registro de estudo de caso pesquisa diagn stica n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica: PowerPoint Presentation
Download Presentation
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 17

REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica: - PowerPoint PPT Presentation


  • 109 Views
  • Uploaded on

REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:' - kamil


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
registro de estudo de caso pesquisa diagn stica

REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:

Jeferson tem 12 anos, é mais tranqüilo, sofreu perda de audição por otites repetitivas, causando-lhes o rompimento do tímpano, que foi há três ou quatro anos restaurado. Isso fez com que ele ficasse por um longo período sem ouvir, fato que lhe prejudicou a alfabetização.

Este ano é que está sendo alfabetizado e tendo maior interação com os colegas de classe, tem uma deficiência mental leve.

Ele tem grande dificuldade de concentração, não conseguindo prestar atenção por muito tempo em quase nada, mas com os jogos digitais é diferente, fica atento e gosta muito de brincar com esta ferramenta.

O aluno também tem dificuldade de se relacionar com os colegas, se irrita facilmente e torna-se agressivo com os demais por qualquer motivo.

Apesar das aulas de reforço recebidas durante o ano, com a própria professora da sala, não obteve êxito quanto a leitura e a escrita. Nossa escola ainda não tem a sala de recurso multifuncional, o que acredito que o ajudaria muito na aquisição desses conceitos.

O grande problema encontrado com este aluno é a ausência da família junto á escola, a mãe não comparece quando chamada e por muitas vezes viajava levando o filho com ela, fazendo com que ele perdesse muitos dias de aula, prejudicando-o ainda mais.

Em conversas individuais, Jeferson é tranqüilo, mas ouve o que lhe é dito sem muita atenção.

proposta de interven o

Proposta de intervenção:

Serão utilizados jogos de memória, montagem de história em quadrinhos e atividades com tangram.

Inicialmente o trabalho será feito com material concreto para que haja o manuseio dos mesmos e posteriormente serão utilizados estes mesmos jogos, porém os disponibilizados na internet.

O resultado esperado é o melhor e maior tempo de concentração do aluno no que esteja fazendo e a criação espontânea de histórias em quadrinhos (montagem de cenários e conversação dos personagens).

execu o da proposta
Execução da proposta:

No primeiro dia de trabalho o aluno fez atividades com jogos de memória, manuseando as peças.No início da atividade o aluno teve dificuldade em encontrar os pares, mas após várias tentativas começou a acertar e se empolgou, realizando a atividade por completo.Neste dia também foi apresentado ao aluno o jogo do tangram, explicado a ele as regras de montagem e depois pedido que ele criasse livremente seus desenhos. Após algum tempo foi lhe apresentado desenhos de figuras prontas feitas com tangram para que ele as reproduzisse. Nesta atividade também, após várias tentativas o aluno conseguiu montar algumas das figuras apresentadas.

Ainda no primeiro dia o aluno tentou montar palavras e frases com o alfabeto móvel. Primeiramente foi solicitado que escrevesse seu próprio nome, mas ele não consegui escrevê-lo corretamente. Depois foi pedido que ele escrevesse “Olá Josiane como vai” e novamente o aluno não conseguiu acertar.

No segundo dia de trabalho com o aluno foram realizadas atividade no computador, onde o ele brincou com vários jogos de memória, dos quais fez com relativa facilidade, após algumas tentativas.

No terceiro dia de atividades foi apresentado ao aluno o jogo de tangram no computador, ele escolhia a figura a ser copiada e posteriormente deveria clicar, arrastar e às vezes girar as peças para montar a figura. Nesta atividade o aluno teve bastante dificuldade, demorando um bom tempo para conseguir montar cada figura.

avalia o da proposta
Avaliação da proposta:

Em todas as atividades o aluno se mostrou animado e interessado. Ele apresentou avanços na memorização das figuras dos jogos de modo geral, sua atenção também melhorou, contribuindo para a realização dos jogos. Na escrita não houve grandes avanços, o aluno tem muita dificuldade em reconhecer letras, diferenciá-las e consequentemente em formar palavras e frases.

Não houve tempo de trabalhar as histórias em quadrinho com o aluno.

O ponto frágil da proposta certamente foi o pouco tempo no qual foi desenvolvida a proposta. Foi preciso realizar várias atividades diferentes em um mesmo dia, em um curto espaço de tempo, isso sempre prejudica uma proposta, pois o aluno precisaria de muito mais tempo para explorar cada jogo e pensar em suas próprias estratégias com mais tempo e calma.

conclus o do encaminhamento

Conclusão do encaminhamento:

Houve uma melhora significativa na atenção e memorização do aluno em relação aos jogos a ele apresentado.

Nem todos os objetivos foram atingidos, pois no reconhecimento das letras e formação de palavras o aluno não obteve êxito.

É certo que uma proposta de intervenção deve ter um prazo maior para apresentar bons resultados, então a alteração que deve ser feita é um planejamento a médio e/ou longo prazo com este aluno, apresentando a ele uma atividade a cada aula, sem pressa, dando a ele tempo suficiente para testar as possibilidades de cada jogo.

slide17

REGISTRO DE ESTUDO DE CASO FEITA POR JOSIANE Apª DE MATTOS BEZERRA REALIZADA ENTRE OS DIAS 01 A 09 DE DEZEMBRO COM O ALUNO JEFERSON ALVES DE OLIVEIRA EM CUMPRIMENTO A ATIVIDADE II DO MÓDULO VI DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS.