1 / 10

O Reino de Deus é Dom Gratuito Parábola dos Vinhateiros ( Mt 21: 33-43)

Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) Diocese de Araçatuba – SP Casa São Paulo. O Reino de Deus é Dom Gratuito Parábola dos Vinhateiros ( Mt 21: 33-43). Mensageiro: Marcelo Abdo Banhos Araçatuba, 29 de abril de 2014. Parábola dos Vinhateiros ( Mt 21: 33-43).

bat
Download Presentation

O Reino de Deus é Dom Gratuito Parábola dos Vinhateiros ( Mt 21: 33-43)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) Diocese de Araçatuba – SP Casa São Paulo O Reino de Deus é Dom Gratuito Parábola dos Vinhateiros (Mt 21: 33-43) Mensageiro: Marcelo Abdo Banhos Araçatuba, 29 de abril de 2014

  2. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) Então, Jesus começou a lhes falar por parábolas: “Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam. Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro. Então enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma. Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: 'A meu filho respeitarão'. Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: 'Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança'.

  3. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) • Assim, eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram. Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores?“ Responderam eles: Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe deem a sua parte no tempo da colheita. Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram isto nas Escrituras? A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós. Portanto, eu digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino”. Palavra da Salvação.

  4. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) # Vinho/Uva: cultura agrícola nobre. Riqueza; # Dono da Vinha/Parreira: Deus; # Mortos pela violência injusta dos trabalhadores: Profetas e Jesus.

  5. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) • Extrapolação do trabalho: ganância, avareza. Pecados capitais; • Ganância: é um sentimento humano, que se caracteriza pela vontade de possuir para si próprio tudo o que admira. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riquezamaterial, nos dias de hoje pelo dinheiro; • Avareza: é um sentimento humano, medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.

  6. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) • Por que o mundo sofre? • Rejeição ao Filho de Deus, e seus enviados.Inversão dos valores do Evangelho. Valores do mundo. Perda do temor a Deus; • Materialismo: dinheiro, prazeres, conforto = Ganância; Avareza. Quanto mais é dado, mais queremos. Sem limites.

  7. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) - Reflexão • Convite do Senhor a dar fruto segundo Deus, uma vez que se nos confiou a vinha, o Reino, para um serviço fiel e fecundo; • A fé, o culto e a oração são frutos para não frustrar as esperanças que o Senhor pôs em nós nesta hora do mundo, um tempo de colheita de Deus; • A nossa eleição como povo consagrado a Ele não deve ser motivo de orgulho puritano e estéril, mas de fértil responsabilidade cristã;

  8. Parábola dos Vinhateiros(Mt 21: 33-43) - Reflexão • É assim como devemos hoje aplicar-nos a esta parábola, para que a Escritura seja eficaz em nós: espírito de revisão/reflexão sobre nossa vida e nossas ações, buscando a conversão/mudança permanente. Ver, julgar, agir; • Assim, seremos um povo que produz muitos frutos com espírito de caridade, alegria, paz, paciência, amor, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade. Dons gratuitos do Reino de Deus.

  9. Parábola dos Vinhateiros

  10. MUITO OBRIGADO! BOA NOITE!

More Related