90 likes | 175 Views
Explore how Brazilian popular songs combine content (lyrics) and expression (melody), analyzing the relationship between composers, performers, and listeners, as well as the internal textual meaning. Semiotics focuses on how the text conveys its message and the narrative sequence of states and changes. Luiz Tatit's model categorizes MPB songs into thematic, passionate, and figurative varieties. Examine songs like "Já Sei Namorar" by Marisa Monte and "Gota d'Água" and "O Cio da Terra" by Chico Buarque to understand these concepts further.
E N D
A Semiótica da Canção Popular Brasileira Paulo Strogenski
A canção popular é constituída de conteúdo (letra) e expressão (melodia), embora seja possível reconhecer que há uma expressão do conteúdo verbal (a sonoridade das palavras independentemente da melodia) e conteúdo do componente musical (o sentido da melodia, da harmonia, etc.). Ou seja, não se pode afirmar que existam duas partes estanques e independentes.
Quando se trata de analisar uma canção, tanto é possível pensarmos na relação entre o destinador (compositor, músico, intérprete) e o destinatário (ouvinte, consumidor) quanto na construção do sentido interno do texto. A análise do discurso preocupa-se com a primeira possibilidade, buscando aquilo que o texto diz. Para a semiótica interessa mais como o texto faz para dizer o que diz.
Uma narrativa para a semiótica pressupõe uma sucessão de estados e de modificações desses estados. Logo, para haver um estado de conjunção entre o sujeito e objeto é preciso pressupor que houve um estado anterior de disjunção e que o sujeito realizou um percurso entre os dois estados. Para que o sujeito realizar uma ação, ele deve ser dotado de competência modal, isto é, um sujeito não faz aquilo que não quer, não deve, não sabe e não pode. Para executar um fazer qualquer, é necessário que o sujeito esteja de posse de pelo menos 3 dos elementos a que a semiótica chama de modalidades (querer, dever, fazer, poder).
Em relação às canções chamadas MPB, Luiz Tatit defende um modelo de variedades. Para ele, existem canções: • 1. Temáticas: andamento veloz, primazia do ataque de consoantes em relação ao alongamento das vogais. Não raramente tratam de assuntos relativos a um estado de conjunção entre sujeito e objeto. • 2. Passionais: andamento lento, primazia do alongamento das vogais ao ataque de consoantes. Não raramente tratam de assuntos relativos a um estado de disjunção entre sujeito e objeto. • 3. Figurativas: aproximam-se da fala coloquial, ou seja, deixam transparecer mais explicitamente a voz que fala por detrás da voz que canta.
Já Sei Namorar Marisa Monte Composição : Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte Já sei namorarJá sei beijar de línguaAgora, só me resta sonharJá sei onde irJá sei onde ficarAgora, só me falta sair Não tenho paciênciapra televisãoEu não sou audiênciapara a solidãoEu sou de ninguémEu sou de todo mundoE todo mundo me quer bemEu sou de ninguémEu sou de todo mundoE todo mundo é meu também Já sei namorarJá sei chutar a bolaAgora, só me falta ganharNão tenho juizSe você quer a vida em jogoEu quero é ser feliz Não tenho paciênciapra televisãoEu não sou audiênciapara a solidãoEu sou de ninguémEu sou de todo mundoE todo mundo me quer bemEu sou de ninguémEu sou de todo mundoE todo mundo é meu também Tô te querendo como ninguémTô te querendo como Deus quiserTô te querendo como eu te queroTô te querendo como se quer (x2)
G sei so E Jána Já sei beijar de lín só nhar D mo guaa me C rargores B A ra ta G
Gota d'água Chico Buarque Composição : Chico Buarque (1975) Já lhe dei meu corpoMinha alegriaJá estanquei meu sangueQuando ferviaOlha a voz que me restaOlha a veia que saltaOlha a gota que faltaPro desfecho da festaPor favor... Deixe em paz meu coraçãoQue ele é um pote até aqui de mágoaE qualquer desatenção, faça nãoPode ser a gota d'água...(2x)
O Cio da Terra Chico Buarque Composição : Milton Nascimento / Chico Buarque Debulhar o trigoRecolher cada bago do trigoForjar no trigo o milagre do pãoE se fartar de pão Decepar a canaRecolher a garapa da canaRoubar da cana a doçura do melSe lambuzar de mel Afagar a terraConhecer os desejos da terraCio da terra, a propícia estaçãoE fecundar o chão