140 likes | 301 Views
1806 - 1870. Daniel MacLise. Clique. A Scene from Undine – Royal Collection, Windsor Castle, London - 1843. DANIEL MACLISE Pintor histórico irlandês do século XIX, percursor dos Pré-Rafaelitas, nasceu em Cork em 1806.
E N D
1806 - 1870 Daniel MacLise Clique
A Scene from Undine – Royal Collection, Windsor Castle, London - 1843
DANIEL MACLISE Pintor histórico irlandês do século XIX, percursor dos Pré-Rafaelitas, nasceu em Cork em 1806. Sua educação foi a mais despretensiosa possível, mas MacLise era ávido por cultura, gostava de ler e queria dedicar-se à Arte. Apesar disso, seu pai, um soldado escocês, colocou-o no Newenham's Bank, em 1830, onde ele permaneceu por dois anos, saindo para estudar na Escola de Arte de Cork. Numa livraria, em 1825, o jovem MacLise viu Sir Walter Scott que estava viajando pela Irlanda. Sorrateiramente fez um sketch do grande homem, trabalho esse que se tornou extremamente popular ao ser posteriormente litografado. Isso levou o artista a ficar suficientemente famoso para receber muitas encomendas de retratos, os quais executava a lápis, com um tratamento minucioso dos detalhes e acessórios. Vários amigos influentes perceberam o gênio promissor do rapaz e queriam prover-lhe meios para estudar na metrópole, mas, com rara independência, MacLise recusou todas as ofertas, e economisou uma quantia suficiente para ir estudar em Londres. Lá ele teve a sorte de fazer um sketch do célebre ator Charles John Kean, trabalho esse que foi litografado e publicado, o que o projetou imensamente, entrando para a Academy Schools em 1828, onde conquistou os maiores prêmios destinados aos estudantes. Sob o pseudônimo de Albert Croquis, a partir de 1830 começou a publicar no periódico londrino Fraser's Magazine retratos de pessoas célebres do seu tempo, que acabaram por formar um conjunto composto por 72 litografias, publicadas em 1871 com o nome de MacLise Portrait Gallery.
Apresentou diversas exposições de retratos na Academia, tendo sido eleito membro associado em 1835 e acadêmico em 1840. Os anos que se seguiram foram ocupados com uma longa série de trabalhos, com temas históricos, tradicionais, ou provindos das obras de Shakespeare, Goldsmith e Le Sage. Em 1858 MacLise começou uma das duas maiores obras de sua vida nas paredes do Westminster Palace: The Meeting of Wellington and Blücher, no final da Batalha de Waterloo. Foi iniciada como um afresco - um processo que se mostrou inviável. O artista queria esquivar-se dessa tarefa, mas, encorajado pelo Príncipe Alberto, foi para Berlim estudar uma nova técnica alemã, processo que usou para levar avante esse tema e a outra obra, The Death of Nelson, na Batalha de Trafalgar, completado em 1864. A realização destes dois painéis, pintados sem nenhuma ajuda, debilitaram-no muito, não tendo recuperado a saúde, e quando, em 1865, foi-lhe oferecida a Presidência da Royal Academy, ele declinou da honra, falecendo em Londres em 1870.
The Marriage of Strongbow and Aoife – National Gallery of Ireland, Dublin
Merry Christmas in the Baron's Hall – National Gallery of Ireland - 1838
Madeline after prayer – Walker Art Gallery, Liverpool, England
Créditos Fundo musical: François Frederic Chopin, *1810 +1849 Mazurca em Dó Maior, Opus 24, nº 2 Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha mario.capelluto@terra.com.br Formatação: Elisabeth Victoria Rachaus elisarachaus@hotmail.com http://www.sabercultural.com