Nota fiscal eletrônica de serviço - PowerPoint PPT Presentation

kohana
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Nota fiscal eletrônica de serviço PowerPoint Presentation
Download Presentation
Nota fiscal eletrônica de serviço

play fullscreen
1 / 42
Download Presentation
Nota fiscal eletrônica de serviço
96 Views
Download Presentation

Nota fiscal eletrônica de serviço

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Nota fiscal eletrônica de serviço

  2. Primeiro passo - solicitação

  3. Solicitando a.i.d.f. no s.i.g.i.s.s. Tela de Solicitação de A.I.D.F. do sistema S.I.G.I.S.S. A Solicitação deve ser feita pelo Responsável pela contabilidade da empresa. Deve-se informar o Solicitante, no lugar da gráfica a Prefeitura, o Modelo como “Nota Fiscal eletrônica”, série NFE, Tipo de impresso “eletrônico”, numeração e quantidade.

  4. O sistema emissor de Nota fiscal eletrônica de serviço

  5. Controle de Acesso ao Sistema Tela de Controle de Acesso ao Sistema. Quando a Prefeitura Aprovar a Solicitação de Nota Fiscal eletrônica, um e-mail com Login e Senha será enviado para a Empresa Solicitante, e quando o Sistema for acessado pela Primeira vez, será feita uma conexão com o servidor e os dados da empresa serão carregados

  6. Menu principal

  7. Cadastros básicos

  8. Dados cadastrais da empresa prestadora Essas informações serão inseridas automaticamente após a Validação do Login e Senha com exceção do Logotipo, telefone e e-mail, que poderão ser alterados.

  9. Classificação de serviços Todas as Classificações dos Serviços do Município com suas respectivas Alíquotas serão carregadas automaticamente após a validação do Login e Senha e não podem ser alteradas. Selecione os itens que sua empresa utilizará, através do botão “Selecionar”.

  10. Cadastro de bairros A finalidade do Cadastro de Bairros é facilitar a inserção de Destinatários, uma vez cadastrado o bairro, não haverá mais a necessidade de digitá-lo a cada inserção de Destinatário.

  11. Cadastro de cidades A finalidade do Cadastro de Cidades é facilitar a inserção de Destinatários, uma vez cadastrada a Cidade, Não haverá mais a necessidade de digitá-lo a cada inserção de Destinatário.

  12. Cadastro de país A finalidade do Cadastro de País é facilitar a inserção de Destinatários Estrangeiros, o País Brasil já estará inserido e será automaticamente setado caso o destinatário não seja estrangeiro.

  13. Cadastro de destinatários (tomadores) Tela de Cadastro dos dados dos Destinatários (Empresas que Tomaram serviço da Empresa Emissora).

  14. Cadastro de mensagens Aqui são inseridas as Mensagens Informativas que serão apresentadas no final de todas as Notas Fiscais Eletrônica emitidas. Uma Mensagem informando o Decreto em que a Nota Fiscal eletrônica se enquadra no município já virá pré-carregada

  15. Cadastro de descrições de serviço A finalidade do Cadastro de Descrições de Serviços é facilitar o Lançamento das Notas Fiscais eletrônicas, estas descrições pré-cadastradas podem ser selecionadas durante a inserção do lançamento, e pode ser alterada naquela Nota Fiscal específica.

  16. Pesquisa padronizada

  17. Tela Padrão de pesquisa de dados Descrição dos itens da Tela Barra de botões : Aqui se encontram os botões de Funções (Filtrar, *Incluir, *Alterar, *Excluir, *Imprimir e Fechar). *Os Botões Cancelar e Enviar estão presentes somente na Pesquisa de Lançamentos. Grade de Dados : Neste local serão exibidos os dados filtrados com a opção pesquisa. Ordenação dos Dados : O campo em destaque na coluna é o campo pelo qual os registros estão ordenados, A seta indica a ordenação dos Dados. Campo de pesquisa : Neste campo são feitas consultas simples pelo campo referenciado na coluna em destaque Esta é a tela onde são apresentados os dados armazenados pelo Sistema

  18. Filtro de dados O filtro de Dados é acessado através da Tela de Pesquisa, sua função é refinar a pesquisa. Os dados que passarem pelo filtro serão apresentados na tela de Pesquisa.

