1 / 11

Jogos tradicionais

Jogos tradicionais. Introdução. JOGOS TRADICIONAIS

monty
Download Presentation

Jogos tradicionais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jogos tradicionais

  2. Introdução JOGOS TRADICIONAIS • Desde sempre, que os Jogos Tradicionais e Populares, se encontram ligados à natureza, ao lazer e ao clima eufórico da Festa. E nesse espaço essencial de encontro, de cada um com o Mundo e com o Outro, que eles se têm desenvolvido, correspondendo aos desejos de convivência e de comunicação, que a vida cinzenta do quotidiano raramente permite.

  3. JOGOS TRADICIONAIS • Jogos Tradicionais podem ser praticados em todas as idades pois, além de conterem situações muito diferenciadas utilizam materiais fáceis de encontrar ou de construir, para a criança são importantes, na medida em quesolicitam diferentes capacidades e estimulam a sua imaginação ao permitirem várias adaptações.

  4. JOGOS TRADICIONAIS • São também jogos que muitas vezes as crianças, depois de os aprenderem, podem sempre jogar. Além disso, é fundamental que elas os conheçam, pois fazem parte da nossa cultura e seria uma pena que se perdessem . Agora vamos falar de alguns jogos tradicionais ou populares:

  5. O mata • Desenha-se no solo um rectângulo, num espaço plano e divide-se em dois meios campos iguais. Cada equipa, com pelo menos cinco crianças, vai para o seu meio campo. Um elemento de cada equipa, o piolho, é colocado num corredor, junto à linha final oposta ao seu campo. Depois de sorteada a equipa que começa o jogo, o piolho lança uma bola (pequena, tipo ténis) para o seu meio campo. Se alguma criança a apanhar, devolve-a ao seu piolho. O objectivo é fazer três passes seguidos. Enquanto isso, os adversários tentam apanhar a bola. Se conseguir fazer os três passes seguidos sem deixar cair a bola, essa equipa passa a ter o direito de ”matar” os adversários, acertando-lhes com a mesma. Pode acertar-lhes a partir do seu piolho ou do seu meio campo. Se deixar cair a bola no chão, depois de já ter feito três passes seguidos, basta fazer um passe entre o piolho e a sua equipa, para ter de novo o direito de” matar”.

  6. O mata • Entretanto, os adversários tentam apanhar a bola para também adquirirem o direito de matar, fazendo três passes seguidos entre o piolho e os seus companheiros de equipa. - Cada vez que uma criança é atingida, vai para o corredor oposto ao seu meio campo, fazendo companhia ao seu piolho. Perde a equipa que primeiro ficar sem crianças no seu meio campo. - Se ao ser atingida, a criança apanhar a bola sem a deixar cair no chão, passa para a sua equipa a contagem adversária. Se esta equipa já tiver feito os três passes, tem o direito de “matar” automaticamente.

  7. Jogo da malha Material:4 malhas de madeira, ferro ou pedra (duas malhas para cada equipa), 2 pinos (paus redondos que se equilibrem na vertical). Jogadores:2 equipas com 2 elementos cada. Jogo:Num terreno liso e plano, são colocados os pinos, na mesma direcção, com cerca de 15 a 18 metros de distância entre eles. Cada equipa encontra-se atrás de um pino. Joga primeiro um elemento de uma equipa e depois o da outra, tendo como objectivo derrubar ou colocar a malha o mais perto do pino onde está a outra equipa, lançando-a com uma mão.

  8. Jogo da tracção com corda em linha Jogo da malha Pontuação:6 pontos por cada derrube, 3 pontos para a malha que fique mais perto do pino. Quando uma equipa atinge 30 pontos, ganha. Uma partida pode ser composta por três jogos, uma equipa para vencer terá de ganhar dois jogos. • Material:1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio da corda). • Jogadores:2 equipas com o mesmo número de jogadores cada uma.

  9. Jogo da tracção com corda em linha • Jogo:Num terreno plano e livre de obstáculos, duas equipas com forças equivalentes, seguram, uma de cada lado e à mesma distância do lenço, uma corda. Entre as equipas, antes de começar o jogo, traça-se ao meio uma linha no chão. O jogo consiste em cada equipa puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra até o primeiro jogador ultrapassar a marca no chão. É também atribuída a derrota a uma equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda. Não é permitido enrolar a corda no corpo ou fazer buracos no solo para fincar os pés.

  10. Jogo da corrida de sacos • Material:Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes do jogo. • Jogadores:número variável.Jogo:É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro.Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-lhes.As restantes regras são iguais às da corrida individual.

  11. Conclusão • Com este trabalho tivemos como objectivo relembrar a todos os jogos tradicionais mais praticados e que agora se encontram mais esquecidos! • 8ºA Fábio Mickael

More Related