projeto minha escola prazer em conhec la l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PROJETO: “MINHA ESCOLA. PRAZER EM CONHECÊ-LA!” PowerPoint Presentation
Download Presentation
PROJETO: “MINHA ESCOLA. PRAZER EM CONHECÊ-LA!”

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 23

PROJETO: “MINHA ESCOLA. PRAZER EM CONHECÊ-LA!” - PowerPoint PPT Presentation


  • 157 Views
  • Uploaded on

PROJETO: “MINHA ESCOLA. PRAZER EM CONHECÊ-LA!”. E.M.E.F. JOSÉ LUIZ DA SILVA Armada – 5º distrito Canguçu-RS. FILOSOFIA: “Educar, visando a formação do aluno, integrado com a família e a comunidade”. HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR:

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PROJETO: “MINHA ESCOLA. PRAZER EM CONHECÊ-LA!”


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
projeto minha escola prazer em conhec la

PROJETO:“MINHA ESCOLA. PRAZER EM CONHECÊ-LA!”

E.M.E.F. JOSÉ LUIZ DA SILVA

Armada – 5º distrito

Canguçu-RS

filosofia educar visando a forma o do aluno integrado com a fam lia e a comunidade

FILOSOFIA: “Educar, visando a formação do aluno, integrado com a família e a comunidade”.

HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Luiz da Silva, criada em fevereiro de 1940, como Escola Municipal Men de Sá, atendia de 1ª a 4ª série do Ensino Primário, instalada em uma residência particular na localidade de Armada, sendo seus primeiros professores Belmiro de Souza e Onira Cruz.

Anos mais tarde, com a doação do terreno pelo senhor José Luiz da Silva para a construção do prédio próprio conforme escritura lavrada em 05/05/1966, a escola passou a funcionar no galpão do senhor Erlindo Rodrigues Borges, até que as obras fossem concluídas quando seu nome recebeu alteração para Escola Municipal de 1º Grau Incompleto São Luiz, tendo como professora nesta época a senhora Ivone Borges Braga.

Em 07 de maio de 1984, o nome da mesma foi alterado novamente para E.M. de 1º Grau Incompleto José Luiz da Silva em homenagem ao doador do terreno a qual foi ampliada de 1999, quando passou a funcionar provisoriamente na sede social do CTG Sentinela da Armada devido ao maior espaço, até que as obras fossem concluídas no dia 25 de outubro de 2000.

Quanto à oferta de ensino, o atendimento foi sendo ampliado sucessivamente da 5ª série do 1º Grau Incompleto até a 8ª série, completando assim o 1º Grau Completo até 2000, quando recebe nova denominação através do Decreto 2862/2000, permanecendo até o presente momento como Escola Municipal de Ensino Fundamental José Luiz da Silva.

bandeira da escola

Em 25 de outubro de 2000 a escola mudou-se para o prédio atual onde funciona até hoje. Durante os anos de 2000, 2001, 2002 e 2005 funcionou também o Programa de Aceleração de Estudos, os quais estudavam em um único ano, os principais conteúdos de 5ª a 8ª série, no turno da noite, atendido por dois professores os quais lecionavam as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.

BANDEIRA DA ESCOLA

slide5

BIOGRAFIA DO PATRONOJosé Luiz da Silva nasceu em 14 de setembro de 1858 no município de Encruzilhada do Sul.Residente na localidade de Armada, no 5º distrito de Canguçu, casado com Firmina Rodrigues, teve duas filhas. A mais velha chamava-se Agripina Rodrigues da Silva e a segunda chamava-se Luiza Altamira da Silva.Iniciou sua vida como carreteiro e depois tornou-se comerciante na localidade. Mais tarde, já cansado de trabalhar no comércio, dedicou-se somente à pecuária de sua fazenda.José Luiz da Silva foi um cidadão que muito contribuiu com as famílias carentes da localidade. Viveu 93 anos nesta localidade, vindo a falecer em 06 de abril de 1952.

equipe diretiva
EQUIPE DIRETIVA

Isabel Cristina Gonçalves Borges

Diretora

Onaira Soares da Fonseca

Coordenadora Pedagógica

corpo docente
CORPO DOCENTE

Da esquerda para a direita:

