1 / 1

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Expressão de miRNAs em pênfigo foliáceo. Simone Lenis Fachin Pibic/Fundação Araucária Maria Luiza Petzl-Erler. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

elaine
Download Presentation

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Expressão de miRNAs em pênfigo foliáceo. Simone Lenis FachinPibic/Fundação Araucária Maria Luiza Petzl-Erler INTRODUÇÃO E OBJETIVOS MicroRNAs (miRNAs) são pequenos RNAs não codificadores que regulam a expressão gênica em nível pós-transcricional. Muitas evidências sugerem que certos miRNAs são cruciais para as funções das células do sistema imune. Desta forma, é possível que alterações no perfil de expressão destes miRNAs estejam envolvidas no desenvolvimento e manifestação da doença autoimune pênfigo foliáceo (PF). O objetivo deste estudo é investigar o perfil de expressão de um conjunto de miRNAs circulantes em pacientes de PF em diferentes estágios da doença e em controles, a fim de verificar se há uma associação entre certos miRNAs e o PF. RESULTADOS E DISCUSSÃO Esta primeira etapa do projeto consistiu principalmente na definição da metodologia. Dentro disto, foi feita a escolha do arranjo de miRNAs que será utilizado neste estudo. Visto que o PF é uma doença autoimune, acreditamos que miRNAs com funções relacionadas a imunidade possam estar envolvidos com a manifestação da doença. Desta forma, foi escolhido o arranjo contendo o maior número de miRNAs relacionados a regulação de genes envolvidos na resposta imune ou ao desenvolvimento de células do sistema imune. Para a comparação entre o perfil de miRNAs circulantes expressos em pacientes de PF e em controles é fundamental fazer o pareamento entre as amostras. Desta forma, foram pareados pacientes e controles do mesmo gênero, com idades próximas e expostos a condições ambientais semelhantes, visto que estes fatores podem influenciar na expressão gênica do indivíduo. A data da coleta das amostras também foi levada em consideração para fazer o pareamento, para isolar a influência do tempo de armazenamento nos resultados. MATERIAIS E MÉTODOS A extração dos miRNAs do soro está sendo feita com o kit miRNeasy Serum/Plasma (QIAGEN). Em seguida, será feita a transcrição reversa utilizando o kit miScript II RT (QIAGEN). Por fim, os cDNAs obtidos a partir dos miRNAs serão quantificados por PCR quantitativa em tempo real (RT-qPCR), utilizado o arranjo T-cell & B-cell Activation miRNA PCR Array (QIAGEN). CONCLUSÃO A definição da metodologia que será empregada no trabalho é muito importante para o bom funcionamento das técnicas e obtenção de resultados confiáveis, e por isso, muita atenção foi voltada para esta etapa do projeto. Investigar os perfis de miRNAs circulantes em pacientes de PF e controles pode nos ajudar a compreender melhor os mecanismos que levam a manifestação e ao desenvolvimento da doença. LENG, R. X.; PAN, H. F.; QIN, W. Z.; et al. Role of microRNA-155 in autoimmunity. Cytokine & Growth Factor Reviews, v. 22(3), p. 141-147, 2011. 

More Related