1 / 1

Introdução

Avaliação de catalisadores Cu-Ni suportados em zeólitas NaY em reações de reforma a vapor do etanol para a obtenção de hidrogênio Monique Anne Martins Figueira PIBITI/CNPq Roberta Carolina Pelissari Rizzo Domingues. Introdução

lethia
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Avaliação de catalisadores Cu-Ni suportados em zeólitas NaY em reações de reforma a vapor do etanol para a obtenção de hidrogênioMonique Anne Martins FigueiraPIBITI/CNPqRoberta Carolina Pelissari Rizzo Domingues Introdução O uso do etanol para a obtenção de H2 vem se destacando por se tratar de matéria-prima renovável e de baixo custo. Nesta reação ocorre a conversão da mistura etanol e água em H2 e CO2, podendo apresentar subprodutos indesejados. O objetivo deste trabalho foi a avaliação de catalisadores em reações de reforma a vapor do etanol para produção de hidrogênio. Resultados e Dicussões Pela análise textural, observa-se que os catalisadores possuem alta área superficial, o que favorece a reação de reforma a vapor do etanol. O MEV mostrou a não uniformidade dos metais impregnados no suporte do catalisador, o que pode desfavorecer a reação. Pela análise dos subprodutos gasosos indesejados verificou-se que para o catalisador CNY ocorreu a reação de desidratação do álcool, pela grande quantidade de etileno formado. Já para o catalisador NNY e CNNY ocorreu a quebra da ligação C-C, consequentemente a formação de CO e CH4. Como subproduto líquido, o catalisador NNY produziu maior quantidade de acetaldeído, caracterizando a desidrogenação do etanol. O catalisador CNNY obteve concentrações de acetaldeído maiores do que o catalisador NNY, devido à presença do Cu. O catalisador NNY apresentou as maiores concentrações de H2 e CO2 provenientes da reação de reforma a vapor do etanol. Metodologia Síntese de catalisadores com a seguinte composição: CNY, com 5% de Cu e 95% de NaY; NNY, com 5% de Ni e 95% de NaY; CNNY, com 5% de Cu, 5% de Ni e 90% de NaY. Os métodos de caracterização dos catalisadores foram análise textural, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX). A reação foi realizada à temperatura constante de 300ºC e vazão molar de reagente de 1:1. Conclusão Para o catalisador CNY ocorreu principalmente a desidratação do hidrogênio, atribuída a alta acidez do suporte. O catalisador NNY é o mais promissor dos três catalisadores estudados, por produzir maiores concentrações de H2 e CO2 provenientes da reação de reforma a vapor do etanol. Referências ARAÚJO, A. S.; et al. 4ºPDPETRO, Campinas – SP, 2007. HOMS, N.; et al. CatalysisToday. 2006. MARIÑO, F.; et al. Int. J. HydrogenEnergy. 2001.

More Related