1 / 35

A GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

A GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS. No mundo moderno, as empresas precisam se equipar com talentos e competências para poder acompanhar a forte mudança e evolução.

crevan
Download Presentation

A GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

  2. No mundo moderno, as empresas precisam se equipar com talentos e competências para poder acompanhar a forte mudança e evolução.

  3. Saber alcançar a competitividade não depende apenas de conquistar, reter, aplicar, desenvolver, motivar e recompensar talentos, mas, principalmente, de gerir competências e alcançar resultados significativos por meio delas.

  4. Competênciasignifica a qualidade que uma pessoa possui e que é percebida pelos outros.

  5. Hugo Nisenbaun afirma quecompetência é a integração de habilidades, conhecimento, comportamento que se manifesta no desempenho das pessoas.

  6. Gustavo Boog tenta uma abordagem holística. Para ele,a competência é o produto da multiplicação de três fatores:

  7. 1- saber fazer (conjunto de informações, conhecimento e experiências); • 2- querer fazer (motivação, vontade e comprometimento); • 3- poder fazer(ferramentas, equipamento e local de trabalho adequados).

  8. As competências básicas – seja na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes – são as características individuais essenciais para o desempenho da atividade profissional e que diferenciam o desempenho das pessoas.

  9. O importante é adquirir e agregarconstantemente novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do negócio da empresa sob pena de investir em treinamento sem retorno par as necessidades reais da organização.

  10. Também é necessário que asorganizações identifiquem suas competênciaspara que possam sobreviver em um mundo onde a concorrência é crucial.

  11. Daí a Gestão por Competências: • Um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base critérios objetivamente mensuráveis.

  12. Isso representa uma colossal mudança na abordagem: a troca da visão do presente ou do passado pela visão do futuro e a correção das carências atuais pela preparação do destino da organização.

  13. As competências mudam com o passar do tempo e focalizam as necessidades do negócio igualmente mutáveis.

  14. É preciso mapear e identificar continuamente as competências necessárias ao sucesso da empresa. Como?

  15. Por meio do Diagnóstico das competências essenciais à organização através de:

  16. 1- Reuniões com gerentes e equipes para discutir e identificar as competências prioritárias;

  17. 2 - Elaboração da matriz das competências para cada área da empresa: marketing, produção, finanças, recursos humanos, etc.;

  18. 3-Descrição das competências para que possam ser compreendidas por todos;

  19. 4-Definição dos objetivos e indicadores do desempenho organizacional;

  20. 5-Formulação de planos operacionais – inclusão das competências essenciais aos planos de seleção, treinamento, remuneração individual e de equipes, etc.

  21. Algumas competências aparecem em empresas de diferentes segmentos como ética, responsabilidade, inovação, espírito empreendedor, liderança, trabalho de equipe.

  22. Para Stephen Covey, as novas competências pessoais exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios são:

  23. Aprender a aprender – flexibilidade, inovação. • Comunicação e colaboração – trabalho solidário e grupal. • Raciocínio criativo e resolução de problemas – sugerir melhorias para a organização.

  24. Conhecimento tecnológico – compartilhar idéias e melhorias de processos. • Conhecimento de negócios globais – estar conectado com tudo o que acontece no segmento em que atua.

  25. Desenvolvimento da liderança – desenvolver o espírito empreendedor dos colaboradores. • Autogerenciamento da carreira.

  26. O novo paradigma deixa de ser o comando e o controle autoritário e passa a ser o empowerment das pessoas e equipes.

  27. Covey propõe que as pessoas adotem sete hábitos que as ajudarão a ser cada vez mais eficazes:

  28. Ser proativo – antecipar-se aos problemas, ter iniciativa. • Ter em mente o objetivo final. • Primeiro o primeiro – estabelecer prioridades.

  29. Pensamento do tipo ganhar/ganhar com respeito e benefício mútuo. • Procurar primeiro compreender para depois ser compreendido. • Sinergia – saber ultrapassar conflitos e ter cooperação criativa. • Promover a renovação constante – mudar e mudar sempre para melhorar continuamente.

  30. Existem quatro categorias de competências organizacionais: • 1- Competências essenciais – básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. • É aquilo que a organização saber fazer melhor.

  31. 2- Competências de gestão – são as relacionadas com a gestão de recursos financeiros, comerciais, produtivos, humanos etc. • Refere-se a como os recursos organizacionais são utilizados e os processos mobilizados para obter os melhores resultados.

  32. 3- Competências organizacionais – são as competências relacionadas com a vida íntima da organização: cultura corporativa, estrutura e organização.

  33. 4- Competências pessoais – são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.

More Related