Quais foram as grandes civiliza es da am rica
Download
1 / 36

Quais foram as grandes civilizações da América? - PowerPoint PPT Presentation


  • 206 Views
  • Uploaded on

Quais foram as grandes civilizações da América?. Teotihuácan e Mochicas Tiahuanaco e Chimu Maias os senhores do tempo Astecas: os guerreiros dos deuses Incas os adoradores do Sol. O mundo que os europeus encontraram. América: sociedades muito diversas entre si.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Quais foram as grandes civilizações da América?' - sylvana


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Quais foram as grandes civiliza es da am rica
Quais foram as grandes civilizações da América?

  • Teotihuácan e Mochicas

  • Tiahuanaco e Chimu

  • Maias os senhores do tempo

  • Astecas: os guerreiros dos deuses

  • Incas os adoradores do Sol


O mundo que os europeus encontraram
O mundo que os europeus encontraram

América: sociedades muito diversas entre si.

Sociedades tribais, sem centralização política, viviam de forma simples, não conheciam a escrita, dominavam técnicas básicas de agricultura. Estados Unidos, Brasil e Canadá.

Sociedades complexas: incas, maias e astecas. Grande desenvolvimento cultural, social e político.


Civiliza es americanas
Civilizações americanas

  • Características:

    Agricultura, principal atividade econômica, favorecida pela irrigação.

  • Comércio

    Domínio de técnicas avançadas de artesanato.

  • Politeístas

  • Forte tradição guerreira.

  • Conhecimentos matemáticos e de astronomia.


Muito antes das civilizações dos Astecas, Maias e Incas, haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.


Teotihu can 100 d c vale do m xico
Teotihuácan haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano. – 100 d.CVale do México

Cidade planejada;

Avenida central;

Bairros divididos por ruas;

Na Avenida central : 2 grandes pirâmides e 1 palácio.

Desconheciam a roda, a escrita, a metalurgia do ferro e do bronze.


Pir mide da lua
Pirâmide da Lua haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.


Pir mide do sol
Pirâmide do Sol haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.


Pal cio de quetzacoatl
Palácio de haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.Quetzacoatl


Apogeu 450 d c
Apogeu – 450 haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.d.C

150 mil habitantes

Sociedade hierarquizada.

Intensa atividade artesanal e mercantil.

Mercados= artigos produzidos nas cidades e por povos que viviam por ali.

FUSÃO CULTURAL

Desconhecimento das causas que levaram ao fim da cidade. Hipótese: incêndio.


Mochicas norte do peru 100 d c
Mochicas – norte do Peru – haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.100 d.C


Mochicas norte do peru 100 d c1
Mochicas – norte do Peru – haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.100 d.C

1° Império – 800 km ao longo do litoral.

Cobravam tributos.

Estradas circulavam: mensageiros do rei, soldados, comerciantes.

Desconheciam a roda, a escrita, a metalurgia do ferro e do bronze.



Os governantes viviam em pal cios fortalezas
Os governantes viviam em palácios –fortalezas. haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.

Eram ótimos ourives e ceramistas. Desconhecimento das causas que levaram ao fim da civilização mochica. Hipótese: desastres naturais.


Tiahuanaco centro religioso atual bol via lago titicaca
TIAHUANACO – Centro Religioso- haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.atual Bolívia, lago Titicaca.


Tiahuanaco
TIAHUANACO haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.

Local com diversos problemas para habitar:

Mudança brusca de tempo: secas internadas com inundações, ventos fortes.

Plantavam batata, quinoae milho.

Canais de irrigação.

Conservava os alimentos.

Desconhecimento do desaparecimento de Tiahunaco.


Cultivavam lhama e alpaca leite l adubo e carne
Cultivavam : Lhama e Alpaca – leite, lã, adubo e carne haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.


Chimu norte e litoral do peru
CHIMU – norte e litoral do Peru haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.


Chimu
CHIMU haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.

Apogeu 50 mil habitantes

10 cidadelas : espaços cerimoniais, cemitérios, campos para cultivo, pirâmides...

Muralha externa fechava o centro urbano.

