1 / 15

Profa. Dra. Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia Laboratório de Psicologia A

Emergências e Desastres Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade . Profa. Dra. Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia Laboratório de Psicologia Ambiental. Dimensões físicas e humanas de um evento. Relação Sociedade - Natureza/Pessoa - Ambiente.

feoras
Download Presentation

Profa. Dra. Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia Laboratório de Psicologia A

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Emergências e Desastres Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Profa. Dra. Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia Laboratório de Psicologia Ambiental Dimensões físicas e humanas de um evento Relação Sociedade - Natureza/Pessoa - Ambiente Sustentabilidade planetária e os Modelos de desenvolvimento Vulnerabilidades da sociedade

  2. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Mas afinal o que é um desastre? SITUAÇÃO PERIGOSA DESASTRE Construção social COMPORTAMENTO E COMPREENSÃO DO LUGAR IMPLICAÇÕES PARA AS TAREFAS DE DESENHO TREINAMENTO EDUCAÇÃO

  3. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Perigos potenciais (emergências silenciosas) Proposta teórico-metodológica - Psicologia Ambiental (PA) PA estuda a relação recíproca entre pessoas e ambientes naturais e construídos. Trabalha-se com abordagem multi-teórica, multi-método e em vários contextos

  4. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Proposta teórico-metodológica - Psicologia Ambiental Associar duas linhas de investigação: Percepção Ambiental de Riscos e Comportamento Humano Orientação integradora entre níveis de explicação psicológico e social

  5. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Definição de Percepção Percepção consiste na captação, seleção e organização das modificações ambientais, orientada para uma tomada de decisão que torna possível uma ação inteligente (i.é dirigida a um fim) e que se expressa por ela. É a base para conhecer a Percepção Ambiental

  6. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade As contribuições do enfoque ecológico da Percepção Ambiental • A Percepção é função, mais ou menos imediata do ambiente. • O significado não está na pessoa mas no ambiente percebido, devido a estrutura ecológica deste. O ecológico compõe-se de aportes recíprocos entre o indivíduo, o ambiente social e o ambiente físico. • A exploração ativa do organismo faz com que a pessoa perceba propriedades (ou ofertas) do ambiente. • Perceber as ofertas do ambiente é perceber como interagir com ele. Ou seja, o que tem que ser feito, como agir em um determinado ambiente. • O problema perceptivo não é então determinar o que tem dentro da cabeça das pessoas mas onde está a cabeça, em que lugar ecológico.

  7. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção Ambiental A Percepção do Ambiente adquiri-se ao mesmo tempo que se atua e, modifica-se em função dos resultados da atuação. Percepção Ação modificação O que leva à mudanças de Percepção do Ambiente depende do balanço entre perdas e benefícios advindas da modificação.

  8. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção Ambiental • Portanto Percepção Ambiental surge das intenções modificadoras que empregamos sobre o Ambiente. Esta ação esta carregada de afetos. • Estão juntos neste processo tanto aspectos cognitivos quanto emocionais. • Ou seja, interpretação e avaliação não estão separados nos processos de Percepção Ambiental seja da qualidade ambiental, da estética do ambiente ou do Risco Ambiental.

  9. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção de Risco Ambiental • Dificuldade de definição do que seja um risco, • Não é possível chegar a uma idéia objetiva e consensual, • Não é um mero estímulo físico objetivo, se trata de uma construção social, portanto subjetiva e multidimensional. • Enquanto processo se mantém imbricado a ele atitudes, valores, crenças, sentimentos, normas etc influenciando na forma de entender o risco. • Portanto tanto o conteúdo como o processo da percepção de risco é de natureza social. • Qualifica-se então como uma percepção social, já que se está tratando de juízos, atribuições, memória, emoção, motivação, categorização.

  10. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção de Risco Ambiental • É uma percepção complexa, que excede a aprendizagem de probabilidades pois intervém dados cognitivos acerca da fonte de risco, dados espaço-temporais e muitos fatores pessoais, de experiência e motivação. • As certezas individuais relativas ao estado do meio ambiente condicionam a percepção dos riscos ambientais.

  11. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção de Risco Ambiental • A Percepção de Risco é composta de fatores que influenciam as pessoas a se darem conta dos riscos e serem conscientes da vulnerabilidade da sociedade. • Devido à ciência não ter alcançado um grau satisfatório de influência sobre os conhecimentos da sociedade, o que se tem é um público que não sabe avaliar o risco. • A percepção de risco vai determinar cuidados/cautelas sobre a vida.

  12. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Para que serve este tipo de estudos psicológicos? • Estudar o conjunto de características das pessoas ou grupos e ambientes em termos de sua capacidade de antecipar, lidar com, resistir e recuperar-se do impacto dos perigos, considerando contexto de gênero, tempo, espaço e escala. • Ter a disposição um conjunto de fatores que influenciam a preparação e as respostas no ciclo geral de desastres. • Possibilitar a relação entre percepção de risco e capacidade de reação

  13. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Para que servem este tipo de estudos psicológicos? • Apropriar-se de conhecimentos sobre comportamentos favoráveis às advertências: evidências do meio ambiente que interagem com informações de advertência influenciando percepção e resposta. • Ter a Percepção como ferramenta metodológica (análise de discurso, diagnóstico descritivo, estratégia de gestão e informação. • O conhecimento acerca da percepção do risco pelos cidadãos e pelas autoridades pode se constituir em importante subsídio para planejar desde ações emergentes até políticas públicas concernentes eficazes.

  14. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Concluindo.... • A psicologia ambiental vem, através de suas teorias e métodos, oferecer um novo olhar sobre os acontecimentos catastróficos, sustentado na hipótese de que o fenômeno oportuniza alargar a compreensão da totalidade do contexto ambiental e das interações entre a (s) pessoa (s) e seu (s) ambiente (s). • Conhecimentos acerca das percepções do meio ambiente no fenômeno de apego ao território, a apropriação do espaço como um modelo explicativo dos comportamentos de pessoas que se instalam ou reinstalam em zonas de risco, o controle do espaço como expressão de poder legítimo, entre outros aportes, são bases fecundas para se compreender tais fenômenos.

  15. Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Para esta área a dinâmica do ambiente deve ser levada em conta em todas as etapas da gestão do risco, potencial ou atualizado. Muito obrigada pela atenção!

More Related