1 / 20

QUÍMICA E DIREITO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARÁ

QUÍMICA E DIREITO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARÁ. QUÍMICA. A importância da Química para a sociedade. O ensino da Química no Brasil. O papel do professor de Química na formação do cidadão. Cidadania e responsabilidade

len-vincent
Download Presentation

QUÍMICA E DIREITO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARÁ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUÍMICA E DIREITO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARÁ

  2. QUÍMICA • A importância da Química para a sociedade. • O ensino da Química no Brasil. • O papel do professor de Química na formação do cidadão. • Cidadania e responsabilidade • Consciência da importância da natureza para o bem-estar do homem e dos animais. • Biodiversidade.

  3. A importância da Química para a sociedade • As necessidades da sociedade são supridas pelos materiais encontrados na natureza. • Os materiais são processados para fornecer os produtos desejados. • Os processos químicos são os caminhos percorridos para alcançar a satisfação das necessidades.

  4. O ensino da Química no Brasil.O papel do professor de Química na formação do cidadão. • As dificuldades observadas na formação dos alunos em disciplinas básicas: Química, Física e Matemática. • O professor de Química como agente influenciador ou descobridor de alunos com aptidão para ciências. • A valorização e incentivo dos alunos através da escola com programas específicos.

  5. Cidadania e Responsabilidade.Consciência da importância da natureza para o bem-estar dos homens e dos animais. Biodiversidade. • A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas. O uso racional dos recursos naturais evita o desperdício. A reciclagem natural é um processo vital. • As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. A manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência.

  6. DIREITO AMBIENTALConstituição Federal/1988 Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. §1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

  7. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:I - a soberania;II - a cidadania;III - a dignidade da pessoa humana;IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;V - o pluralismo político.

  8. Lei nº 6938 de 31/08/1981Política Nacional de Meio AmbienteArt 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

  9. Declaração do Rio de Janeiro/1992Princípio da PrecauçãoPrincípio 15De modo a proteger o meio ambiente, o princípio da precaução deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com as suas capacidades. Quando houver ameaça de danos sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza científica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.

  10. Princípio do Poluidor-Pagador Recepcionado pela Constituição Federal Art. 225, parágrafo 3º: “As atividades e condutas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, às sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.”

  11. Lei nº 6938 de 31/08/1981Política Nacional de Meio Ambiente Art 9º - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; Licenciamento Ambientalé um Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente. A principal função desse instrumento é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente.

  12. Resolução Normativa CONAMA nº 237/97 ATIVIDADES OU EMPREENDIMENTOS SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Extração e tratamento de minerais Indústria de produtos minerais não metálicos Indústria metalúrgica Indústria de papel e celulose Indústria de borracha Indústria química Indústria de produtos alimentares e bebidas Indústria de produtos de matéria plástica Indústria de couros e peles

  13. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIARESOLUÇÃO CONAMA 001, de 23 de janeiro de 1986Art. 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, (...):Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas (...).

  14. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL = DOCUMENTO TÉCNICO PARA ANÁLISE DA VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO PELO ÓRGÃO ENCARREGADO DA EMISSÃO DA LICENÇA AMBIENTAL.RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL = DOCUMENTO APRESENTADO DE FORMA OBJETIVA E ADEQUADA A COMPREENSÃO, COM INFORMAÇÕES EM LINGUAGEM ACESSÍVEL, DE MODO QUE A SOCIEDADE ENTENDA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PROJETOS.

  15. AUDIÊNCIA PÚBLICAAudiência Pública é a reunião feita com a sociedade para discutir a atividade, obra ou empreendimento que será implantado, tendo como base para a discussão o RIMA. Apesar da Resolução nº 01/86 do CONAMA ter dado o primeiro passo em relação à participação social, quando previu arealização de audiência pública e a possibilidade da sociedade poder comentar o RIMA, foi a Resolução nº 09/87 do CONAMA queestabeleceu os procedimentos para realização desta audiência.Esta audiência pode ser determinada pelo órgão ambiental ou solicitada por 50 ou mais cidadãos, pelo Ministério Público e por entidades civis.(SYGLEA REJANE MAGALHÃES LOPES - Professora de Direito Ambiental da Universidade da Amazônia – UNAMA)

  16. SEMA – SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTEEmpreendimentos em fase de licenciamento:1. Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Classe II- CPTR - Marituba.Trata da construção do aterro sanitário para a Região Metropolitana de Belém.2. Projeto Primavera – Pa/ VOTORANTIMTrata da construção de uma fábrica de cimento no município de Primavera.3. Empreendimento “VIVER BEM PARAUAPEBAS”Trata da construção de nove bairros no município de Parauapebas.

  17. LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010Institui a Política Nacional de Resíduos SólidosArt. 1o  Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. 1. A Região Metropolitana de Belém precisa dar o tratamento e a destinação adequados aos resíduos sólidos produzidos.2. Aterros Sanitários são empreendimentos necessários, mas potencialmente poluentes.3. A sociedade deve ter consciência das consequências ambientais dos resíduos que produz e adotar atitudes responsáveis para reduzir os impactos ao meio ambienta.

  18. Aterro Sanitário (http://www.google.com.br/search?q=aterro%20sanitario&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi&biw=1272&bih=861)

  19. http://www.dema.puc-rio.br/download/Aula%20Cimento%20IEM.pdf

  20. Muito obrigada pela atenção.Ana Lucia Creão Augusto

More Related