1 / 23

História

História. Prof. Everton da Silva Correa. O Renascimento artístico. Todas as novidades que estudamos até aqui também repercutiram na produção artística da época. Desenho representando um jogo de xadrez.

denim
Download Presentation

História

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História Prof. Everton da Silva Correa

  2. O Renascimento artístico Todas as novidades que estudamos até aqui também repercutiram na produção artística da época.

  3. Desenho representando um jogo de xadrez

  4. Durante a Idade Média na Europa, os artistas, em suas pinturas e esculturas, não estavam preocupados com as características reais das coisas e dos seres representados. O que eles procuravam era transmitir aos outros cristãos o conteúdo e a mensagem de histórias sagradas. De modo geral, os artistas medievais consideravam que acrescentar muitos detalhes à pintura poderia desviar a atenção daquilo que procuravam representar.

  5. A partir do século XIV os artistas passaram a se preocupar em dar mais realismo às suas obras, tanto na pintura como na escultura. Para isso, procuraram aplicar em seus trabalhos os conhecimentos recém-adquiridos nas áreas de Matemática, Física, Ótica e Fisiologia. Monalisa Leonardo da Vinci

  6. Escola de Atenas Na pintura Escola de Atenas de Rafael Sanzio, repare a riqueza de detalhes com que as pessoas foram tratadas. Não parece que elas têm vida?

  7. O que também contribuiu para aumentar essa aparência realista das pinturas renascentistas foi o desenvolvimento da técnica da perspectiva. Na Europa medieval, a representação das cenas era feita somente em duas dimensões: altura e largura. Isso conferia às imagens um aspecto “chapado”, sem profundidade, como se nada do que fora representado tivesse volume.

  8. Com a invenção da técnica da perspectiva, as figuras passaram a ser representadas em três dimensões: altura, largura e profundidade. Dessa forma, os objetos mais perto do observador passaram a ser representados em tamanho maior do que os objetos mais distantes.

  9. A última ceia Um dos artistas do Renascimento italiano que mais se destacaram na utilização dessa técnica foi Leonardo da Vinci (1452-1519).

  10. Da Vinci Além de pintor, Leonardo se interessou por diversas outras áreas do conhecimento, como Urbanismo e ciência. Foi ainda inventor de máquinas, como uma espécie de antecessor do helicóptero e do submarino, que só seriam fabricadas séculos depois.

  11. Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni Outros artistas igualmente importantes do Renascimento italiano foram Michelangelo (1475-1564), que além de pintor era escultor e arquiteto.

  12. Capela Sistina

  13. Capela Sistina A criação de Adão

  14. Capela Sistina Vista externa

  15. Capela Sistina Vista do teto

  16. O Juízo Final

  17. Os mecenas Durante o Renascimento, as inovações do campo científico e artístico atraíram a atenção de reis, príncipes, homens da Igreja e famílias de grandes negociantes e comerciantes. Para essas pessoas, ter obras de arte era símbolo de poder e riqueza. Por isso, muitas delas passaram a financiar o trabalho dos artistas renascentistas. Esses protetores das artes ficaram conhecidos como mecenas.

  18. Mecenas?As palavras têm história O cavaleiro romano Caius Cilnius Mecenas era conselheiro do primeiro imperador romano, Otaviano Augusto. Por influência sua, o imperador incentivou escritores e artistas, como os poetas Horácio e Virgílio. Seu nome (Mecenas) passou então a designar todo aquele que proporcionava recursos financeiros para que os artistas possam desenvolver seu trabalho.

  19. Se impor política e socialmente Rafael Sanzio, por exemplo, foi financiado pelo papa Júlio II para pintar Escola de Atenas. Com esse dinheiro, o artista podia contratar auxiliares, comprar tintas e se dedicar totalmente ao trabalho. Para Júlio II, financiar a pintura dos salões do Vaticano era uma forma de se impor política e socialmente.

  20. Túmulo de Lorenzo de Medici Um dos mecenas mais famosos dessa época foi o banqueiro de Florença Cosimo de Medici (1389-1469). Patrocinado por ele, Michelangelo fez para sua família diversas esculturas, como a que se pode ver ao lado.

  21. Outros artistas O Renascimento teve início em algumas cidades da península itálica (Florença e Veneza), mas logo se espalhou para outras regiões da Europa. Nessas regiões também se destacaram grandes artistas, como Miguel de Cervantes (Dom Quixote), Willian Shakespeare (Romeu e Julieta), entre outros.

  22. Jogos http://www.projetotelaris.com.br/sitepages/exibeswf.html?p_width=805&p_height=605&p_src=http://stg2.novoser.com.br/SER_PP%20CDAnima/010789/index.html O Renascimento Cultural

  23. FIM

More Related