Jogos e brincadeiras
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 9

JOGOS E BRINCADEIRAS PowerPoint PPT Presentation


  • 195 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

JOGOS E BRINCADEIRAS. Débora Cristina Assmmann de Moura [email protected] Setembro/2010. Brincando e Jogando é assim que aprendemos!!!. A importância da brincadeira. A importância do jogo. Sugestões de Jogos e Brincadeiras. A importância da Brincadeira.

Download Presentation

JOGOS E BRINCADEIRAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Jogos e brincadeiras

JOGOS E BRINCADEIRAS

Débora Cristina Assmmann de Moura

[email protected] Setembro/2010


Brincando e jogando assim que aprendemos

Brincando e Jogando é assim que aprendemos!!!

A importância da brincadeira

A importância do jogo

Sugestões de Jogos e Brincadeiras


Jogos e brincadeiras

A importância da Brincadeira

A brincadeira proporciona mudanças no que se refere as necessidades e a consciência da criança. A criança com a brincadeira,pode colocar hipóteses, desafios, além de construir relações com regras e limites.

Através da brincadeira, a criança pode experimentar novas situações e lhe é garantida a possibilidade de uma educação criadora,voluntária e consciente.


Jogos e brincadeiras

Ofaz de conta

Através da brincadeira do faz de conta a criança aprende brincando .Criando situações de imaginação onde a criança vaí se apropriando de valores aos quais irão contribuír no processo ensino-aprendizagem de forma eficaz.

Se desejamos formar seres criativos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos do cotidiano infantil, deve ser a inserção de contos,lendas,jogos e brincadeiras.

Ao brincar a criança movimenta -se em busca de parceria na exploração de objetos,comunica-se com seus pares, expressa-se através de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões.


Jogos e brincadeiras

A importância do Jogo

O jogo coloca o ser humano de modo equilibrado, em situação de treino para a aceitação de vitória ou derrota. Segundo uma teoria (Huizinga) o jogo constituí uma preparação do jovem para as tarefas sérias que mais tarde a vida dele exigirá, outra teoria diz que é um exercício de auto-controle indispensável ao indivíduo.


Jogos e brincadeiras

A importância do Jogo

Através da brincadeira e interação social, a criança se utilizará de instrumentos mediadores, a fim de transformar-se.

VAJSKOP (1999,p.32) afirma que “ do ponto de vista do desenvolvimento da criança , o jogo traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas.”

Assim percebe-se que o jogo , proporciona mudanças no que se refere as necessidades e à consciência da criança.


Jogos e brincadeiras

Sugestões de Jogos e Brincadeiras

1- Brincadeira : URSO DE PELÚCIA: Formar um círculo e passar o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final o que cada um fez com o urso, deverá fazer com o colega ao lado.

Esta brincadeira desenvolve a afetividade entre os colegas

2- Brincadeira: POBRE DO MEU GATINHO: Alunos sentados em círculo, um aluno no centro em quatro apoios; o gatinho . A um sinal, o gatinho mia três vezes em frente de um colega do círculo. O colega deverá passar a mão sobre a cabeça do gatinho e dizer três vezes sem rir “pobre do meu gatinho” . Se rir passará a ser o gatinho.

Essa atividade desenvolve a atenção,audição, recreação,ordenação...


Jogos e brincadeiras

Sugestões de Jogos e Brincadeiras

1- Brincadeira: CACIQUE: Formação: Círculo- uma criança afastada.

Desenvolvimento: A indicação do orientador uma das crianças fará gestos no que deverá ser imitada pelos colegas. A criança designada para se afastar, voltará para o círculo devendo adivinhar quem comanda os movimentos que o cacique deverá variar tendo sempre o cuidado de não ser percebido.

Objetivos: Atenção, observação, habilidade e percepção.


Jogos e brincadeiras

SIM

DESEJA

SAIR?

NÃO


  • Login