o isl no centro do mundo l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO PowerPoint Presentation
Download Presentation
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 24

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO - PowerPoint PPT Presentation


  • 110 Views
  • Uploaded on

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO. ORIGENS. O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé (descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael ) no início do século VII, na região da Arábia.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'O ISLÃ no CENTRO do MUNDO' - nancy


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
origens
ORIGENS
  • O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé (descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael ) no início do século VII, na região da Arábia.
  • Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O termo está ligado a outra palavra árabe, salam, que significa "paz“.
slide3
611: o profeta começa a receber a revelação do Corão.
  • 622: Maomé e seus seguidores migram para Medina; começa o calendário islâmico (Hégira).
  • 630: os discípulos do profeta conquistam Meca e Maomé retorna à sua terra.
  • 632: Maomé morre.
slide4
ENEM

O ano muçulmano é composto de 12 meses, dentre eles o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que, em 2001, teve início no mês de novembro do Calendário Cristão, conforme a figura que segue.

Considerando as características do Calendário Muçulmano, é possível afirmar que, em 2001, o mês Ramadã teve início, para o Ocidente, em:

a) 01 de novembro.

b) 08 de novembro.

c) 16 de novembro.

d) 20 de novembro.

e) 28 de novembro.

o isl no mundo atual
O ISLÃ NO MUNDO ATUAL
  • Hoje, quase 20% da população do mundo é muçulmana, e estima-se que, em 2020, de cada quatro habitantes do planeta um seguirá o islamismo.
  • Na Europa, berço da civilização cristã, existem 20 milhões de muçulmanos, e quase metade deles está instalada na Europa Ocidental. Há mesquitas até na Roma dos papas.
revista veja 09 04 2008
REVISTA VEJA - 09/04/2008
  • Atualmente há 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo e apenas 1,1 bilhão de católicos. Em termos porcentuais, eles representam 19,6% da população mundial, enquanto os católicos são 17,4%.
  • Até 2050, o planeta ganhará mais 2,7 bilhões de habitantes. Desse total, 40% virão da África Subsaariana. Outros 30% virão de países majoritariamente muçulmanos. Apenas 1% virá das nações ocidentais ricas, onde o cristianismo está mais consolidado.
slide12
Brasil: Um dos maiores países católicos do mundo tem uma comunidade islâmica relativamente grande - e seus números vêm crescendo. Há quarenta anos a comunidade árabe brasileira tinha uma única mesquita. Atualmente são mais de 50 templos, espalhados por todo o país e freqüentados por entre 1,5 e 2 milhões de fiéis.
opress o
OPRESSÃO
  • A opressão contra a mulher é comum nos países que seguem com rigor a Sharia, a lei islâmica, e têm tradições contrárias à libertação da mulher. Assim, o problema da opressão à mulher muçulmana não é causado pela crença islâmica em si - ele surgiu em culturas que incorporaram tradições prejudiciais às mulheres.
pol mica
POLÊMICA
  • O papa defendia a tese de que a fé deve andar de mãos dadas com a razão, não com a violência. Para exemplificar, citou Manuel II Paleólogo, imperador bizantino do século XIV. "Mostre-me o que Maomé trouxe de novo e encontraremos apenas coisas más e desumanas, como a ordem para espalhar pela espada a fé que ele pregava", disse o imperador a um intelectual muçulmano.