1 / 25

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

PLANEJAMENTO DE CARREIRA. Janaina Abreu. Carreira. A palavra carreira origina-se do latim via carraria significa estrada ou caminho para carros. Caminho... No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.

Download Presentation

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PLANEJAMENTO DE CARREIRA Janaina Abreu

  2. Carreira • A palavra carreira origina-se do latim via carraria significa estrada ou caminho para carros. Caminho... No meio do caminho tinha uma pedratinha uma pedra no meio do caminhotinha uma pedrano meio do caminho tinha uma pedra. (No meio do caminho, Drummond)

  3. Carreira SéculoXIX - Carreira passa a ser usada como definição de trajetória profissional e, em um primeiro momento, ela esteve voltada apenas para a relação entre posto de trabalho e a tarefa a ser realizada devido à estrutura das organizações mecanicistas. O funcionário entrava em uma empresa e tinha idéia de seu percurso ocupacional naquela empresa. Atualmente - Carreira acontece de outra forma, já que não é apenas vista como uma promoção decorrente de um resultado favorável na avaliação de desempenho, mas, também está relacionada com o próprio desenvolvimento profissional da pessoa. Gestão compartilhada entre a empresa e a pessoa.

  4. Há dois tipos de pessoas nas empresas: - as que vivem do plano de carreira que a empresa lhes oferece - as que constroem o seu próprio plano Em qual grupo destes grupos você está?

  5. Como o profissional deve agir com relação a sua carreira? • O porquinho quando questionado sobre o que gostaria de ser quando crescer, respondia alegremente: • “ Salsicha” Embora a salsicha fosse algo útil, ele nem imaginava que iria precisar morrer para que sua carreira se tornasse realidade. É assim que o profissional deve se preparar: morrendo para velhos hábitos, vícios, preconceitos, ideias equivocadas do que seja uma profissão.

  6. Unidades ou fases reconhecidas pela pessoa e pela sociedade O tempo associado a cada uma delas varia de acordo com a profissão ou com a pessoa que a exerce... Carreira

  7. CarreiraInterna – idéia que a pessoa possui a respeito do trabalho e do papel de trabalhador que desempenha em sua vida; CarreiraExterna – etapas concretas exigidas por uma profissão, para que se obtenha progresso. Carreira

  8. É preciso fazer escolhas... MERCADO DE TRABALHO COMPETÊNCIAS OBJETIVOS

  9. O que já vivi até hoje pode dizer algo sobre o que sou?

  10. Valores e ObjetivosQuais são os seus?Valores – São alicerces para entender atitudes e motivações. Devem ser levados em consideração na tomada de decisão. Reflita: Quais são seus valores fundamentais?Objetivos - ter clareza sobre seus objetivos de vida é fundamental para que possa tomar decisões adequadas para atingi-los. São guias para suas escolhas.

  11. Reflita: Quais são seus objetivos de vida? Como imagina sua vida daqui a 2 anos Como imagina sua vida daqui a 5 anos Como imagina sua vida daqui a 15 anos Como imagina sua vida daqui a 30 anos Será que suas escolhas estão alinhadas com o que você acredita e estão Te deixando mais próximos de seus objetivos?

  12. Espaço PessoalEspaço FamiliarEspaço Profissional

  13. Competências e Carreira Como identifico minhas competências? ·Informação ·Saber o que e por que fazer Conhecimentos EDUCAÇÃO: AMARRA DAS DIMENSÕES COMPETÊNCIA Habilidades Atitudes Técnica Destreza Saber como fazer Interesse Determinação Querer fazer

  14. Competência e PersonalidadeCompetência – Está relacionada aos comportamentos passíveis de serem apreendidos, desenvolvidos e treinados de acordo com o contexto e necessidade.Personalidade – Está relacionada com aquilo que o constitui e o define como ser humano desde a sua infância, preferências pessoais que você apresenta de maneira natural e espontânea.O que pesa mais na orientação de carreira: competência ou personalidade?

  15. Exigências do Mercado de Trabalho 1 – Conhecimento – Não basta apenas ter diploma, mas sim buscar novas formas de diferenciação para que a empresa alcance seus resultados. 2-Perfilempreendedor – O funcionário deve se enxergar como sócio da empresa, fazendo tudo como se aquele empreendimento fosse seu. 3-Rededecontatos (networking) – Criar e manter uma boa rede de contatos é chave mágica para abrir diversas portas. 4-Comunicação – Não dá para pensar em um profissional que não se comunique tanto verbalmente quanto de forma escrita. 5-Auto-estimaemotivação – Ter motivação para a vida e buscar felicidade sem depender dos outros é necessário para que a pessoa enxergue. 6 – Demonstrar competências diferentes e que agreguem valor ao negócio.

