1 / 29

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Download Presentation

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - O TCC é um documento que apresenta o o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob coordenação de um orientador (ABNT/NBR 14724, 2011).

  2. Pesquisa Científica • Projeto de Pesquisa (NBR 15287:2011- PROJETO DE PESQUISA — APRESENTAÇÃO) • Execução da Pesquisa • Comunicação Científica da Pesquisa (resultados da pesquisa efetuada. Pode ser feita em livros, artigos científicos, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, TCC...).

  3. TIPOS DE CONHECIMENTO • O conhecimento científico se distingue do conhecimento popular, religioso e filosófico por ser resultante de uma série de ações sistematizadas que constituem a metodologia científica. Metodologia científica: Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.

  4. Escolha do Tema da Pesquisa • Assunto que seja de interesse do aluno, mas que se insira com as disciplinas do curso, ou com alguma pesquisa que tenha feito durante a graduação em Engenharia Civil ou ainda ao seu estágio . • Em seguida inicia-se a leitura de textos contidos em Livros, Revistas científicas, Teses e Dissertações sobre o Tema escolhido. • As referências bibliográficas são uma espécie de endereço dos textos lidos • Por fim elabora-se um projeto, onde a justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e orçamento estejam claros, juntamente com a revisão bibliográfica e as referências bibliográficas.

  5. Projeto de Pesquisa • Num projeto técnico-científico e acadêmico, deve-se utilizar o sujeito indeterminado. Como por exemplo, “Pretende-se mensurar o grau de eficiência...”. • É importante evitar a frase ”Procurarei mensurar o grau de eficiência...”, ou ainda, “Procuraremos mensurar o grau de eficiência...”.

  6. Escolha do Tema Revisão Bibliográfica Em bibliotecas se pesquisa sobre o assunto escolhido nos Livros, Teses, Dissertações, artigos científicos em revistas especializadas também chamadas de Periódicos. Anota-se os elementos das Referências Bibliográficas utilizadas. Defini-se o objetivo geral e específicos,a metodologia, além de começar o capítulo de revisão.

  7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA • Inicialmente escolhe-se artigos científicos, ou livros, teses, dissertações para leitura e análise. • As partes mais importantes devem ser grifadas e usadas na citação do referido trabalho na parte denominada Revisão. • O endereço dos trabalhos lidos deve ser anotado para imediatamente começar a construir as referências bibliográficas.

  8. CITAÇÕES • Citação é a transcrição da idéia do autor que foi lido o trabalho. Deve ser utilizado em qualquer trabalho científico, pois além de enriquecê-lo traz credibilidade ao mesmo, bem como, demonstra que a pessoa se baseou em algum conhecimento já existente para escrever o que pretende; • A ABNT/NBR 10.520 (2002) normatiza citações em documentos.

  9. CITAÇÃO DIRETA • É a cópia fiel de um trecho. Deve-se conservar a mesma grafia, a pontuação, o idioma e os erros, se por ventura ocorrerem; • Citação direta com até três linhas: Este tipo de citação deve ser introduzida no texto com aspas duplas e mantendo-se as dimensões do restante do trabalho, ou seja, mesmo tamanho de fonte e sem recuo.

  10. CITAÇÃO DIRETA • O texto transcrito deve apresentar o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página de onde o texto foi extraído; Exemplos: • “Quem sabe a felicidade seja uma medida que resume, em geral, o significado pessoal da vida e o lugar que o indivíduo ocupa nela” (GIELE, 1999, p. 235). ou • Segundo Giele (1999, p. 235), “quem sabe a felicidade seja uma medida que resume, em geral, o significado pessoal da vida e o lugar que o indivíduo ocupa nela.”

  11. CITAÇÃO DIRETA • Citação direta com mais de três linhas: Os procedimentos de apresentação são semelhantes aos anteriormente mencionados, porém, a reprodução da citação deve ser efetuada a quatro centímetros da margem esquerda, com espaços simples entre as linhas e espaços 1,5 entre a citação e o texto e sem aspas. A fonte neste caso deverá ser 10.