Material: barro

Desenhos: ondas, peixes e geometria.


O que os chimus desenvolveram
O que os CHIMUS desenvolveram? haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.

Metalurgia do cobre, ouro e prata.

Cisternas para captação da água.

Diques para conter as inundações.

Desconheciam a roda, a escrita, o ferro e não possuíam animais para tração.

1470 os incas dominaram os Chimus.


Maias
Maias haviam outras culturas que povoaram e contribuíram para as transformações sociais que aconteceram no continente americano.

O povo maia habitou a Guatemala, Honduras e Península de Yucatán. Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos.

As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e o imperador maia era considerado um representante dos deuses na Terra. 



Astecas
Astecas as praças.

Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México). A partir dela conquistaram cidades e povos vizinhos, formando um grande império. Dominavam outras cidades obrigando-as a pagar tributos.


Atividades econ micas
Atividades Econômicas as praças.

Agricultura era a base da economia. Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc.

As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. 


Religi o e cultura
Religião e cultura as praças.

A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada.

A escrita era pictográfica (utilizava desenhos e símbolos). O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.

Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.


Incas
Incas as praças.

Originários de uma região entre o lago Titicaca e a cidade de Cuzco, no Peru. A partir daí, expandiram-se por uma área que abrangia desde o sul da Colômbia, passando pelo Equador, Peru, Bolívia e norte da Argentina, até o sul do Chile. Esse Império chegou a reunir cerca de 15 milhões de pessoas, com línguas, costumes e culturas diferentes


Economia
Economia as praças.

A base da economia inca estava nos ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao Estado. Essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.

A base da produção agrícola era o milho, seguido pela batata, tomate, abóbora, amendoim, etc. Nas áreas mais altas e com dificuldades de obtenção de água, o milho tinha de ser plantado nos terraços feitos nas encostas das serras com canais de irrigação.

A domesticação de lhamas foi importante para o fornecimento de lã, couro e transporte.


Sociedade
Sociedade as praças.

O Estado inca era imperial, capaz de controlar rigidamente tudo o que ocorria em sua vasta extensão territorial. O chefe desse Estado era o Inca, um imperador com poderes sagrados hereditários, reverenciado por todos.

Os camponeses, em troca do direito  de trabalho nos ayllus, eram obrigados a cultivar as terras do Inca e a pagar os impostos em mercadorias. Além disso, o estado os obrigava a trabalhar nas obras públicas, como as pirâmides, caminhos, pontes, canais de irrigação e terraços.


Religi o
Religião as praças.

Havia uma rede de sacerdotes, escolhidos entre a nobreza. Suas funções variavam desde a manutenção dos templos, realização de sacrifícios, adivinhações, curas milagrosas, até feitiçarias e oráculos.

A grande maioria dos cultos e cerimônias religiosas dos incas era em homenagem ao Sol. Os sacerdotes também tinham a função de ensinar e divulgar, junto com historiadores oficiais, os mitos, lendas e histórias sobre o inca.


Cultura
Cultura as praças.

Eles faziam um uso abancado da matemática, conheciam inclusive o zero; conheciam  muito bem a astronomia, pois o Sol representava o deus mais importante, podendo prever eclipses e fazer calendários; usavam pesos e medidas padronizados.

Os trabalhos dos incas com ouro, prata e cobre maravilharam os espanhóis. Além disso, produziam cerâmica, tecidos coloridos, esculturas e pinturas

Talvez as maiores produções incaicas estejam relacionadas com a arquitetura e a engenharia. Por meio delas foi possível construir pirâmides, palácios, pontes e caminhos; cidades como Cuzco e Machu Pichu, que reuniam milhares de pessoas. E os famosos terraços irrigados nas serras e montanhas.


Machu picchu
Machu Picchu as praças.


Conclus o
Conclusão as praças.

Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Os povos pré-colombianos apresentavam diferentes  estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em sociedades de coletores/caçadores e sociedades agrárias.

Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias, os astecas e os incas. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Desenvolveram técnicas diferentes de agricultura. Enquanto o fim da cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas decaíram perante a conquista espanhola.


ad