setor pr matrimonial n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
SETOR PRÉ MATRIMONIAL PowerPoint Presentation
Download Presentation
SETOR PRÉ MATRIMONIAL

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 45
Download Presentation

SETOR PRÉ MATRIMONIAL - PowerPoint PPT Presentation

licia
147 Views
Download Presentation

SETOR PRÉ MATRIMONIAL

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. SETOR PRÉ MATRIMONIAL NUFESP

  2. Começando...

  3. Oração do Espírito Santo

  4. Leitura do dia Evangelho de São João 16, 5-11

  5. Evangelho 5.Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou? 6.Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. 7.Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei.

  6. Evangelho 8.Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado. 9.Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim. 10.Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. 11.Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado."

  7. Família: Projeto de Deus

  8. Família: Projeto de Deus E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher. Gn 1, 27

  9. Família: Projeto de Deus Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne. Gn 2,24

  10. Família: Projeto de Deus E Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra". Gn 1, 28

  11. Família: Projeto de Deus E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Gn 1,31

  12. Centralidade do Matrimônio

  13. Centralidade do Matrimônio No projeto de Deus, a família cristã se inicia com o sacramento do Matrimônio

  14. Centralidade do Matrimônio Por isso, o Matrimônio cristão está no centro da Pastoral Familiar

  15. Centralidade do Matrimônio A organização da Pastoral Familiar parte desta centralidade do Matrimônio

  16. Os Setores

  17. O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: OS SETORES PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

  18. PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL PRÉ MATRIM PÓS MATRIM GRÁFICO DOS SETORES 1) CONTINUIDADE 2) PARALELISMO CÍCLICO 3)

  19. O GRÁFICO QUE MELHOR REPRESENTA... ...é uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PRÉ PÓS PARALELISMO PRÉ PÓS CONTINUIDADE

  20. ABORDAGENS Abordagem prática comunitária CÍCLICO PRÉ PÓS Dia do Matrimônio PARALELISMO PRÉ PÓS CONTINUIDADE

  21. Objetivo

  22. A FONTE

  23. OBJETIVO DO PRÉ MATRIMONIAL FamiliarisConsortio: “A experiência ensina que os jovens bem preparados para vida familiar, em geral, têm mais êxito do que os outros. Isto vale mais ainda para o matrimônio cristão, cuja influência repercute na santidade de tantos homens e mulheres. Por isso a Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimônio, a fim de eliminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e sobretudo para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimônios com êxito.”

  24. OUTROS SUBSÍDIOS

  25. Pré Matrimonial:Etapas

  26. TRÊS MOMENTOS

  27. Uma Observação... • Nem todos são vocacionados ao Matrimônio. • As famílias católicas também devem detectar e estimular as vocações religiosas. • Trabalho em conjunto com a Pastoral Vocacional.

  28. TRÊS MOMENTOS

  29. Preparação Remota • Deve iniciar-se por volta dos sete, oito anos. • A primeira responsabilidade é dos pais. • Transmissão dos valores da família. • Muito mais por exemplos do que por palavras.

  30. Preparação Remota • Atividades específicas: • Comemoração de datas fortes: Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais; • Encontro de Jovens; • Retiros, Sessão de Filmes, Teatro, Dinâmicas, etc.

  31. Preparação Remota Enfir– Encontro de Namorados Firmes

  32. Preparação Remota • Trabalho em conjunto com: • Catequese de 1ª Eucaristia • Perseverança • Catequese de Crisma • Pastoral da Juventude • Grupos de Jovens

  33. Maria da Minha Infância Eu era pequeno, nem me lembro, Só lembro que à noite, ao pé da cama, Juntava as mãozinhas e rezava apressado, Mas rezava como alguém que ama. Nas Ave - Marias que eu rezava, Eu sempre engolia umas palavras. E muito cansado acabava dormindo, Mas dormia como quem amava

  34. Ave - Maria, Mãe de Jesus, O tempo passa, não volta mais, Tenho saudade daquele tempo Que eu te chamava de minha mãe! Ave - Maria, Mãe de Jesus, Ave - Maria, Mãe de Jesus.

  35. Depois fui crescendo, eu me lembro, E fui esquecendo nossa amizade. Chegava lá em casa chateado e cansado, De rezar não tinha nem vontade. Andei duvidando, eu me lembro, Das coisas mais puras que me ensinaram, Perdi o costume da criança inocente, Minhas mãos quase não se ajuntavam.

  36. Ave - Maria, Mãe de Jesus, O tempo passa, não volta mais, Tenho saudade daquele tempo Que eu te chamava de minha mãe! Ave - Maria, Mãe de Jesus, Ave - Maria, Mãe de Jesus.

  37. O teu amor cresce com a gente, E a mãe nunca esquece o filho ausente, Eu chego lá em casa chateado e cansado, Mas eu rezo como antigamente! Nas Ave - Marias que hoje eu rezo, Esqueço as palavras e adormeço, E embora cansado, sem rezar como eu devo, Eu de Ti Maria, não me esqueço! Introdução

  38. Ave - Maria, Mãe de Jesus, O tempo passa, não volta mais, Tenho saudade daquele tempo Que eu te chamava de minha mãe! Ave - Maria, Mãe de Jesus, Ave - Maria, Mãe de Jesus. Introdução

  39. TRÊS MOMENTOS

  40. Preparação Próxima • Ocorre alguns meses antes da cerimônia do Matrimônio • Conhecido popularmente como Curso de Noivos, hoje é chamado de Preparação para a Vida Matrimonial • É um momento adequado de preparação peculiar

  41. Preparação Próxima • Encontros com os noivos onde são apresentados temas fundamentais para a compreensão da importância do sacramento que vêm pedir à Igreja.

  42. TRÊS MOMENTOS

  43. Preparação Imediata Diálogo com o sacerdote. Ocasião privilegiada para favorecer aos noivos o retorno à vida cristã prática ou à conversão.

  44. Pré Matrimonial Preparação para o Matrimônio ideal deve ser uma atividade continua, progressiva, iniciando com a criança em casa, passando pelas catequeses infantis e juvenis e por encontros em que se reafirmem os valores do Matrimônio, da família e da vida.

  45. FINALIZANDO “O futuro da humanidade passa pela família!” “É, pois, indispensável e urgente que cada homem de boa vontade se empenhe em salvar e promover os valores e as exigências da família.”