Arte romana l.jpg
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 23

Arte Romana PowerPoint PPT Presentation


  • 955 Views
  • Updated On :
  • Presentation posted in: General

Arte Romana. Arte Romana. ► Dominando extensas áreas, desde o leste asiático até o norte da Europa, os romanos foram influenciados por muitos dos povos dominados em sua produção cultural, principalmente a artística. Os gregos foram os que mais contribuíram para a arte romana.

Download Presentation

Arte Romana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Arte romana l.jpg

ArteRomana


Arte romana2 l.jpg

Arte Romana

►Dominando extensas áreas, desde o leste asiático até o norte da Europa, os romanos foram influenciados por muitos dos povos dominados em sua produção cultural, principalmente a artística. Os gregos foram os que mais contribuíram para a arte romana.


Slide3 l.jpg

►A arte romana tem destaque na arquitetura, na pintura e na escultura.

►É dito que no início da história romana a produção artística era mera cópia da arte grega. Mas com o passar do tempo os romanos produziram uma arte funcional, grandiosa, semelhante ao vasto território do império.


Arquitetura l.jpg

Arquitetura

►Com a utilização do arco (herança etrusca), os espaços construídos pelos romanos eram mais amplos que os gregos, pois a utilização deste elemento construtivo juntamente com a abóbada, houve possibilidade de se criar amplos espaços nos templos, basílicas, anfiteatros e termas construídos.


Estrutura arquitet nica l.jpg

Estrutura arquitetônica


Slide7 l.jpg

►O templo religioso romano era freqüentado pelos fiéis, possuíam uma única entrada, com espaço interno destinado a um grande número de pessoas. O mais importante templo construído em Roma foi o Panteão.


Slide9 l.jpg

Espaço interno do Panteão


Slide10 l.jpg

►Os anfiteatros foram construções destinadas a grandes eventos e espetáculos, com capacidade de reunir grande quantidade de espectadores. O mais famoso de todos foi o Coliseu de Roma.


Slide11 l.jpg

Vista aérea do Coliseu


Slide12 l.jpg

Espaço interno do Coliseu


Slide13 l.jpg

►Os aquedutos foram responsáveis pelo abastecimento de água das diversas cidades do Império romano, utilizando-se de arcos superpostos, criando grandes vãos entre os arcos.


Slide14 l.jpg

Aqueduto Pont du Gard


Slide15 l.jpg

Aqueduto Pont du Gard


Slide16 l.jpg

►A arquitetura e a construção romana também estiveram a serviço dos grandes feitos militares do Império, com a edificação de arcos e de obeliscos comemorativos às conquistas de Roma.


Slide17 l.jpg

Arco de Tito

Coluna de Trajano


Escultura l.jpg

Escultura

►Misto das características gregas e etruscas na elaboração da escultura romana. Dos gregos a beleza humana idealizada, dos etruscos a fidelidade dos traços da pessoa retratada. A preocupação da escultura romana era a de identificar com facilidade a figura retratada.

►Esculturas de corpo inteiro, bustos e relevos foram as formas desta manifestação artística em Roma.


Slide19 l.jpg

Retrato de mulher

Imperador Augusto


Slide20 l.jpg

Detalhe de cena de recrutamento militar do exército romano na Coluna de Trajano


Pintura l.jpg

Pintura

►Utilizada como elemento decorativo doa ambientes internos das construções, a pintura romana é caracterizada pelos afrescos, que eram feitos nas paredes ainda com a parede úmida, preparada com cal, coberta com fina camada de gesso, que recebia a pintura.

►Temas variados estiveram presentes na pintura dos afrescos como paisagens naturais (dando a impressão de uma janela aberta para belos jardins), cenas de atividades cotidianas, personalidades, deuses, entre outros temas.


Slide22 l.jpg

►Perspectiva, luz e sombra, fidelidade ás proporções anatômicas eram as principais características desta manifestação artística.


Slide23 l.jpg

Vila dos Mistérios, Pompéia


  • Login