1 / 13

PLANEJAMENTO FAMILIAR

PLANEJAMENTO FAMILIAR. É um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a ter filhos, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, ou seja, recursos para a anticoncepção.

dwight
Download Presentation

PLANEJAMENTO FAMILIAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PLANEJAMENTOFAMILIAR É um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a ter filhos, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, ou seja, recursos para a anticoncepção. O Planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. Não pode haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos.

  2. TABELINHA • Procura calcular o início e o fim do período fértil e somente é adequado para mulheres com ciclo menstrual regular.

  3. CAMISINHA MASCULINA • camisinha ou preservativo: quase todas as pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente trans-missíveis, inclusive AIDS; previne doenças do colo uterino; não faz mal a saúde; é de fácil acesso.

  4. CAMISINHA FEMININA • O produto já vem lubrificado devendo ser utilizado uma única vez • Retirar da embalagem somente na hora do uso. Flexionar o anel de modo que possa ser introduzido na vagina. Com os dedos indicador e médio, empurrar o máximo que puder, de modo que fique sobrando um pouco para fora, o que deve permanecer assim durante a relação. Retirar logo após a ejaculação, rosqueando o anel para que não escorra o líquido seminal para dentro da vagina.

  5. Se usada corretamente, sua eficácia é alta. • Efeitos colaterais: aler-gia ou irritação, que pode ser reduzida trocando a marca e tipo e com uso de lubrificantes à base de água. • A camisinha Feminina, quando bem colocada, não incomoda nem diminui o prazer sexual.

  6. DIAFRAGMA • Diafragma:é um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobrir o colo do útero. • Deve ser utilizado junto com um espermicida, no máximo 6 horas antes da relação sexual. A higienização e o armazenamento corretos do diafragma são fatores importantes na prevenção de infecções genitais. • Recomenda-se introduzir na vagina de 15 a 30 minutos antes da relação sexual e só retirar 6 a 8 horas após a última relação sexual de penetração. • Deve ser indicado somente por um médico.

  7. DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU) • Dispositivo Intra-Uterino (DIU): os DIUs são artefatos de polietileno, aos quais podem ser adicionados cobre ou hormônios, que são inseridos na cavidade uterina exercendo sua função contraceptiva. Atuam impedindo a fecundação, tornando difícil a passagem do espermatozóide pelo trato reprodutivo feminino.

  8. MIRENA • Lançado recentemente no Brasil, o Mirena é um novo método endoceptivo, como o DIU. Trata-se de um dispositivo de plástico ou de metal colocado dentro do útero. É um DIU combinado com hormônios. 

  9. PÍLULA DO DIA SEGUINTE • Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte: Este método só deve ser usado nos casos de emergência (antes de 72 horas após o coito), ou seja, nos casos em que os outros métodos anticoncepcionais não tenham sido adotados ou, em caso de estupro.

  10. ADESIVO ANTICONCEPCIONAL • O Evra é um adesivo anticoncepcional que deve ser colado na pele, em diversos locais do corpo, permanecendo por uma semana. • A maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todos os dias e, que não possuem efeitos colaterais.

  11. INJETÁVEIS • São anticoncepcionais hormo-nais que contém progesterona ou associação de estrogênios, com doses hormonais de longa duração. • Com obtenção de efeito contraceptivo por períodos de 1 ou 3 meses, ou de uma associação de estrogênio e progesterona para uso mensal.

  12. LAQUEADURA TUBÁRIA

  13. VASECTOMIA • É um método contra-ceptivo cirúrgico e definitivo, os canais deferente são cortados e amarrados, cauteri-zados, ou fechados com grampos.

More Related