1 / 24

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO. ORIGENS. O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé (descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael ) no início do século VII, na região da Arábia.

nancy
Download Presentation

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ISLÃ no CENTRO do MUNDO

  2. ORIGENS • O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé (descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael ) no início do século VII, na região da Arábia. • Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O termo está ligado a outra palavra árabe, salam, que significa "paz“.

  3. 611: o profeta começa a receber a revelação do Corão. • 622: Maomé e seus seguidores migram para Medina; começa o calendário islâmico (Hégira). • 630: os discípulos do profeta conquistam Meca e Maomé retorna à sua terra. • 632: Maomé morre.

  4. ENEM O ano muçulmano é composto de 12 meses, dentre eles o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que, em 2001, teve início no mês de novembro do Calendário Cristão, conforme a figura que segue. Considerando as características do Calendário Muçulmano, é possível afirmar que, em 2001, o mês Ramadã teve início, para o Ocidente, em: a) 01 de novembro. b) 08 de novembro. c) 16 de novembro. d) 20 de novembro. e) 28 de novembro.

  5. O ISLÃ NO MUNDO ATUAL • Hoje, quase 20% da população do mundo é muçulmana, e estima-se que, em 2020, de cada quatro habitantes do planeta um seguirá o islamismo. • Na Europa, berço da civilização cristã, existem 20 milhões de muçulmanos, e quase metade deles está instalada na Europa Ocidental. Há mesquitas até na Roma dos papas.

  6. REVISTA VEJA - 09/04/2008 • Atualmente há 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo e apenas 1,1 bilhão de católicos. Em termos porcentuais, eles representam 19,6% da população mundial, enquanto os católicos são 17,4%. • Até 2050, o planeta ganhará mais 2,7 bilhões de habitantes. Desse total, 40% virão da África Subsaariana. Outros 30% virão de países majoritariamente muçulmanos. Apenas 1% virá das nações ocidentais ricas, onde o cristianismo está mais consolidado.

  7. Brasil: Um dos maiores países católicos do mundo tem uma comunidade islâmica relativamente grande - e seus números vêm crescendo. Há quarenta anos a comunidade árabe brasileira tinha uma única mesquita. Atualmente são mais de 50 templos, espalhados por todo o país e freqüentados por entre 1,5 e 2 milhões de fiéis.

  8. MESQUITA – FOZ DO IGUAÇU

  9. A MULHER NO ISLÃ

  10. OPRESSÃO • A opressão contra a mulher é comum nos países que seguem com rigor a Sharia, a lei islâmica, e têm tradições contrárias à libertação da mulher. Assim, o problema da opressão à mulher muçulmana não é causado pela crença islâmica em si - ele surgiu em culturas que incorporaram tradições prejudiciais às mulheres.

  11. O ISLÃ X O PAPA

  12. POLÊMICA • O papa defendia a tese de que a fé deve andar de mãos dadas com a razão, não com a violência. Para exemplificar, citou Manuel II Paleólogo, imperador bizantino do século XIV. "Mostre-me o que Maomé trouxe de novo e encontraremos apenas coisas más e desumanas, como a ordem para espalhar pela espada a fé que ele pregava", disse o imperador a um intelectual muçulmano.

  13. OUTRA POLÊMICA

More Related