ÁLGEBRA – AULA 2 - PowerPoint PPT Presentation

lgebra aula 2 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ÁLGEBRA – AULA 2 PowerPoint Presentation
Download Presentation
ÁLGEBRA – AULA 2

play fullscreen
1 / 26
ÁLGEBRA – AULA 2
111 Views
Download Presentation
dragon
Download Presentation

ÁLGEBRA – AULA 2

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ÁLGEBRA – AULA 2 Equações

  2. DEFINIÇÕES Expressão matemática é uma combinação de números, operadores e incógnitas ou variáveis, além de símbolos gráficos, agrupados de forma significativa para permitir a verificação de valores, formas, meios ou fins. Equação é uma afirmação que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas. Resolver uma equação é encontrar valores numéricos que, ao serem substituídos nas incógnitas da equação, tornam verdadeira a sentença matemática. Os valores numéricos que tornam a equação válida são chamados raízesou zeros da equação.

  3. EXEMPLOS Equação do 1º grau Equação do 2º grau Equação do 5º grau Equação polinomial do nº grau

  4. EXEMPLOS Equação exponencial Equação modular Equação logarítmica Equação trigonométrica

  5. EXEMPLOS Equação linear com duas variáveis Equação irracional Equação matricial

  6. IMPORTANTE Se a e b são números reais, EXEMPLO Analise .

  7. OBSERVAÇÕES 1) Depois de determinar as raízes de uma equação, você deve apresentá-la na forma de conjunto: o chamado conjunto solução, denotado por S. 2) Equações equivalentes são aquelas que possuem o mesmo conjunto solução.

  8. EQUAÇÃO DO 1º GRAU Equações do 1º grau são equações do tipo Os valores a e b são chamados coeficientes da equação. Toda equação da forma acima admite uma única solução da forma Exemplos...

  9. LINGUAGEM USUAL x LINGUAGEM MATEMÁTICA Expressão matemática de algumas expressões em língua portuguesa: Em Português Em Matematiquês (dado) um número A sexta parte desse número O dobro desse número A metade desse número “mais” sua terça parte

  10. LINGUAGEM USUAL x LINGUAGEM MATEMÁTICA Expressão matemática de algumas expressões em língua portuguesa: Em Português Em Matematiquês Esse número acrescido de 5 unidades Esse número acrescido de 20% O quadrado desse número acrescido de seu dobro mais uma unidade

  11. EXERCÍCIO RESOLVIDO Uma torneira A enche um tanque em 3 horas; uma torneira B enche esse mesmo tanque em 4 horas; e uma ralo esvazia esse tanque em 6 horas. O tanque inicialmente está vazio. As duas torneiras são abertas, e o ralo, destampado. Quanto tempo demorará para que esse tanque fique cheio?

  12. SISTEMA DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS (Método da substituição) Se você tiver duas equações lineares com duas incógnitas, pode-se achar uma solução para o sistema isolandouma das variáveis em uma das equações e substituindo na outra equação. Exemplo: resolva

  13. EXERCÍCIO RESOLVIDO Há três anos, a idade de Pedro era o triplo da idade de Maria. No próximo ano, Pedro terá o dobro da idade de Maria. Qual a idade de Pedro e de Maria hoje?

  14. EQUAÇÃO DO 2º GRAU Equações do 2º grau são equações do tipo Os valores a, b e c são chamados coeficientes da equação.

  15. EXEMPLOS Verifique se a equação dada é ou não uma equação do 2º grau: SIM NÃO SIM SIM NÃO SIM

  16. OBSERVAÇÃO Uma equação do 2º grau pode ou não ter solução. Tendo solução, existe apenas uma ou, no máximo, duas soluções. FÓRMULA DE BHASKARA As soluções da equação acima são dadas por onde

  17. EXEMPLOS (1) (2) (3)

  18. DISCUSSÃO SOBRE AS RAÍZES

  19. EXEMPLOS (1) Determine tal que admita uma única raiz real. (2) Determine real tal que não admita raízes reais. MAIS EXEMPLOS: resolva as equações incompletas: (1) (2)

  20. SOMA E PRODUTO DE RAÍZES Sejam e raízes de uma equação do 2º grau Então

  21. EXERCÍCIOS PROPOSTOS (1) A soma S e o produto P das raízes de são... (2) Sabendo que as raízes de são 3 e -5, determine b e c. (3) (a) Determine mtal que as raízes de são números simétricos. (b) No caso acima, determine e .

  22. OBSERVAÇÃO Sejam e raízes de uma equação do 2º grau -S= =P em que S e P são a soma e o produto de e , respectivamente.

  23. TENTE FAZER Construa uma equação de 2º grau que tenha 3 e 5 como raízes. EXTRA Demonstre a fórmula de Bhaskara. EXERCÍCIO Demonstre que “Mulher é igual problema”

  24. A Matemática não é algo mágico e ameaçadoramente estranho, mas sim um corpo de conhecimento naturalmente desenvolvido por pessoas durante um período de 5000 anos. Frank Swetz Robson Ricardo de Araujo robcardo@ig.com.br