1 / 21

CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação

CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação. Alexandra Lisboa Março, 2012. Proposta de trabalho 2 – DR 1 Biografia. Tendo em consideração o conceito de biografia e as suas características, proceda à elaboração de uma biografia de uma personalidade proeminente da sociedade portuguesa.

Download Presentation

CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CLC 7Cultura, Línguae Comunicação Alexandra Lisboa Março, 2012

  2. Proposta de trabalho 2 – DR 1Biografia Tendo em consideração o conceito de biografia e as suas características, proceda à elaboração de uma biografia de uma personalidade proeminente da sociedade portuguesa. Personalidade escolhida Zeca Afonso Bilhete de identidade José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos Nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929 Compositor e cantor

  3. Zeca Afonso Zeca Afonso foi um compositor que utilizava a tradicional música popular juntamente com formas de protesto contra o regime que se vivia na sua era.

  4. Zeca Afonso Em criança, viveu com os seus tios, numa casa situada na Fonte das Sete Bicas (Matosinhos) até aos 3 anos (1932), altura em que foi viver com os pais e irmãos, que estavam em Angola havia 2 anos. Em 1937, regressa a Aveiro. Nesse mesmo ano volta para Moçambique, onde se reencontra com os pais e irmãos, e com quem vive até 1938, ano em que volta para Portugal e vai viver para Belmonte, com um tio.

  5. Zeca Afonso Completa escola primária em Belmonte. Viveu o ambiente mais profundo do Salazarismo, por quem o seu tio era grande admirador. Em 1940 ruma a Coimbra, onde se matricula no Liceu D. João III. Ganha a alcunha de “bicho cantor” por cantar serenatas durante as praxes. Foi então que Zeca Afonso descobre os fados tradicionais de Coimbra.

  6. Zeca Afonso Sempre atento a tudo o que o rodeia, começa a procurar novas formas musicais onde pudesse exprimir, ao mesmo tempo, as suas preocupações. Na Universidade de Coimbra, forma-se em Ciências Histórico-filosóficas (1948). Entre os anos 1946-1948 conhece uma costureira de nome Maria Amália de Oliveira, com quem acaba por casar em segredo e à rebeldia dos seus pais.

  7. Zeca Afonso Zeca Afonso torna-se pai no ano de 1953, de um rapaz – José Manuel – e em 1954 é pai de uma menina – Helena. Enquanto trabalhava para o “Diário de Coimbra”, fazendo revisões e dando explicações, os seus primeiros discos eram editados em 78 rpm no Emissor Regional de Coimbra. O primeiro EP tinha o titulo Fados de Coimbra e foi editado em 1956.

  8. Zeca Afonso Embora ainda estudante, chega a dar aulas num colégio de Mangualde e depois segue como professor provisório na Escola Industrial e Comercial de Lagos e em 1959, ensina na Escola Técnica de Faro. O seu segundo disco - Balada de Outono (Menino de Ouro e Senhor Poeta) - é editado em 1960. Minha mãe e Balada Aleixo - são lançadas na América, no álbum Coimbra Orfeon of Portugal.

  9. Zeca Afonso Zeca Afonso, em 1964 compõe a música Grândola Vila Morena. Um LP do compositor é editado: Baladas e Canções. Também é editado o disco Baladas de Coimbra com os temas Os vampiros e Menino do Bairro Negro.

  10. Zeca Afonso Ainda em 1964 é editado um novo disco chamado Coro dos Caídos. Em Maio atua na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense onde canta a música Grândola Vila Morena. Em 1965 a Valentim de Carvalho edita um único álbum: Cantares de José Afonso.

  11. Zeca Afonso Nessa altura (1965), decide regressar a Moçambique, onde dá aulas durante três anos mas regressa a Portugal em 1967 por causa da sua oposição contra o sistema colonial. O PCP convidou-o a juntar-se ao partido mas ele terá recusado. É publicado o livro Cantares. A segunda edição publicada deste livro, é apreendida pela polícia política.

  12. Zeca Afonso Ainda em 1968 é editado o álbum Cantares do Andarilho, , Contos Velhos, Rumos Novos e os singles Menina dos Olhos Tristes e Canta Camarada. Recebe o prémio da Casa de Imprensa para o melhor disco.

  13. Zeca Afonso O seu livro “Cantar de Novo” e o álbum “Traz outro amigo também” (gravado em Londres) foram lançados em 1970. Em Dezembro do mesmo ano é editado o álbum “Cantigas de Maio” (gravado em Paris) e o cantor recebe pela terceira vez o prémio da Casa da Imprensa já em 1972.

  14. Zeca Afonso É eleito “Rei da rádio” em 1972 pelos leitores do Diário de Lisboa. Em Madrid aproveita para gravar o álbum “Eu vou ser como a toupeira”. Também vê o livro “José Afonso” ser editado. Ao mesmo tempo, começa a dedicar-se ao canto, e apoia várias instituições populares, enquanto continua a sua carreira política na Liga de Unidade e Acção Revolucionária.

  15. Zeca Afonso Em Abril de 1973 é levado preso para Caxias durante vinte dias pela PIDE/DGS devido aos contactos que mantém com a Liga Unitária de Acção Revolucionária e o Partido Comunista Português. Durante o Natal desse ano, gravou o álbum “Venham mais cinco” com a especial participação de José Mário que se encontrava exilado em Paris.

  16. Zeca Afonso A 29 de Março de 1974, realiza-se um espetáculo intitulado “Canto Livre” onde actua Zeca Afonso juntamente com outros cantores. A assistir ao concerto estavam os oficiais do MFA (Movimento das Forças Armadas). Escolheram nesse momento a senha que usariam para o arranque do movimento militar. O álbum “Coro dos Tribunais” é editado nesta altura.

  17. Zeca Afonso Em 1976, Zeca Afonso edita o álbum “Cantigas do Maio” para além de receber o Prémio Alemão do Disco, pela Academia Fonográfica Alemã. O álbum “Enquanto há força” é editado em 1978; O álbum “Fura fura” é editado em 1979; o álbum “Fados de Coimbra e outras canções” é gravado em 1981.

  18. Zeca Afonso Em Janeiro de 1983 faz uma atuação em Lisboa, no Coliseu dos Recreios e em Dezembro é editado o álbum “Como se fora seu filho”. O álbum “Galinhas do mato” é lançado em 1985 mas Zeca Afonso já não é capaz de cantar os temas todos, sendo assim substituído por vários cantores como Janita Salomé e Luís Represas.

  19. Zeca Afonso No dia 23 de Fevereiro do mesmo ano (1985), às 03:00, é declarada a morte de Zeca Afonso, com apenas 57 anos, em Setúbal, no Hospital de São Bernardo. Em 1996 é reeditado um cd com toda a obra de José Afonso coordenado por José Niza.

  20. Zeca Afonso Em Fevereiro de 1997 é inaugurado um monumento a Zeca Afonso na Baixa da Banheira. Também em sua homenagem, são inaugurados monumentos ao cantor e compositor em Grândola e na Amadora.

  21. Web Grafia Google www.dailymotion.com www.avezdopeao.blogspotpt www.pt.scrib.com www.alfarrabio.di.uminho.pt www.vidaslusofonas.pt

More Related