  19. Menu Operacional Item “Importar Arquivo de NF-es Geradas por Sistemas Externos” O Sistema permite a empresa, importar Lançamentos de Notas Fiscais eletrônicas diretamente de seus sistemas internos, através de Arquivo texto, devidamente formatado, através do Layout de importação disponível no Site da Prefeitura. Cada Nota Fiscal constante no arquivo será submetida as mesmas validações que as Notas emitidas através do Sistema, caso uma NF esteja inconsistente, todo o Lote será Rejeitado. Item “Carregar Alteração de Dados Cadastrais” Quando os Dados da Empresa são devidamente alterados pelo setor responsável, o sistema irá importar essa alteração diretamente da base da Prefeitura Item “Carregar Liberação de Numeração de NF-es” Quando for aprovada uma nova Solicitação de Liberação, o sistema irá carregar essa nova quantidade de numeração disponível na Prefeitura

  20. Emitindo uma nota fiscal eletrônica de serviço

  21. Lançamento da nota fiscal eletrônica de serviço Essa é a tela de Lançamento das Notas Fiscais eletrônicas de serviço, o campo descrição pode ser inserido diretamente nessa tela... ...ou carregado, através da tela do seletor de Descrições

  22. Lançamento da nota fiscal eletrônica de serviço Caso o ISS NÃO seja retido e a empresa não seja optante do simples, o sistema irá trazer a alíquota referente ao item da Classificação do serviço selecionado, caso seja optante pelo simples, o sistema trará as alíquotas constantes nos anexos do Simples Nacional Caso o ISS tenha sido Retido, o Sistema irá liberar o Campo Alíquota do ISS, permitindo a inserção de qualquer valor de alíquota. Exemplo de Lançamento de Nota Fiscal eletrônica de Serviço Preenchido. O Campo Dedução somente será liberado para Serviço de Construção Civil, e o campo INSS permite a inserção de Valor para Base de Cálculo

  23. Cancelamento de nota fiscal eletrônica de serviço Através desta tela é feito o Cancelamento de uma Nota Fiscal eletrônica. Deve-se informar o motivo do cancelamento, e, ao concluir, o sistema envia o cancelamento para a Prefeitura por meio de conexão remota. ATENÇÃO! O Sistema bloqueará o Cancelamento de Notas Fiscais emitidas a mais de 30 dias.

  24. A Nota fiscal eletrônica de serviço impressa Este é um modelo do impresso da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço, que será enviada aos destinatários no formato de Arquivo PDF, podendo também ser impresso. Toda Nota Fiscal emitida possui um Código de Autenticidade que pode ser consultado através do endereço www.glcconsultoria.com.br/nfes

  25. Verificando a autenticidade da nota fiscal eletrônica

  26. Site de verificação de autenticidade da nota fiscal XC2F.2DAB.FA4F.2D93.EA97 No site de Verificação de Autenticidade, você deve informar o Município e o Código apresentado em sua Nota Fiscal

  27. TELA RETORNADA QUANDO O CÓDIGO DE AUTENTICIDADE FOR VÁLIDO

  28. Comunicação com o Usuário

  29. Mensagens de comunicação com o usuário Em determinados momentos o sistema Procura por atualizações disponíveis

  30. Mensagens de comunicação com o usuário O Sistema verifica se a empresa prestadora foi Encerrada.

  31. Mensagens de comunicação com o usuário Fique atento a essas mensagens, pois o Sistema informa constantemente sobre as NF restantes para emissão.

  32. Mensagens de comunicação com o usuário Em determinados momentos o sistema Procura por Lançamentos ou Cancelamentos que ainda não foram enviados

  33. Mensagens de comunicação com o usuário Efetuando Transmissão automática das Notas Fiscais ATENÇÃO! Para que esse processo seja executado corretamente é necessário estar devidamente conectado na internet.

  34. Mensagens de comunicação com o usuário Transmissão das NF-es executada com sucesso.

  35. Mensagens de comunicação com o usuário O Sistema não consegue estabelecer conexão com o servidor no momento, e informa a quantidade de NFs que não foram enviadas ATENÇÃO! O Sistema bloqueará emissão ou importação de novas NFs quando houver em sua base NFs emitidas a mais de 30 dias que ainda não foram enviadas.

  36. Outras Funcionalidades

  37. Cópia de Segurança Execute a Cópia de segurança Sempre! A responsabilidade por essas informações são inteiramente do usuário. Sua Base de Dados é seu Talão digital.

  38. Informações sobre as NF emitidas Verificar informações sobre as Notas Fiscais emitidas.

  39. Alterar Senha de Acesso Através dessa tela você poderá alterar a Senha inicial enviada pela Prefeitura.

  40. Configurar e-mail de envio Essa configuração é obrigatória para que o sistema consiga enviar as Notas Fiscais emitidas para os Destinatários, e para enviar o arquivo de integração para a Contabilidade. • Atenção! • Marcando a Opção acima, o sistema irá fazer o envio diretamente através de seu Aplicativo de envio, sendo necessário para isso preencher apenas o campo “e-mail de envio”, e certificar que esse é o e-mail padrão em seu aplicativo de envio. • Essas informações devem ser adquiridas diretamente com seu provedor de e-mail. • Após o preenchimento dessas informações, clique em “Validar e-mail” para verificar se está tudo correto. • Não funciona com @hotmail

  41. Cadastro da empresa responsável pelo s.i.g.i.s.s.

  42. Integração com o S.I.G.I.S.S. O Sistema possui um emissor de dados, para enviar informações da Notas Fiscais emitidas para o S.I.G.I.S.S.. Os arquivos são gerados por período e enviados por e-mail automaticamente para a Contabilidade.