1 / 12

POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA. REVISÃO DE GEOGRAFIA 8º ANO. Critério AV.2. Estabelecer relações entre crescimento econômico e distribuição de riquezas. Caracterizar os indicadores analisados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Analisar o IDH de diferentes países.

matana
Download Presentation

POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA REVISÃO DE GEOGRAFIA 8º ANO

  2. Critério AV.2 • Estabelecer relações entre crescimento econômico e distribuição de riquezas. • Caracterizar os indicadores analisados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). • Analisar o IDH de diferentes países. • Relacionar as questões sociais e econômicas de um país com as ambientais. • Caracterizar a urbanização, bem como consequências desse processo. • Compreender a hierarquia de cidades na rede urbana brasileira. • Caracterizar a mobilidade urbana no continente americano. • Identificar problemáticas relacionadas à população no contexto mundial.

  3. CRITÉRIO 01: Estabelecer relações entre crescimento econômico e distribuição de riquezas. PÁG. 172 a 179 RIQUEZA É = IGUALDADE SOCIAL? 7ª

  4. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA = GINI • A diminuição da desigualdade é medida pelo coeficiente de Gini, que passou de 0,594 em 2001 para 0,527 em 2011. No índice, quanto mais perto de zero menor a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres do país. "O Brasil está no ponto mais baixo da desigualdade, embora ela ainda seja muito alta", ressaltou o presidente do Ipea. • O salário dos 10% mais pobres da população brasileira cresceu 91,2% entre 2001 e 2011. O movimento engloba cerca de 23,4 milhões de pessoas saindo da pobreza. Já a renda dos 10% mais ricos aumentou 16,6% no período, de forma que a renda dos mais pobres cresceu 550% sobre o rendimento dos mais ricos. Apenas sete países são piores que o Brasil: Colômbia, Bolívia, Honduras, África do Sul, Haiti e Comores..

  5. CRITÉRIO 02: Caracterizar os indicadores analisados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pág. 180 a 181. Vai de zero a 1,0. Quanto mais Próximo do 1, mais desenvolvido É o país. CÁLCULO: • EDUCAÇÃO (Taxas de alfabetização e escolarização) • LONGEVIDADE (Expectativa de vida da população) • RENDA (PIB per capita)

  6. CRITÉRIO 03: Analisar o IDH de diferentes países. Pág. 181 a 186. • Classificação de acordo com o IDH (leva em consideração a classificação, ranking): • - 25% de menor IDH - desenvolvimento humano baixo (geralmente países pobres).- 25% acima dos de menor IDH - desenvolvimento humano médio (geralmente países em processo de desenvolvimento).- 25% abaixo dos países de melhor IDH - desenvolvimento humano alto (geralmente países  em rápido processo de crescimento econômico - emergentes).- 25% de melhor IDH - desenvolvimento humano muito alto (geralmente países ricos e bem desenvolvidos). • De acordo com dados para 2013, o IDH do Brasil é 0,744 (79º entre 187 países). Embora apresente deficiências no sistema educacional, o IDH do Brasil é considerado de alto desenvolvimento humano, pois o país vem apresentando bons resultados econômicos e sociais. A expectativa de vida em nosso país também tem aumentado, colaborando para a melhoria do índice nos últimos anos. • Mudanças no Pnud 2011 • Em 2010 foram analisados 169 países. Já em 2011e 2012, o número de países e territórios analisados foi de 187. Esta mudança dificulta a comparação de ranking entre os dados dos relatório de 2010 e 2011. • Pnud 2013 • Em 2013 foram coletados dados de 187 países.

  7. Colocação no Ranking de IDH de alguns países:(Dados do PNUD referente ao ano de 2013) 1º - Noruega - 0,9442º - Austrália - 0,9333º - Suíça - 0,9174º - Holanda - 0,9155º - Estados Unidos - 0,9146º - Alemanha - 0,9117º - Nova Zelândia - 0,9108º - Canadá - 0,9029º - Cingapura - 0,90110º - Dinamarca - 0,90079º - Brasil - 0,744

  8. CRITÉRIO 04: Relacionar as questões sociais e econômicas de um país com as ambientais. Pág. 186 a 187. • A partir da Revolução Industrial as atividades humanas começaram a causar maior impacto na natureza. * A natureza passa a ser vista como fonte inesgotável de recursos naturais (matéria-prima e recursos energéticos) * Intensificou o consumo de matérias- primas retiradas do solo, subsolo, dos mares, rios e florestas;

  9. CRITÉRIO 05: Caracterizar a urbanização, bem como consequências desse processo. PÁG. 188 a 194.

  10. CRITÉRIO 06: Compreender a hierarquia de cidades na rede urbana brasileira. PÁG. 195 a 199. Malha urbana brasileira é classificada da seguinte forma: Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores. Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros. Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada. Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados. Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.

  11. CRITÉRIO 07: Caracterizar a mobilidade urbana no continente americano.CRITÉRIO 08: Identificar problemáticas relacionadas à população no contexto mundial. Pág. 200 a 207 • Principais fluxos imigratórios:

  12. Motivações • Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre relacionados com as condições sociais dos locais nos quais se inserem a apresentam especificidades de acordo com estas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida. • Mas existem outras motivações que podem levar um cidadão a se tornar emigrante, em seu país, e imigrante, no país de destino. Como os refugiados que abandonam seus países devido a conflitos civis, ou por causa de perseguições raciais/religiosas, ou ainda por causa de desastres naturais/ambientais.

More Related