Jogos - PowerPoint PPT Presentation

jerry
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Jogos PowerPoint Presentation
play fullscreen
1 / 17
Download Presentation
Jogos
273 Views
Download Presentation

Jogos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Jogos Olímpicos 2008/2009

  2. História dos jogos olímpicos Origem das Olimpíadas Foram os gregos que criaram os jogos olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais desportivos em honra de Zeus no santuário de Olímpia , o que originou o termo olimpíada. Este evento era tão importante que mesmo quando havia guerras , estas eram interrompidas. Apesar destas olimpíadas terem começado por volta de 2500 a.C. só a partir de 776 a.C. é que o nome dos vencedores das competições começaram a ser registados. Nestas competições disputavam-se provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Apenas participavam os cidadãos e os vencedores eram recebidos como autênticos heróis recebiam uma coroa de louros.

  3. Mais tarde… • Os atletas profissionalizam-se e passaram a receber prémios em dinheiro. • Durante o domínio romano , no século II a.C., as olimpíadas perderam prestígio . • Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas. 

  4. Os jogos olímpicos na Grécia Antiga Os antigos gregos não tinham fim de semana, trabalhavam todos os dias, excepto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos desportivos, onde se destacavam Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helénicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas as cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais festivais eram o Pítico, o Ístmico e o Nemeu.

  5. Os jogos olímpicos na Grécia Antiga • Os Jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helénica do mundo grego. Neles só podiam participar os cidadãos ou seja, homens livres, de raça grega. • Para evitar que alguma mulher se fingisse de homem para competir ,Todos competiam nus. Os Jogos eram dedicados a Zeus, a divindade suprema, e aconteciam no seu santuário em Olímpia, na região de Élis, a oeste do Peloponeso.

  6. Reconstrução em 3D de Olímpia na Grécia Antiga Ginásio - Onde os corredores e lançadores treinavam. canto superior esquerdo palaistra- Local onde se treinavam saltos e luta. junto ao ginásio Leonidaion-Hotel para visitantes oficiais. na parte inferior Templeof Zeus - Templo de Zeus Bouleuterion - Colunata da qual os espectadores podiam observar os carros a caminho do hipódromo Sadium - Estádio (192 m  de comprimento e 32 m de largura) Thesaurus (Gela) - Tesourarias onde eram guardados os valores Heraion - Templo de Hera StoaofEcho - Cavalariças

  7. Modalidades CORRIDA A PÉ (drómos) Corrida de velocidade em que o atleta devia percorrer uma única vez, a pista do estádio, que media 192 m. • Corrida simples ou “stádion” O atleta percorria duas vezes a pista do estádio. • Corrida dupla ou “díaulos” O percurso variava de 7 a 24 estádios, podendo somar, portanto, mais de 4 km. • Corrida de fundo ou “dólikhos” Tendo como percurso dois ou quatro estádios, esta prova era disputada por corredores armados com a hopla, isto é, o armamento do hoplita (soldado de infantaria pesada). • Corrida com armas ou “hoplitodromía”

  8. AS MODALIDADES Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 600 a C., foi erguido o templo de Hera (esposa de Zeus), onde passaram a ser depositadas coroas de louros para os campeões. O estádio ganhou tribunas de honra e a cidade um reservatório de água. Existiam também hotéis para as pessoas importantes, sendo que o mais conhecido da época foi construído ao redor de uma elegante fonte, onde no final se formava uma espécie de nações unidas entre as cidades-estado gregas. Até 472 a C. as provas eram realizadas num único dia, sendo que apenas os cidadãos livres poderiam competir, além da participação feminina ser proibida.

  9. LANÇAMENTODE DARDO (ákon) LANÇAMENTO DE DISCO (dískos) LUTA (pále) PUGILATO (pýgme)

  10. Pentatlo

  11. Corrida de carros A corrida de carros, era o mais importante concurso equestre e também o mais aristocrático. Só os muito abastados é que tinham recursos para a manutenção de carros e a criação dos cavalos. Diferia pela quantidade de cavalos atrelados: dois ou quatro (bigas e quadrigas).

  12. Salto em extensão (pédema)

  13. Programação do festival olímpico

  14. Fim dos jogos antigos • Com o passar dos séculos, os jogos perderam gradualmente o seu significado religioso, e com a conquista da Grécia pelos romanos esse processo continuou. Os romanos chegaram a saquear alguns dos templos para financiar as suas guerras, e o imperador Calígula tentou levar a estátua de Zeus para Roma. • Em 267 d.C. uma tribo de bárbaros vindos de onde é hoje a Rússia invadiu Olímpia e destruiu parte dos edifícios. • Em 393 d.C., o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas. 

  15. Ruínas de Olímpia - berço dos Jogos Olímpicos

  16. No século V, um terramoto, seguido de uma inundação, destruiu o que restava e cobriu as ruínas com uma camada de vários metros de lama. A localização do santuário, com o tempo, foi esquecida. Só mais de mil anos depois, em 1766, depois de séculos de esquecimento, o local foi descoberto. • Uma das pessoas que se entusiasmou ao ouvir o relato das descobertas na Grécia foi o barão francês Pierre de Coubertin (1863-1937). Em 15 de Janeiro de 1894, Coubertin enviou uma carta aos principais órgãos desportivos de vários países, conclamando-os a colaborar na volta dos Jogos Olímpicos. Após longas negociações, o governo grego concordou em realizar os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

  17. O pai dos jogos olímpicos modernos Em 1894, Coubertin fundou o Comité Internacional Olímpico , do qual foi ele próprio presidente durante uma trintena de anos (1896-1925).