANGELHO: (João 5,31-47) PRES.:O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PRES.:Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “ Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale.

  22. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação.

  23. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

  24. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna.

  25. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis.

  26. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai.

  27. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu.

  28. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?” Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!

  29. “Não basta ser fiel cumpridor das leis e não sair de casa; É preciso ter misericórdia e ser solidário, acolhendo os irmãos e irmãs que não se saíram bem na tentativa de vida melhor.”

  30. ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

  31. ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: 1- A fim, de que a Igreja permaneça firme no testemunho de Jesus Cristo, rezemos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos! 2- A fim de que os ministros e agentes de pastoral sejam sempre fiéis na missão, rezemos:

  32. 3- A fim de que nossas atitudes manifestem a todos nossa fé em Deus, rezemos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos! 4- A fim de que os governantes se empenhem na criação de políticas públicas que favoreçam a juventude, rezemos:

  33. 5- A fim de que os jovens saibam construir um futuro próspero para toda a nação, rezemos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

  34. LITURGIA EUCARÍSTICA

  35. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: Todo povo sofredor,/ o seu pranto esquecerá;/ Pois o que plantou na dor,/ na alegria colherá. Pois o que plantou na dor,/ na alegria colherá. 1- Retornar do cativeiro, fez-se sonho verdadeiro, sonho de libertação./ Ao voltarem os exilados, Deus trazendo os deportados, libertados pra Sião!

  36. Todo povo sofredor,/ o seu pranto esquecerá;/ Pois o que plantou na dor,/ na alegria colherá. Pois o que plantou na dor,/ na alegria colherá. 2- Nós ficamos tão felizes, nossa boca foi sorrisos, nossos lábios, só canções!/ Nós vibramos de alegria: O Senhor fez maravilhas, publicaram as nações!

  37. Todo povo sofredor,/ o seu pranto esquecerá;/ Pois o que plantou na dor,/ na alegria colherá. Pois o que plantou na dor,/ na alegria colherá. 3- Ó Senhor, Deus Poderoso, não esqueçais o vosso povo, a sofrer na escravidão./ Nos livrai do cativeiro, qual chuvada de janeiro, alagando o sertão.

  38. PADRE:Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!

  39. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Concedei, ó Deus Todo-Poderoso, que as oferendas deste sacrifício protejam nossa fraqueza, livrando-nos de todo mal. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!

  40. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) (Prefácio: Sentido Espiritual da Quaresma) PADRE:O Senhor esteja convosco! TODOS: Ele está no meio de nós! PADRE:Corações ao alto! TODOS: O nosso coração está em Deus! PADRE:Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS: É nosso dever e nossa Salvação! PADRE:Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Senhor Nosso.

  41. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, cada ano a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à Oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova e nos tornaram filhas e filhos vossos. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os Santos, cantando (dizendo) a uma só voz:

  42. S A N T O: Santo! Santo! Santo é o Senhor! (2x) Hosana! Hosana! Hosana ao nosso Rei! (2x) • Cristo é a nossa vida,/ um motivo de louvor,/ em nosso novo coração;/ Pois morreu a nossa morte,/ pra vivermos sua vida;/ nos trouxe grande Salvação! • Bendito! Bendito! O que vem em nome do Senhor! (2x)

  43. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

  44. ANAMNESE: PADRE:Eis o Mistério da fé! TODOS:Salvador do mundo, salvai-nos, Vós, que nos libertastes pela Cruz e Ressurreição!

  45. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

  46. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS:Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito!

  47. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa, N..., com o nosso Bispo, N... e todos os ministros do vosso povo. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

  48. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós, na luz da vossa face. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

  49. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os Santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho. TODOS:Concedei-nos o convívio dos eleitos!