Arte romana l.jpg
Sponsored Links
This presentation is the property of its rightful owner.
1 / 23

Arte Romana PowerPoint PPT Presentation


  • 1010 Views
  • Updated On :
  • Presentation posted in: General

Arte Romana. Arte Romana. ► Dominando extensas áreas, desde o leste asiático até o norte da Europa, os romanos foram influenciados por muitos dos povos dominados em sua produção cultural, principalmente a artística. Os gregos foram os que mais contribuíram para a arte romana.

Download Presentation

Arte Romana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


ArteRomana


Arte Romana

►Dominando extensas áreas, desde o leste asiático até o norte da Europa, os romanos foram influenciados por muitos dos povos dominados em sua produção cultural, principalmente a artística. Os gregos foram os que mais contribuíram para a arte romana.


►A arte romana tem destaque na arquitetura, na pintura e na escultura.

►É dito que no início da história romana a produção artística era mera cópia da arte grega. Mas com o passar do tempo os romanos produziram uma arte funcional, grandiosa, semelhante ao vasto território do império.


Arquitetura

►Com a utilização do arco (herança etrusca), os espaços construídos pelos romanos eram mais amplos que os gregos, pois a utilização deste elemento construtivo juntamente com a abóbada, houve possibilidade de se criar amplos espaços nos templos, basílicas, anfiteatros e termas construídos.


Estrutura arquitetônica


►O templo religioso romano era freqüentado pelos fiéis, possuíam uma única entrada, com espaço interno destinado a um grande número de pessoas. O mais importante templo construído em Roma foi o Panteão.


Espaço interno do Panteão


►Os anfiteatros foram construções destinadas a grandes eventos e espetáculos, com capacidade de reunir grande quantidade de espectadores. O mais famoso de todos foi o Coliseu de Roma.


Vista aérea do Coliseu


Espaço interno do Coliseu


►Os aquedutos foram responsáveis pelo abastecimento de água das diversas cidades do Império romano, utilizando-se de arcos superpostos, criando grandes vãos entre os arcos.


Aqueduto Pont du Gard


Aqueduto Pont du Gard


►A arquitetura e a construção romana também estiveram a serviço dos grandes feitos militares do Império, com a edificação de arcos e de obeliscos comemorativos às conquistas de Roma.


Arco de Tito

Coluna de Trajano


Escultura

►Misto das características gregas e etruscas na elaboração da escultura romana. Dos gregos a beleza humana idealizada, dos etruscos a fidelidade dos traços da pessoa retratada. A preocupação da escultura romana era a de identificar com facilidade a figura retratada.

►Esculturas de corpo inteiro, bustos e relevos foram as formas desta manifestação artística em Roma.


Retrato de mulher

Imperador Augusto


Detalhe de cena de recrutamento militar do exército romano na Coluna de Trajano


Pintura

►Utilizada como elemento decorativo doa ambientes internos das construções, a pintura romana é caracterizada pelos afrescos, que eram feitos nas paredes ainda com a parede úmida, preparada com cal, coberta com fina camada de gesso, que recebia a pintura.

►Temas variados estiveram presentes na pintura dos afrescos como paisagens naturais (dando a impressão de uma janela aberta para belos jardins), cenas de atividades cotidianas, personalidades, deuses, entre outros temas.


►Perspectiva, luz e sombra, fidelidade ás proporções anatômicas eram as principais características desta manifestação artística.


Vila dos Mistérios, Pompéia


  • Login