Raquel Cardoso Terres; Carla Mantovani Furtado; Daiane Pereira; Juliane Oliveira de Borba; Nara Regina C. Silveira; Laura Jane Soares Priebe; Leci Münchow e Ronildo Lages da Cunha.

funcion rias
FUNCIONÁRIAS

Roselma Leonardi de Oliveira

Servente ↓

Fabiane Westphal Canez ↑

Secretária

corpo discente 2010
CORPO DISCENTE - 2010

Alunos do turno Vespertino

Alunos do turno Matutino

slide10

NÚMERO DE ALUNOS, POR TURMA, EM 2010:Educação Infantil: 20 alunosEnsino Fundamental: 162 alunos assim distribuídos:1º ano: 14 alunos2º ano: 11 alunos3º ano: 23 alunos4º ano: 17 alunos5º ano: 16 alunos6º ano: 27 alunos7º ano: 17 alunos8º ano: 24 alunos9º ano: 13 alunosTotal = 182 alunos

slide11

PARTICIPAÇÕES, CONQUISTAS E PECULIARIDADES:Ao longo dos anos a escola tem participado em vários eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e outros órgãos e/ou entidades, alguns deles logrando êxito através de concursos e premiações, como é o caso da CIENA, Feira Municipal de Ciências, concursos de Mini-prefeito, Mini-vereadores e Agrinho. Participamos também de Rondas Culturais Tradicionalistas, Desfile de 20 de setembro, jogos interescolares, Natal da Cidadania, inaugurações de escolas. Cabe salientar aqui que a escola atende a uma clientela formada por alunos oriundos de assentamentos (43%), comunidades quilombolas (12%) e demais alunos da localidade (45%). Em decorrência disso, foi contemplada com um Telecentro de Informática com acesso a internet, doado pelo SERPRO em parceria com a prefeitura municipal de Canguçu, para uso dos alunos, professores e comunidade local.

projetos mais significativos trabalhados em 2009
PROJETOS MAIS SIGNIFICATIVOS TRABALHADOS EM 2009:

Valorizando a Cultura Gaúcha:

Esse projeto vem sendo realizado anualmente pela escola, em parceria com o CTG Sentinela da Armada, onde criamos grupos de danças tradicionais na escola e incentivamos o cultivo às tradições do nosso Estado através de participações em atividades e eventos artísticos de cunho cultural. Essa atividade tem como um objetivo, entre outros, desenvolver a expressão oral, corporal, bem como as inteligências musical e sinestésica. À partir da 1ª edição do projeto já começamos a perceber resultados positivos no comportamento dos alunos participantes bem como a obter algumas premiações na CIENA, a cada ano.

Meio Ambiente:

Trabalhamos esse tema com todas as turmas, desde a Ed. Infantil até o 3º ano / III Ciclo (hoje 9º ano do Ensino Fundamental) devido a necessidade de fazer com que os alunos se dessem conta que estamos destruindo nosso planeta e que nossas ações hoje refletirão no futuro dos nossos descendentes. Foram desenvolvidas atividades diferenciadas, palestras, teatro, reciclagem de lixo seco, composteiras e trabalhos na horta da escola, entre outros. Como resultados positivos obtivemos: uma maior valorização ao Meio em que vivemos, os alunos passaram a ter mais cuidado com o lixo produzido por eles próprios, aprenderam a produzir húmus e cultivar uma horta, desenvolveram a criatividade através da participação em oficinas com jornal e litros Pet, entre outros.

slide15

Na trilha do folclore:Esse projeto foi desenvolvido por toda a escola, com a finalidade de incentivar os nossos educandos a conhecer as riquezas do folclore gaúcho, valorizá-las e utilizá-las no seu dia-a-dia. Assim, cada turma desenvolveu atividades diferenciadas e depois, como culminância, fizemos uma mostra interna para as demais turmas. Percebemos que houve aceitação do projeto pelo fato de observarmos que os educandos se empenharam na realização das tarefas e muitas delas continuaram utilizando as descobertas feitas durante o recreio ao longo do ano (jogos, cantigas e brincadeiras de roda). Nós na Copa:Esse ano trabalharemos, nos meses de maio e junho, com atividades do projeto “Nós na Copa”, proposto pelo supervisor Claudiomar Pinto Oliveira, o qual envolverá todas as turmas da escola, desde a Educação Infantil. Cada professor deverá propor atividades de acordo com o nível de sua turma e adequadas a disciplina que leciona.

