1 / 15

Jonas – A Misericórdia Divina

Jonas – A Misericórdia Divina. Lição 6– 11/11/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com. “ E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau que tinha dito lhes faria e não o fez ”. (Jonas 3:10). Texto áureo.

adria-ewing
Download Presentation

Jonas – A Misericórdia Divina

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jonas – A Misericórdia Divina Lição 6– 11/11/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. “E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau que tinha dito lhes faria e não o fez”. (Jonas 3:10) Texto áureo VERDADE PRÁTICA O relato de Jonas ensina-nos o quanto Deus ama e está pronto a perdoar os que se arrependem.

  3. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Jonas 1:1-3; 15,17; 3:8-10; 4:1-2 1 A palavra do SENHOR veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: 2 “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. 3 Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do SENHOR. 15 Em seguida pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. 17 O SENHOR fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. 8 Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. 9 Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”. 10 Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. 1 Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. 2 Ele orou ao SENHOR: “SENHOR, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar mas depois te arrependes.

  4. introdução

  5. I – O LIVRO DE JONAS O contexto histórico: 1 Nínive, 600.000 hab. Incluía vários subúrbios e outras cidades pequenas, por isso, para atravessá-Ia, levava, se três dias (v. 3). Sua muralha interna tinha 13 km de circunferência. Uma outra muralha externa tinha 96,5 km. A altura delas era 30,5 m e incluía 150 torres de 61 m. A largura dos muros era tal que várias carruagens lado a lado podiam trafegar por cima deles. Estudos arqueológicos provam que a cidade, era avançada em ciência, matemática, astronomia e religião. Era grande, e poderosa.

  6. I – O LIVRO DE JONAS Vida pessoal: 2 • Jonas (“Pomba”, no hebraico), proveniente de uma aldeia a 14 km de Nazaré. • O livro é de autoria do próprio profeta. • Contemporâneo do profeta Amós e Oseias, escreveu o livro 780 aC, já no fim da sua carreira. • Jonas, ainda que profeta, é mais um Evangelista, tendo esse duplo ofício, proclamou o juízo divino contra Nínive, capital da Assiria, tema: “A Misericórdia de Deus”

  7. I – O LIVRO DE JONAS Estrutura e mensagem: 3

  8. II – O GRANDE PEIXE Baleia ou grande peixe? 1 O termo hebraico, em Jonas 1.17 e 2.10, é daggadol, isto é, grande peixe. Não uma baleia, sabemos que baleia não é peixe, mas um animal marinho, de sangue quente e mamífero. A baleia alimenta seus filhotes por meio de mamas, o que não acontece com peixe algum.

  9. II – O GRANDE PEIXE Interpretação: 2

  10. III – A MISERICÓRDIA DIVINA A conversão dos ninivitas: 1

  11. III – A MISERICÓRDIA DIVINA O “arrependimento” de Deus: 2 Para entender a Eternidade de Deus em forma de gráfico, poderíamos nos expressar da seguinte forma: DEUS = SEM PRINCÍPIO NEM FIM! (linha do tempo = eternidade = “estrada” divina) INTERAGE COM O HOMEM: Prometeabençoá-lo desde que estepermaneçafiel ao seu chamado. Em pecando, a fidelidade de Deus à Sua Palavraacaba por condenar o homem no seu estadopecaminoso… INTERAGE COM O HOMEM: O mal que dantesestavadeterminado, caso o homemmude de atitude, pode ser revogado pela bondade e misericórdia de Deus, que é rico em perdoar. O TEMPO EXISTE P/ NÓS… NUNCA P/ DEUS… A ISTO CHAMAMOS DE ARREPENDIMENTO DE DEUS

  12. IV – A JUSTIÇA HUMANA Descontentamento de Jonas (4:1): 1 ... é que nem sempre a resposta e a ação divina estão em consonância com a nossa vontade, e, a culpa é do nosso egoísmo e do nosso egocentrismo!

  13. IV – A JUSTIÇA HUMANA Jonas esperava vingança? 2 Era lógico que Jonas queria se livrar dos assírios, pois eles eram cruéis, sanguinários e não tinham misericórdia: mestres nas artes da TORTURA e da INTIMIDAÇÃO. A sua reputação manchou a região mesopotâmica por séculos e os seus inimigos, antes mesmo de travarem combate contra eles em campo aberto, já podiam sentir o gosto de sangue na boca. Eram ODIADOS por todos os povos ao redor.

  14. IV – A JUSTIÇA HUMANA Compreendendo a misericórdia divina: 3

  15. CONCLUSÃO É difícil para o homem mortal e pecador entender a misericórdia divina, porém, a exemplo da história de Jonas, Deus nos pede que obedeçamos, mesmo que não entendamos, pois o Seu controle é absoluto sobre todas as coisas!

More Related