1 / 17

CICLO DO NITROGÊNIO

Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. CICLO DO NITROGÊNIO. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX) implicou um aumento da produtividade agrícola para fazer frente à demanda crescente de alimentos.

Download Presentation

CICLO DO NITROGÊNIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins CICLO DO NITROGÊNIO

  2. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX) implicou um aumento da produtividade agrícola para fazer frente à demanda crescente de alimentos. Tanto o NITROGÊNIO como o FÓSFORO são fatores limitantes do crescimento dos vegetais e, por isso, tornaram-se alguns dos principais fertilizantes utilizados hoje na agricultura. O Ndesempenha um importante papel na constituição das moléculas de proteínas, ácidos nucléicos, vitaminas, enzimas e hormônios—elementos vitais aos seres vivos.

  3. O ciclo do nitrogênio, assim como o do carbono, é um ciclo gasoso. Apesar dessa similaridade, existem algumas diferenças notáveis entre os dois ciclos: a) a atmosfera é rica em N(78%) e pobre em C(0,032%); b) apesar da abundância de nitrogênio na atmosfera, somente um grupo seleto de organismos consegue utilizar o nitrogênio gasoso; c) o envolvimento biológico no ciclo do nitrogênio é muito mais extenso que no ciclo do carbono.

  4. Grande parte do nitrogênio existente nos organismos vivos não é obtida diretamente da atmosfera, uma vez que a principal forma de nutriente para os produtores são os nitratos (NO3). Esses nitratos são fruto da decomposição de matéria orgânica, na qual o nitrogênio é quebrado em uma série de compostos orgânicos e inorgânicos por bactérias com funções especializadas em cada parte do processo. Os nitratos podem ainda ser obtidos por meio da ação de bactérias fixadoras de nitrogênio e das descargas elétricas que ocorrem na atmosfera.

  5. Fixação: • Fixação atmosférica ou não-biológica (relâmpago, faísca elétrica) • Fixação biológica (bactérias) • Nitrificação: • Nitrosação - A amônia é transformada em nitrito. • Nitratação - O nitrito é transformado em nitrato. Etapas do Ciclo do Nitrogênio

  6. Amonificação : A decomposição que apresenta como produto final a amônia; Desnitrificação: devolução do N2 para a atmosfera. Etapas do Ciclo do Nitrogênio

  7. http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ar/ciclodonitrogenio.gifhttp://www.sobiologia.com.br/figuras/Ar/ciclodonitrogenio.gif

  8. FIXAÇÃO ATMOSFÉRICA Nesse caso, o N2 atmosférico, se houver fornecimento de grande quantidade de energia, o que ocorre em tempestades com aparecimento de relâmpagos, é fixado, transformando-se em óxidos de nitrogênio. Estes, ao serem hidratados pelo vapor- d’- água, transformam-se em nitratos, que são levados para a terra pela chuva. N2 + 02 ------ > NO3 (Nitrato) •

  9. FIXAÇÃO BIOLÓGICA • É a principal forma de fixação. • - Algumas espécies de cianobactérias e de bactérias são capazes de transformar o gás nitrogênio (N2) em amônia (NH3), sendo por isso chamadas fixadoras de nitrogênio. • - As plantas da família das leguminosas (soja, feijão...) apresentam em suas raízes nódulos de bactérias do gênero Rhizobium, que são capazes de realizar a fixação biológica, o que as permitem realizar técnicas de reposição de nutrientes, através de rotação de culturas e plantio simultâneo.

  10. NÓDULOS DE BACTÉRIAS EM LEGUMINOSAS

  11. NÓDULOS NAS RAÍZES – recebem proteção e alimento e fornecem um suprimento de nitrogênio aproveitável (NH3)

  12. NITRIFICAÇÃO Processo que resulta em nitrato (NO3), forma absorvível pelos produtores. Pode ser dividido em duas fases: a) Nitrosação Fase em que a amônia (NH3), proveniente da fixação, excreção animal ou decomposição é convertida em nitrito (NO2) por bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrosococcus. b) Nitratação Nesta fase, o nitrito obtido na nitrosação é convertido em nitrato, por outro grupo de bactérias nitrificantes, as Nitrobacter.

  13. Utilização intensa de fertilizantes; Queimada; Poluição orgânica das águas; DESEQUILÍBRIOS NO CICLO DO NITROGÊNIO

More Related