1 / 20

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. TRABALHO. COMPONENTE CURRICULA:. CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. NOME: DANIEL HEDLUND SOARES DAS CHAGAS CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO TURMA: IJ-DIN 11B SALA: H1 SEM.: 1º PROF.: DEJALMA CREMONESE

Download Presentation

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TRABALHO COMPONENTE CURRICULA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO NOME:DANIEL HEDLUND SOARES DAS CHAGAS CURSO:GRADUAÇÃO EM DIREITO TURMA:IJ-DIN 11BSALA:H1 SEM.:1º PROF.:DEJALMA CREMONESE IJUÍ, 16 DE JUNHO DE 2008

  2. Nicolau Copérnico *Nicolau Copérnico nasceu em 19 de fevereiro de 1473, na cidade de Toruń-Polônia. * Foi um astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. * Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.

  3. Da vida de Copérnico * Copérnico nasceu e viveu nesta rua no nº. 15 e nº. 17 * Estudou primeiramente na universidade de Krakow (então a capital da Polônia) e viajando depois à Itália onde estudou na universidade da Bolonha. *Supõe-se que tenha se preparado em teologia na universidade de Ferrara. *Em Krakow, em Bolonha e em Pádua estudou as ciências matemáticas *Pádua foi sempre famosa pela sua escola de medicina e lá Copérnico estudou medicina e grego.

  4. Teoria de Copérnico *Sua teoria, que colocou o sol como o centro do sistema solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a terra como o centro), é considerada uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos. * Tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna, a teoria copernicana permitiu também a emancipação da cosmologia da teologia.

  5. As principais partes da teoria de Copérnico *Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos). * O centro do universo é perto do Sol. * Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e as estrelas fixas. * A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo. * O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra. * A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.

  6. Sistema Solar segundo Copérnico *Sistema que Copérnico acreditava ser o mais coerente

  7. Polêmicas sobre a tese * Muitas polêmicas surgiram com as teorias de Copérnico. * Vários estudiosos da época discordaram das teses de Copérnico. * A igreja se posicionou contra suas teorias, proibindo Copérnico de divulga-las. * Porém Copérnico contou com a ajuda de Galileu Galilei.

  8. As idéias de Galileu * As observações de Galileu das fases de Vênus produziram a primeira evidência observacional da teoria de Copérnico. * Além disso, as observações de Galileu das luas de Júpiter provaram que o sistema solar contém corpos que não orbitavam a Terra. * Galileu Galilei e Kepler conseguiram assimilar a teria de Copérnico e melhorá-la.

  9. A igreja contra as idéias de Copérnico * Naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, (embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas). * Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por parte do clero católico. * Contudo a defesa, quase um século depois, por Galileu Galilei, da teoria heliocêntrica vai deparar-se com grandes resistências no seio da mesma Igreja Católica. * O cardeal S.Roberto Francisco Belarmino presidiu o tribunal que proibiu a teoria copernicana.

  10. O fim de Copérnico * Copérnico, então com 67 anos, chegava ao fim da vida. * Em 24 de maio de 1543 veio a falecer na cidade de Frombork, Polônia.

  11. A obra * De Revolutions, Nuremberg, 1543

  12. Herança de uma grande descoberta • * Copérnico demonstrou através de tabelas de observação celeste que a terra tinha um movimento diário sobre seu eixo e um movimento anual em torno de um sol estacionário. • * Copérnico manteve a idéia de que as órbitas dos planetas eram circulares. • * Todas as suas teorias foram lançadas em seu livros, publicado somente no ano de 1543, após a sua morte.

  13. Do livro * Após sua morte, Copérnico deixou alguns discípulos que divulgaram sua obra. * George Joachim Rhäticus, levou a Nuremberg os originais do De Revolutionibus, para composição e impressão. * O movimento luterano era tão hostil que Rhäticus decidiu tentar Leipzig. Dois colegas Jöhanes Schõner e Andreas Osiander - ficaram encarregados da publicação naquela cidade. * Por cautela, Osiander incluiu na obra um prefácio moderador. Dizia tratar-se não de uma nova teoria revolucionária, mas de simples hipótese, destinada a simplificar a computação de certos dados astronômicos.

  14. * Sistema solar segundo Copérnico * Quando o livro ficou pronto, em 1543, Copérnico agonizava. Ao que tudo indica, só chegou a ver a obra no leito onde passou os seus últimos momentos. * A sinceridade de Copérnico transparece no corpo do livro.

  15. Mudanças de um Universo * O livro marcou o começo de uma mudança de um universo geocêntrico ou antropocêntrico, com a terra em seu centro. * Em seu livro, Copérnico também deu uma clara explicação da causa das estações : O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita. * Da sua publicação, até aproximadamente 1700, poucos astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico. * Apesar de não muito aceito, seu livro teve grande circulação (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições).

  16. Sistema Solar ESTRELAS FIXAS * TODOS OS PLANETAS GIRANDO EM TORNO DO SOL COMO DESCREVEU COPÉRNICO

  17. Conclusões *Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno de um sol fixo todo ano e que girava em torno de seu eixo todo dia. * Ele chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do eixo rotacional da Terra. * Apesar de Copérnico colocar o sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.

  18. Opositores * Na teoria de Copérnico, a terra move-se em torno do sol. Mas seus dados foram corrigidos pelas observações de Tycho Brahe. * Com base nelas e em seus próprios cálculos, Johannes Kepler reformou radicalmente o modelo copernicano e chegou a uma descrição realista do sistema solar. * O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles e Ptolomeu. Eles sustentavam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. * Thomas Kuhnargumentou que Copérnico apenas transferiu algumas propriedades, antes atribuídas a Terra, para as funções astronômicas do Sol.

  19. O Pai da Astronomia Moderna * Copérnico, sem sombra de dúvidas, foi uma grande estudioso que revolucionou a Astronomia. * Sua teoria proporcionou a muitas gerações um conhecimento perfeito de um Sistema Solar que até então era muito discutido, estudado, porém sem grandes avanços. * Copérnico é considerado o “Pai da astronomia Moderna” pela descoberta revolucionária que mudou para sempre a história astronômica. * Felizmente, nos dias de hoje, a ciência avança para novas descobertas que nos possibilitam conhecer melhor o Sistema Solar.

  20. Bibliografia * Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. * Googli: Da Vida de Copérnico

More Related