  12. CITAÇÃO DIRETA Exemplo : A Filosofia ocorre naturalmente, de modo que: A Filosofia é uma atividade resultante da inquietação cognitiva do ser humano. E por, esta razão, a Filosofia é inerente ao Ser Humano como ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente. Nisto consiste a razão e não se pode ensinar a Filosofia. Só é possível se ensinar o método filosófico de pensar, ou seja, só é possível se ensinar a filosofar (SANTOS, 2000, p.13). ou Segundo Santos (2000, p. 13), A Filosofia é uma atividade resultante da inquietação cognitiva do ser humano. E por, esta razão, a Filosofia é inerente ao Ser Humano como ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente. Nisto consiste a razão e não se pode ensinar a Filosofia. Só é possível se ensinar o método filosófico de pensar, ou seja, só é possível se ensinar a filosofar.

  13. CITAÇÃO INDIRETA • É a reprodução da idéia ou o pensamento do autor da obra, transcritas com as palavras do autor do trabalho. Mesmo desta forma há necessidade de se colocar o sobrenome do autor, em seguida do ano da publicação entre parênteses, pois o texto foi produzido por alguém, e esta pessoa precisa ser referenciada;

  14. CITAÇÃO INDIRETA Exemplo: Postai (1997) menciona que ter uma vida organizada não é estar preso a leis, horários, atribuições ou mesmo ligado a pessoas dominadoras e autoritárias. O importante é fazer um planejamento, uma listagem de compromissos e não viver de improvisos, ou preocupações inúteis.

  15. CITAÇÃO INDIRETA Ou Ter uma vida organizada não é estar preso a leis, horários, atribuições ou mesmo ligado a pessoas dominadoras e autoritárias. O importante é fazer um planejamento, uma listagem de compromissos e não viver de improvisos, ou preocupações inúteis (POSTAI, 1997).

  16. CITAÇÃO DE CITAÇÃO • Ocorre quando a idéia ou pensamento que se deseja transcrever no trabalho não é do autor da publicação que se leu, mas de um terceiro autor já referenciado na obra lida, em que não se teve acesso ao original; • EXEMPLO: Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, não se encontra mais que pedra e neve, mas dali a vista é magnífica.” (LE CLERC, 1996, p. 65 apud ROSA, 1999, p. 130). (apud = citado por)

  17. Com relação aos aspectos metodológicos as pesquisas científicas podem ser classificadas em:    Descritivas: onde se descreve o objeto de estudo por meio de observações e levantamentos de dados, ou ainda através da pesquisa bibliográfica e documental;   •   Campo: coleta-se os dados no campo; Experimental: se manipula uma ou mais variáveis independentes (causas) sob controle, a fim de observar e interpretar as reações e modificações ocorridas no objeto de estudo ( variável dependente).  Pesquisa ação: é usada nas ciências sociais e possui base empírica que é concebida e realizada em estreita consonância com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores participam e os participantes das situações ou do problema estão envolvidos e de modo cooperativo e participativo.

  18. Momento de começar a escrever o projeto • a) capa – É formatada pelas NBR 14.724 (2011) e 15.287 (2011) e deve constar obrigatoriamente o nome do autor do projeto, título do projeto, cidade e ano de entrega do documento O nome da instituição • b) folha de rosto – É igual a capa acrescentando-se uma caixa de texto explicando para que o trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de cursou outros); o objetivo (grau pretendido, aprovação em disciplina ou outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; do orientador e se houver do co-orientador (Figura 1.2) conforme NBR 14.724 (2011) e 15.287 (2011) • c) Introdução onde devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, bem como os objetivos (geral e específicos) a serem atingidos e a justificativa (ABNT/NBR 15.287, 2011); • d) revisão (referencial teórico que o embasa (ABNT/NBR 15.287, 2011); • e) metodologia a ser utilizada (ABNT/NBR 15.287, 2011); • f) cronograma de execução (ABNT/NBR 15.287, 2011); • g) recursos (ABNT/NBR 15.287, 2011); • h) referências (ABNT/NBR 15.287, 2011); • i) anexo: texto ou documento não elaborado pelo autor. Segundo a ABNT/NBR 15.287 (2011) não é obrigatório ter anexo.

