slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Dengue PowerPoint Presentation
Download Presentation
Dengue

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 10

Dengue - PowerPoint PPT Presentation


  • 98 Views
  • Uploaded on

Dengue

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Dengue' - hao


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedesaegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

tipos de sintomas da dengue
Tipos de sintomas da dengue

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Formas de apresentação

A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas:

Infecção InaparenteA pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue

Dengue Clássica A Dengue Clássica é semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor, entre outros sintomas.

slide3

Dengue Hemorrágica

Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Síndrome de Choque da Dengue

A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. E várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, entre outros.

slide4

Mosquito da Dengue

A dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes. Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae. O mosquito da dengue (Aedesaegypti)  é menor que os mosquitos comuns, tem, em média, 0,5 cm de comprimento.

O mosquito da dengue é o vetor de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, O Aedesaegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia.

slide5
O mosquito da dengue tem cerca de 0,5 cm de comprimento, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e suas asas são translúcidas.

Assim como na maioria dos demais mosquitos, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos; os machos se alimentam apenas substâncias vegetais e açucarada.

As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

slide6

Prevenção da Dengue

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias

Tratamento da Dengue

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.

É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.

É preciso hidratar o paciente com sintomas da dengue.

slide7

Febre amarela

Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um tipo de vírus chamado flavivírus.

Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus , e a urbana transmitida pela picada do Aedesaegypti, o mesmo que transmite a dengue. A febre amarela não é transmitida de uma pessoa para a outra.A forma urbana já foi erradicada. O último caso de que se tem notícia ocorreu em 1942, no Acre.

Vírus da Febre Amarela

slide8

Sintomas

Seus sintomas duram, em média, dez dias. Nesses casos mais graves, além do quadro descrito, há o comprometimento dos rins, o que pode provocar problemas cardíacos, pulmonares e hepáticos; e morte em 50% dos casos.

Os principais sintomas da febre amarela – febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação). Aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem. Os outros 15% podem apresentar, além dos já citados, sintomas graves como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), fígado (hepatite e coma hepático), pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte. Uma vez recuperado, o paciente não apresenta seqüelas.

Tratamento

Basicamente, o tratamento consiste em hidratação e uso de antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico. Repouso, ingestão abundante de água, boa alimentação e, no caso de hemorragias, reposição sanguínea, são importantes medidas. Casos mais graves podem requerer diálise e transfusão de sangue.

slide9

Vacinação

Existe vacina eficaz contra a febre amarela, que deve ser renovada a cada dez anos. De maneira geral, a partir dos nove meses, a vacina deveria ser recomendada para as demais pessoas.

IMPORTANTE: Assim como na dengue, o uso de aspirina ou outros fármacos contendo acetilsalicílico é contra-indicado.

slide10

Escola Estadual Camilo Bonfim

Professora: Simone Garcia

Alunos: Igor Ribeiro, Larissa Santana e Leonardo De Conto.

Serie: 2° A

Referencias: http://www.combateadengue.com.br

http://www.brasilescola.com/doencas/febre-amarela.htm