  16. 10. Aposentadoria 1.Crescimento, Fantasia, Exploração 9.Desligamento 2. Educação, Treinamento 8. Avanço, Recomeço ouContinuidade 3.Ingresso no Mundo Profissional 7.Crise no Meio da Carreira 4.Treinamento Básico, Socialização 6.Estabilidade na atividade profissional, Permanência como membro 5. Admissão como Membro Principais Fases da Carreira

  17. Tipos de Carreira • CarreiraemEscada : modelo usado antes da globalização, em uma economia que não privilegiava a competitividade. Aqui, a pessoa entrava em uma empresa e tinha idéia de como estaria daqui a trinta anos. Por exemplo: alguém começava no cargo de auxiliar administrativo e ia sendo promovido até ser diretor. As empresas favoreciam o carreirismoentre seus funcionários, já que era prevista uma estabilidade no emprego.

  18. Tipos de Carreira • CarreiraemS: surgiu como alternativa de resposta para a eliminação de degraus. Nesse modelo, a escada em degraus ainda permanece e é visível, mas as pessoas podem e devem movimentar-se lateralmente antes de subir o próximo degrau, favorecendo uma formação generalista. Tal modelo foi muito praticado nos anos de 1980, mas não é adequado para as organizações da atualidade, pois o profissional não aprofunda seu conhecimento, ou seja, ele não é um especialista de fato em determinado assunto.

  19. Tipos de Carreira • CarreiraemEspiral: é o modelo originado pela globalização no qual existe apenas uma escada virtual, ainda com poucos degraus, que é envolvida por uma série de espirais. A figura geométrica da espiral indica movimento constante e crescente em volta de um determinado eixo. Nesse modelo, dá-se ênfase à possibilidade da existência de muitas carreiras numa mesma empresa, em que a individualidade será encarada como algo importante dentro do processo, ou seja, são criadas condições para que a pessoas busquem seu próprio ritmo de progresso e evolução de carreira sem a rigidez dos outros modelos.

  20. A carreira é gerenciada pela pessoa, não pela organização; • A carreira é uma série de experiências, habilidades, aprendizados, transições e mudanças de identidades ao longo da vida (o que conta é a “idade da carreira”, não a idade cronológica) • Desenvolvimento é: • Aprendizado contínuo • Auto dirigido • relacional • encontrado em desafios de trabalho • Desenvolvimento não é (necessariamente): • Treinamento formal • Re-treinamento, ou • Mobilidade Vertical

  21. O “ponto de apoio” de uma boa gestão de carreiras é o planejamento. • É preciso entender, entretanto, que o ato de planejar não é uma ação isolada, meditativa na sucessão dos dias – é um comportamento, um estado de alerta e, após fixada uma meta de longo prazo, a todo instante é preciso avaliar se cada ação o está levando no sentido de seus objetivos.

  22. Passos para planejamento da carreira 2- Dentro da empresa e fora da ocupação MERCADO 1- Clarificação da identidade individual – preferências 2-Avaliação de pontos fortes e fracos da carreira – Considerar mercado interno e externo. 3- Análise do ambiente – quatro ambientes: 4- Identificação de estratégias de carreiras - crescimento, desaceleração, diversificação, integração, revisão, e combinação. 5-Seleção dos objetivos de carreira – Objetivos de longo, médio e curto prazo. 6-Implementação da estratégia 7- Avaliação dos resultados – processo contínuo EMPRESA 4- fora da empresa e fora da ocupação OCUPAÇÃO 3- fora da empresa e dentro da ocupação 1- dentro da empresa E dentro da ocupação

  23. Outro fator importante a considerar em um planejamento de gestão de carreiras é a consciência de que existem três “pessoas” que coabitam cada um de nós: • AQUELA QUE NÓS SOMOS • AQUELA QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHAM QUE SOMOS • AQUELA QUE NÓS ACHAMOS QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHAM QUE SOMOS. Complexo, não é? Quanto mais conhecemos e reconhecemos essas três “PESSOAS”, mais fácil se torna planejarmos nossas ações para finalidades previamente estabelecidas

  24. Categorias de Preferências por Carreira

  25. Muito Obrigada! jana.pedagoga@yahoo.com.br(21) 8831-3171

More Related