  19. MODELO DE CAPADO PROJETOLetra tamanho 12

  20. Justificativa • A Justificativa é o porque do projeto. Esta deve ressaltar a relevância do tema/problema escolhido, esclarecendo sobre a necessidade de estudos na área, que vão possibilitar um avanço do conhecimento e, caso haja aplicabilidade, mostrar os desdobramentos possíveis em termos de qualidade de vida

  21. Objetivo Geral • O Objetivo Geral é abrangente, de longa duração e diretamente ligado ao objeto de estudo e os Objetivos Específicos, onde se delimita e especifica o alcance da pesquisa. O objetivo Geral é de grande alcance e deve refletir onde se pretende chegar com a pesquisa. Já os objetivos específicos se referem a aspectos mais delimitados e pontuais que, reunidos, permitem alcançar o objetivo geral. • Os verbos utilizados para o objetivo geral devem ser abrangentes como Compreender, Descrever, Identificar, Desenvolver, Conhecer, Avaliar, entre outros tantos, como por exemplo, o objetivo geral: Estudar a Bacia do Rio Cubatão. Comumente há um objetivo geral e alguns objetivos específicos, procurando-se limitar estes últimos à cerca de quatro no máximo.

  22. Objetivos Específicos • Nos objetivos específicos, os verbos devem ser de natureza de curta duração e a definir o alcance da pesquisa, tais como: quantificar, determinar, coletar, reconhecer, comparar..., e como exemplo de objetivos específicos pode-se ter: “quantificar o nível de coliformes durante um ano;” “comparar a área de floresta, campos e pastagens, solo exposto, urbanização e mangue entre os anos de 1988 e 2001;” “avaliar a precipitação pluviométrica e a vazão do rio no mês de janeiro de 2003.”

  23. REVISÃO • O item Revisão até recentemente era chamado de Revisão Bibliográfica ou Revisão da Literatura ou Fundamentação Teórica ou, ainda, Referencial Teórico. No entanto, pesquisas baseadas em depoimentos e material divulgado na internet fizeram com que se resumissem, aqueles nomes, em Revisão apenas. • Esta é elaborada a partir da leitura de livros, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, leis, decretos, filmes, sites da internet, entre outros, que tenham relação com o tema de estudo especificado no projeto, devendo ser iniciada assim que se delimite o problema e continuar até o final da execução da pesquisa.

  24. REVISÃO • A Revisão deve ser fidedigna ao escrito original do autor citado, não devendo em momento algum modificar ou interpretar o que o autor pesquisado escreveu, sempre fazendo a citação da fonte da informação (AUTOR, ano). • A Revisão para a elaboração de um projeto deve ter no mínimo de cinco a oito autores diferentes ou com publicações diferentes. • A norma NBR 10.520 (2002) trata da apresentação de citações em documentos.

  25. Metodologia • A Metodologia é a parte do projeto onde é feito um esclarecimento sobre a(s) forma(s) pela(s) qual(is) os objetivos propostos serão alcançados. É onde se estabelecem os passos que serão dados para a execução da pesquisa. • A Metodologia em geral inclui uma revisão que deve ser diretamente relacionada aos problemas, conhecimentos, métodos e técnicas a serem utilizadas na pesquisa e de uma parte prática, podendo esta, ser realizada em laboratório (experimental) ou no campo, através de observações sistemáticas com controle de variáveis, entre outras. Tanto na pesquisa experimental, como na de campo, há necessidade de se especificar a população que será pesquisada. • Na Metodologia é necessário dizer como os dados serão analisados, sistematizados e interpretados. A análise pode ser qualitativa ou quantitativa, de acordo com o tipo de pesquisa.

  26. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO • No cronograma deve ser previsto o tempo que será necessário para a coleta dos dados ou de execução dos experimentos. O Cronograma apresenta o item, onde cada parte proposta na Metodologia deverá estar listada juntamente com o tempo de execução predeterminado para ela. O tempo de redação e correção, incluindo a análise do orientador específico, deverão estar previstos

  27. Exemplo de Cronograma de Execução Tabela 1 - Cronograma de execução da pesquisa. Fonte: O autor

  28. Orçamento • Material de consumo: gasolina, impressão, cópias, encadernação etc • Material permanente: equipamento como máquina fotográfica ou um aparelho de localização por satélite por exemplo. • Exemplo: O orçamento previsto para a execução deste projeto se encontra na Tabela 1.

  29. Tabela 1 – Orçamento do projeto Fonte: O autor

More Related