slide16

Aqueça um piá – Campanha do AgasalhoEsse projeto é desenvolvido anualmente, geralmente no meses de maio/junho, pela escola, em parceria com o CTG Sentinela da Armada e busca tornar menos sofrido o inverno das famílias carentes da localidade. A escola e o CTG arrecadam roupas e calçados doados pelos professores e famílias da localidade para depois distribuí-las às crianças oriundas de famílias pobres que fazem parte da comunidade escolar.

slide17

Resgatando a história do 5º distrito:Com esse projeto, já na sua 3ª edição esse ano de 2010, temos por objetivo fazer com que a comunidade escolar conheça a história do distrito em que a escola está inserida, em todos os seus aspectos e assim passem a valorizá-lo ainda mais, pois só se aprende a amar aquilo que se conhece realmente. As duas primeiras edições tiveram sucesso absoluto, pois tivemos a visitação da comunidade escolar, de algumas escolas e de autoridades. Na 1ª edição, realizamos uma homenagem às ex-diretoras e/ou professoras que foram responsáveis pela mesma. Na 2ª edição, além da visitação de escolas, comunidade e autoridades, tivemos uma homenagem ao patrono da escola, com descerramento de uma placa e uma confraternização com alguns familiares do mesmo. O projeto efetivou-se da seguinte maneira, em 2008 e 2009: na semana que antecedeu a mostra, todos os professores trabalharam com as turmas (hoje do 6º ao 9º anos) os assuntos que envolveram o resgate à história do 5º distrito. Então, na sexta-feira, realizamos a Mostra aberta às escolas e comunidade escolar, no sábado foram feitas as homenagens (ex-diretoras/patrono) e no domingo foi realizada uma festa esportiva em comemoração ao aniversário de Canguçu, com apresentações dos alunos, todas voltadas ao projeto realizado. Depois, mais ao final do ano letivo, realizamos uma Cavalgada Cultural Escolar, envolvendo alunos, pais e professores. Na 1ª edição, fomos até a histórica Fazenda da Armada. Na 2ª edição, fomos até o Passo da Guarda, localidade histórica onde o exército armado da Espanha acampou para esperar as águas do rio Camaquã baixarem e assim poderem fazer a baldeação.

slide18

Adolescência Sadia:A escola desenvolveu, nos anos de 2008 e 2009 e estamos recomeçando esse ano, o projeto Adolescência Sadia, proposto pela administração municipal (visto que há elevados índices de drogadição no município), no sentido de levar mais informação aos jovens de hoje a respeito dos problemas que cercam essa fase da vida. Assim sendo, realizamos palestras, trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo e individuais, levando informação e buscando uma maior conscientização por parte do adolescente que é preciso exercer essa fase da vida com responsabilidades.Esse ano o sub-tema do projeto na escola é “Adolescência com Responsabilidades”. Formamos um grupo composto por dois alunos de cada sala, totalizando 8 alunos, denominados “Promotores da Saúde” na escola, sendo que esse grupo será encarregado de pesquisar e divulgar semanalmente nas outras turmas notícias que venham de encontro ao projeto ora desenvolvido. Estaremos também realizando ao longo do ano letivo, palestras informativas e outras atividades em sala de aula de modo a contribuir com o desenvolvimento do mesmo.

fotos
FOTOS

Grupo de Danças Juvenil – CIENA 2009

Concurso de Gaita - CIENA 2009

slide20

1ª Cavalgada Cultural Escolar - 2008

2ª Cavalgada Cultural Escolar - 2009

concurso agrinho 2009 educa o infantil
Concurso Agrinho – 2009Educação Infantil

Palestra sobre cigarro – prof. Claudiomar Oliveira

2008

slide22

Posse do Mini-vice-prefeito / 2009

Projeto Resgatando a História do 5º distrito

slide23

Projeto “Meio Ambiente” – 2008 / Oficina de artesanato com jornal

Grupo “Promotores da Saúde” – Projeto Adolescência com Responsabilidades - 2010